Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tecendo redes para uma educação antirracista no território dos sertões de Crateús
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
16/07/2025
Previsão de Fim:
16/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valeria Correia Lourenco
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
George Bezerra Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/07/2025 16/01/2026
Suelen Pereira da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/07/2025 16/01/2026
Valeria Correia Lourenco IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/07/2025 16/01/2026
Victor de Lima Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/07/2025 16/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Tecendo redes para uma educação antirracista no território dos sertões de Crateús" realizará atividades que contribuirão com a formação continuada de professores(as) e gestores(as) da educação pública dos sertões de Crateús, incluindo o próprio IFCE Crateús, seus docentes, discentes e servidores terceirizados com o objetivo de coloborar com o debate acerca do letramento racial. Através de grupos de leituras e debates, oficinas e rodas de conversa, nos propomos a organizar momentos de formação no IFCE Crateús, com o objetivo de auxiliar docentes e gestores da região na implementação das leis 10.639 de 2003, que trata da obrigatoriedade do ensino de história, cultura e memória africana e afro-brasileira, assim como a lei 11.645 de 2008, que ampliando a lei anterior, incluiu a temática indígena. Também serão parte da formação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e a Política de Educação Escolar Quilombola.
Justificativa
Entre agosto de 2024 e junho de 2025, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFCE campus Crateús foi procurado pelas prefeituras de Tamboril, Nova Russas, Poranga e Crateús para realizar formações com seus(suas) professores(as) e gestores(as) acerca da temática da educação antirracista, do letramento racial e colaborar com a construção de um protocolo educacional para tratarmos de casos de racismo nas instituições, este último item, uma demanda do Ministério da Educação para todas as instituições de ensino do país. Foi também neste período que recebemos denúncias de racismo por parte de nossos alunos do IFCE campus Crateús. Diante de tais demandas, o Núcleo compreendeu que era necessário uma formação continuada acerca das leis 10.639 de 2003, da 11.645 de 2008, das DCNERER, da educaçaõ escolar quilombola, da história, da identidade e da memória racial brasileira, a fim de colaborar com o letramento racial desse público. O município de Crateús é o lugar do estado do Ceará com a maior quantidade de etnias indígenas. São cinco povos (Tupinambá, Tabajara, Kalabaça, Kariri e Potyguara). Além disso, o território tem diversos terreiros de umbanda, comunidades quilombolas, No entanto, muitas vezes, essa diversidade étnica-racial e cultural não consegue ser trabalhada nas escolas devido ao não conhecimento de professores(as) acerca da cultura e das histórias do território em que está inserido. Assim, um processo de formação que abarque esses temas pode contribuir sobremaneira com o ensino dos(as) docentes da região.
Público Alvo
A ação tem como foco os(as) professores(as) da região dos sertões de Crateús que tenham interesse em uma formação continuada acerca das leis 10.639 de 2003, da 11.645 de 2008, das DCNERER, da educaçaõ escolar quilombola.
Objetivo Geral
- Proporcionar à comunidade externa (professores(as) e gestores(as) das redes públicas de educação do sertão de Crateús, assim como à comunidade interna do IFCE Crateús, uma formação sobre educação antirracista, com foco principalmente no letramento racial e nas legislações que tratam desta temáticas. A saber, as leis 11,639 de 2003, 11.645 de 2008, as DCNERER, a educação escolar quilombola.
Objetivo Específico
- Fortalecer o vínculo educacional entre o NEABI/IFCE campus Crateús e o município de Crateús e seu entorno; - Colaborar com a formação do(a) bolsista selecionado(a) acerca da temática étnico-racial; - Possibilitar aos(às) professores(as) e gestores(as) dos sertões de Crateús e à comunidade interna do IFCE uma formação sólida acerca da formação social e identitária da sociedade brasileira; - Compartilhar com os(as) inscritos(as) práticas de educação antirracista para serem aplicadas em sala de aula; - Realizar oficinas com debates teóricos e práticos acerca da educação antirracista, como foco especial no letramento racial; - Contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e antirracista; - Fortalecer a formação do NEABI IFCE campus Crateús e de seus(suas) integrantes.
Metodologia
Para que o projeto seja realizado de forma emabasada, ou seja, a formação de professores(as), gestores(as), no caso da comunidade externa e, servidores (as) em geral, e discentes,no caso do IFCE, será necessário uma formação inicial para o bolsista selecionado pelo projeto. Neste sentido, reuniões semanais de leitura e debate com a coordenadora do projeto serão parte da etapa inicial; em seguida, o(a) bolsista, assim como os canais de divulgação do IFCE, serão responsáveis por divulgar um curso de formação com o seguinte tema (Educação antirracista: da teoria à prática na sala de aula); haverá abertura de vagas para o curso, no máximo 50 vagas; 40 dessas vagas serão para professores(as) e gestores(as) externos ao IFCE, e as 10 vagas restantes serão para nossa comunidade interna. Caso haja mais inscritos do que o esperado, um dos critérios de desempate será a maior idade do(a) candidato(a) e o maior tempo de profissão, atuando em sala de aula. (Observação: em momento posterior, a ideia é oferecer este curso (com grupos de leitura e debate, oficinas e rodas de conversa) somente para nossos(as) servidores(as) e estudantes. Neste sentido, este projeto será um espécie de projeto-piloto). Os(as) professores(as) e gestores(as) serão selecionados(as) através de inscrição em formulário on-line, onde deverá constar o vínculo com a educação básica; uma carta de motivação demonstrando o interesse em trabalhar o tema; depois da seleção, as oficinas terão início no espaço do IFCE com encontros semanais em que, após uma leitura de algum texto teórico sobre o tema, traremos reflexões sobre o debate e propostas de como trabalhar o tema em sala de aula. Ao final das oficinas, rodas de conversa, teremos os(as) inscritos(as) serão avaliados(as) através da produção de um plano de aula que dialogue com os debates empreendidos nos encontros.