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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Leitura Encantada: Mediação Literária Afro-brasileira e indígena com Crianças e Letramento étnico-racial
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
30/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alto Santo
Banabuiú
Cascavel
Guaraciaba do Norte
Ibicuitinga
São João do Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Cherllany Cardoso de Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cherllany Cardoso de Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/06/2025 30/12/2025
Gina Eugenia Girao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Jose Alexandre de Castro Bezerra Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Maria Vaires Nunes Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Rachel Magalhaes e Silva Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Sherley Romeiro Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão é uma ação vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Ceará – Campus Morada Nova. O projeto visa promover a valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas por meio da mediação literária com crianças, da formação docente e do fortalecimento da atuação do NEABI em ações afirmativas dentro e fora do campus. A proposta prevê a atuação de um bolsista em diversas frentes: mediação de leitura dramatizada com crianças do Ensino Infantil na Escola de Educação Infantil Eunice Galvão Lima de Castelo Branco; participação quinzenal nos grupos de estudos do NEABI; colaboração na organização do evento sobre o Dia da Consciência Negra (21 de novembro); e participação nas atividades formativas destinadas aos professores do IFCE durante o encontro pedagógico institucional.
Justificativa
Apesar dos avanços legais com a promulgação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, a efetiva inclusão das culturas afro-brasileiras e indígenas no contexto educacional ainda é um desafio. A atuação de bolsistas engajados em práticas educativas e formativas é fundamental para fortalecer o papel do NEABI como agente promotor da equidade racial e da justiça social. Por meio da leitura e dramatização de obras literárias com crianças, da formação teórica constante, da participação em eventos institucionais e da aproximação com a formação docente, o projeto busca contribuir de maneira significativa para a construção de práticas educativas antirracistas no IFCE e nas comunidades atendidas.
Público Alvo
Profissionais da educação, alunos do Ensino Infantil, comunidade em geral do município.
Objetivo Geral
Promover a valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas por meio de ações educativas e culturais com crianças do Ensino Infantil, formação docente e fortalecimento institucional do NEABI.
Objetivo Específico
• Realizar mediações de leitura com obras de temática afro-brasileira e indígena com turmas do Ensino Infantil, com atividades lúdicas e dramatizadas. • Estimular, por meio da literatura, o respeito à diversidade étnico-racial e o reconhecimento das contribuições dos povos africanos e indígenas para a formação da sociedade brasileira. • Participar quinzenalmente dos grupos de estudos do NEABI para aprofundamento teórico e troca de saberes. • Contribuir para o planejamento e execução do evento do Dia da Consciência Negra (21 de novembro) no IFCE – Campus Morada Nova. • Participar da formação dos professores durante o encontro pedagógico, colaborando com reflexões sobre práticas pedagógicas antirracistas. • Produzir um relatório final com a sistematização das atividades desenvolvidas, resultados alcançados e reflexões formativas.
Metodologia
O projeto será executado com base em uma abordagem interdisciplinar, formativa e participativa, conforme as seguintes etapas: 1. Formação Inicial e Planejamento O bolsista será integrado ao NEABI e participará de reuniões iniciais para organização das atividades e definição das obras literárias que serão trabalhadas nas mediações de leitura. 2. Grupos de Estudos Quinzenais O bolsista participará ativamente dos grupos de estudos organizados pelo NEABI, abordando temas como relações étnico-raciais, literatura afro-indígena, educação antirracista, ancestralidade e direitos humanos. 3. Mediação Literária com Crianças Serão realizados quatro encontros mensais, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, com leitura e dramatização de obras infantis afro-brasileiras e indígenas. Ao final de cada encontro, haverá momentos de diálogo e atividades reflexivas com as crianças. 4. Planejamento e Apoio a Eventos Institucionais O bolsista integrará a equipe de organização do evento do Dia da Consciência Negra, colaborando em atividades culturais, palestras e oficinas. Também participará da formação de professores do campus no encontro pedagógico. 5. Documentação e Avaliação As ações serão registradas por meio de relatórios de atividades, registros fotográficos e escritos. O bolsista elaborará um relatório acadêmico final com análise crítica das atividades desenvolvidas e dos impactos percebidos.