Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Comunicar para aproximar: práticas inclusivas sobre Libra e TEA na escola
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
15/07/2025
Previsão de Fim:
15/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Caue Juca Ferreira Marques
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/07/2025 31/12/2025
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/07/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Acopiara, tem o objetivo, em conjunto a demais núcleos e coordenações institucionais, de buscar garantir acesso, permanência e êxito dos discentes com deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades/Superdotação e outras necessidades educacionais específicas. O NAPNE é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão do IFCE, sendo, portanto, um núcleo de extensão (IFCE, 2023a). Institucionalmente, compreende-se a extensão como um processo educativo, inclusivo, cultural, político e transformador, que, a partir de múltiplas frentes, promove a interação e o diálogo entre o IFCE e a comunidade (IFCE, 2023b). Nesse contexto, o NAPNE Acopiara propõe o Projeto “Comunicar para aproximar: práticas inclusivas sobre Libra e TEA na escola”, com o objetivo de levar ao alunado da escola pública da rede municipal de Acopiara - CE, discussões e debates acerca da inclusão e da diferença dentro e fora da escola.
Justificativa
O projeto encontra respaldo na 10.436, de 24 de abril de 2002 (Lei da Libras), em que o Estado se compromete a garantir o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) (Brasil, 2002). Além disso, na Lei Brasileira de Inclusão, Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre a construção de um ambiente educacional inclusivo (Brasil, 2015). Sobre isso Mantoan (2003), argumenta que o desenvolvimento de uma escola verdadeiramente inclusiva passa pela convivência com as diferenças. Segundo a autora, “As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos” (Mantoan, 2003, p. 12). Desse modo, vislumbra-se que, ao chegar às escolas da Educação Básica, o projeto possa conscientizar o alunado dessas instituições sobre a importância da aprendizagem sobre as diferenças. Do ponto de vista institucional e local, o projeto se justifica pela cultura extensionista já consolidada na área de Libras e inclusão, que, para Marques e Cruz (2022), favorece a política de verticalização para os cursos regulares já ofertados pelo campus, a saber: Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras e Licenciatura em Letras-Libras. A escola em que as atividades do projeto ocorrerão (EEF Professor Francisco Uchoa de Albuquerque) foi escolhida em decorrência de uma atividade realizada em 04 de abril de 2025. Na ocasião, o NAPNE - Acopiara foi convidado pelo núcleo gestor para fazer uma fala no evento intitulado “I Conexão entre Diferentes Mundos”, em alusão ao mês de conscientização do autismo. Após o evento, o núcleo gestor tornou a fazer contato, informando que a fala dos membros do núcleo - estudantes com TEA - despertou interesse do alunado pela temática. Na oportunidade, relataram, ainda, casos de bullying com as mais diversas diferenças e dissidências e buscaram estreitar parcerias, ao que o NAPNE mostrou-se aberto.
Público Alvo
Público-alvo direto: estudantes da rede pública municipal de Acopiara - CE; Público-alvo indireto: comunidade Surda de Acopiara – CE, comunidade com TEA de Acopiara - CE.
Objetivo Geral
Incentivar a inclusão e a conscientização na escola por meio de oficinas, rodas de conversa e cine-debates que envolvam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Objetivo Específico
1. Realizar oficinas de Libras por meio das quais os participantes desenvolverão a habilidade de comunicar-se de forma básica/inicial com pessoas Surdas; 2. Mediar cine-debates sobre filmes relacionados às temáticas; 3. Realizar rodas de conversa sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); 4. Proporcionar espaços onde a comunidade Surda e a comunidade com TEA compartilhem seus conhecimentos, experiências, desafios e protagonismo com a comunidade escolar; 5. Aproximar a instituição da comunidade externa, por meio da parceria entre o NAPNE e a escola onde o projeto será desenvolvido.
Metodologia
1) Planejamento (Mês 1): Nesta etapa, a equipe executora se reunirá para planejar o desenvolvimento das atividades, bem como para a realização de diálogos com a gestão escolar. Os diálogos terão o objetivo de confirmar a adesão da escola e alinhar o planejamento do projeto de extensão; 2) Planejamento das ações (Mês 2): Nesta etapa, a equipe executora realizará o planejamento das rodas de conversa sobre Transtorno do Espectro do Autismo e das Oficinas de Libras, levando em conta o perfil do alunado da escola e a linguagem a ser adotada nos encontros; 3) Oficinas de Libras (Meses 3 e 4): Nesta etapa, a equipe executora realizará oficinas semanais na escola, com duração de 2h. Nelas, aos estudantes serão apresentados os aspectos básicos da Libras, sobretudo vocabulário geral (saudações e cumprimentos, calendário, apresentação pessoal, redes sociais, entre outros) com vistas à comunicação inicial. As oficinas irão considerar, em seu planejamento, o perfil de linguagem e a faixa etária dos estudantes da escola; 4) Rodas de conversa (Meses 3 e 4): Nesta etapa, a equipe executora realizará rodas de conversa com os estudantes com vistas a desmistificar questões relacionadas ao TEA. A proposta é de realizar rodas de conversa por sala de aula, de modo a deixá-los à vontade para tirar suas dúvidas livremente, bem como desconstruir estigmas e preconceitos com a mediação da equipe executora; 5) Cine-debates e culminância (Mês 5): Será realizado um cine-debate na escola e um cine-debate no IFCE campus Acopiara. O segundo cine-debate será a culminância do projeto. Nele, além da exibição do filme e discussão, os alunos poderão visitar e conhecer a estrutura do Instituto. 6) Avaliação (Mês 5): Nesta etapa de avaliação, os participantes apresentarão, por meio de questionário, suas críticas sobre as atividades desenvolvidas; 7) Encerramento (Mês 6): Nesta última etapa, 3 ações serão desenvolvidas. Primeiramente, a equipe executora se reunirá para avaliar o projeto com o objetivo de discutir as fragilidades e as potencialidades observadas, bem como a viabilidade de renovação do projeto com modificações. Em paralelo, o estudante-bolsista elaborará o relatório final de atividades. Pretende-se, ainda, elaborar um relato de experiência a ser socializado em eventos científicos.