Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Programa de Bolsa para fomento a incubação de empresas a fim de atender as demandas dos discentes e de pequenos empreendimento da região
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
30/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ibicuitinga
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Quixadá
Quixeramobim
Russas
São João do Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adalia Correia de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adalia Correia de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/06/2025 30/12/2025
Gina Eugenia Girao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 30/06/2025 30/12/2025
Josenir Barreto de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2025 30/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Programa de Bolsa para fomento a incubação de empresas a fim de atender as demandas dos discentes e de pequenos empreendimento da região do IFCE campus Morada Nova em 2025.2 é para atender o edital EDITAL Nº 04/2025 - EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PARA OS PROGRAMAS/NÚCLEOS E PROJETOS INSTITUCIONAIS definindo atividades a serem realizadas pelo(a) bolsista selecionado(a) entre 30/06/2025 e 30/12/2025, bem como seu controle e avaliação. As atividades serão realizadas de forma presencial, nas dependências do campus Morada Nova.
Justificativa
O projeto da incubadora de empresas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Morada Nova, tem como justificativa a atuação como pilar no desenvolvimento do empreendedorismo para a sociedade em geral e em específico para a comunidade do Vale do Jaguaribe do Ceará. A incubadora de empresas de Morada Nova, pretende realizar a mobilização e sensibilização do público-alvo que é a comunidade interna e externa para a importância de empreender, da qualificação da equipe técnica e de gestão; a disponibilização de espaços de ideação e a criação de propostas empreendedoras; a capacitação dos empreendedores; a graduação de empresas para ingresso no mercado de trabalho; o fortalecimento de empreendimentos por meio de métodos de gestão modernos etc. Com base mista, de perspectiva tecnológica e socioambiental, a incubadora disponibilizará para as empresas incubadas tanto para os discentes , quanto para a comunidade externa uma infraestrutura física, administrativa e operacional. Com isso, produtos e/ou serviços serão disponibilizados pela incubadora para atendimento às empresas pré-incubadas, incubadas e associados, como: consultorias, capacitações, eventos, qualificação profissional, oferta de infraestrutura, atendendo alunos, egressos do campus Morada Nova e demais campi do IFCE e os empreendimentos da comunidade em geral. Devido ao grande impacto que estas ações geram, da importância que as mesmas tem para a o público-alvo descrito e com a finalidade que estas atividades aconteçam a contento, se faz necessário a ajuda de um bolsista.
Público Alvo
Toda a comunidade de um modo geral e em específico o vale do Jaguaribe, bem como outras instituições de ensino da região que tenha interesse em desenvolver algum negócio, egressos do campus Morada Nova e demais campi do IFCE, formar parcerias com associações, atender pequenos empreendimentos e micro-empresas da região. O intuito do projeto é fazer parcerias, atender o maior número de empresas da comunidade e fomentar e divulgar o empreendedorismo na região através da incubadora.
Objetivo Geral
O projeto tem como obejtivo assessorar e fomentar a incubação de empresas para o atendimento a demandas de pequenos empreendimento da região no processo de criação e aceleração de negócios, desenvolvendo a pesquisa, inovação e gestão com o apoio de um discente bolsista.
Objetivo Específico
O projeto tem como objetivos específicos capacitar e apoiar os empreendedores da região; mobilizar e sensibilizar a comunidade da importância de empreender; possibilitar a comunidade o uso da infraestrutura da Incubadora, mediante a execução dos passos de uma trilha empreendedora pré estabelecida, de acordo com as definições de objetivos, obrigações e condições estabelecidas no contrato de uso do sistema de incubação; realizar cursos, seminários e treinamentos para o desenvolvimento de recursos humanos; preparar empresas para ingressar no mercado; e fortalecer os empreendimentos por meio de métodos de gestão modernos. Todas estas ações deverão ser otimizadas com a atividades realizadas pelo discente bolsista
Metodologia
1 - Planejamento e divulgação: será definida uma trilha empreendedora para nortear as ações das empresas incubadas junto com o bolsista. A divulgação será realizada através das redes sociais do campus e da própria incubadora e através da rádio, muito escutada pela comunidade que pretendemos atingir; Pretende-se firmar parcerias com empresas locais a fim de divulgar juntos aos seus colaboradores as iniciativas da incubadora, fomentando o intraempreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de negócios que impactem diretamente estas empresas. 2 - Execução: a educação empreendedora partirá de uma parceria entre docentes do campus e de outros campi, do ecossistema de inovação e parceiros locais, buscando agregar o ensino, pesquisa e extensão, onde o bolsista terá uma importante atuação, auxiliando no diálogo com estes personagens. A partir disso, pretendemos construir juntos uma trilha empreendedora forte e executável, que responda às demandas reais da comunidade local, gerando documentos próprios com conteúdos formativos para execução das atividades propostas, proporcionando melhores resultados, absorção de conhecimentos e criação de tecnologias. Estas ações têm como finalidade o atendimento das necessidades da sociedade. As ações do bolsista também serão de apoio a equipe para o cumprimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sempre orientadas, supervisionadas e realizadas em conjunto com a coordenação da incubadora. 3 - Acompanhamento e Avaliação: ao final de cada etapa da trilha empreendedora será criado uma pesquisa de satisfação para entender como está sendo a experiência da equipe e de seus participantes a fim de melhorar os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes.