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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS APLICADAS AO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
18/08/2025
Previsão de Fim:
18/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
16
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lyrane Teixeira de Brito Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Kevin de Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 18/08/2025 18/02/2026
Lyrane Teixeira de Brito Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/08/2025 18/02/2026
Maria Gorete Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 18/08/2025 01/02/2026
Mirela Maximo Bezerra Silveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2025 01/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas (NE) é uma temática de extrema relevância que tem se tornado cada vez mais crescente, porém, ainda longe de ser o que realmente precisa ser do ponto de vista da conscientização e efetivação da garantia dos direitos desse grupo nos espaços sociais, bem como a garantia ao aprendizado das áreas técnicas do conhecimento. Inclusão não diz respeito apenas a efetivar a matrícula desse público nas instituições educacionais, faz-se necessária, também, uma reorganização da estrutura educacional no que diz respeito a base técnica de estudo de modo a promover, de fato, a integração da pessoa com NE. Integrar, nesse sentido, significa permitir o acesso a todas as possibilidades de desenvolvimento que todo cidadão tem o direito, sem distinção nenhuma. De forma mais ampla a inclusão social “significa o direito de participar ativamente da vida, ter assegurado o respeito aos direitos sociais, políticos e econômicos” (FREITAS, 2013, p.5). Entendemos, portanto, que esse direito começa nas instituições mais específicas tais como, família, escola dentre outras e se estende para a sociedade de forma mais ampla.
Justificativa
O presente projeto se justifica pela necessidade de se buscar, cada vez mais, articular ações que possibilitem a inclusão/integração efetiva de estudantes do IFCE campus Cedro com necessidades educacionais específicas, fazendo valer o artigo 27 do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2018, p.26): A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Portanto, intencionamos, com esta proposta, identificar as pessoas que necessitam de atendimento educacional especializado com foco principal no desenvolvimento do aprendizado de lógica aplicada a programação de computadores, conhecer melhor quais são as suas necessidades para que, partindo dos dados, consigamos organizar estratégias que atendam a tais necessidades. O fim será sempre a busca da inclusão e integração efetivas. As tecnologias Assistivas são ferramentas que podem contribuir com o desenvolvimento de pessoas com necessidades Educacionais específicas. De modo que as favorecem a capacidade de desenvolver o raciocínio de uma maneira lógica, contribuindo para a aquisição de conhecimentos. Na disciplina de lógica de programação os estudantes têm apresentado dificuldades na compreensão e desenvolvimento de atividades que envolvem o raciocínio lógico, o encadeamento de ideias e construção de sequencias lógicas aplicadas a programação de computadores. Com intuito de possibilitar um melhor compreensão dos conceitos citados anteriormente, este projeto visa aplicar o conceito de gameficação e tecnologias assistidas para promover tal aprendizado.
Público Alvo
Alunos da rede municipal de ensino que cursam o nono ano e apresentam laudo de necessidades especiais. AEE da escola Celso Araújo.
Objetivo Geral
Ampliar as possibilidades de aprendizagem do raciocínio lógico dos estudantes com Necessidade Educacional Específica a partir da utilização de jogos didáticos
Objetivo Específico
Atender as demandas de aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas no IFCE campus Cedro; Realizar atividades de intervenção educacional com os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem na disciplina Lógica de Programação; Promover ações que promovam a inclusão/integração dos estudantes com NE.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em parceria com o AEE da escola Celso Araújo. Através do encaminhamento de estudantes com NEE para serem atendidos nos espaços do Instituto federal, campus Cedro. A execução do projeto consiste em realizar: (i) mapeamento de estudantes do IFCE Cedro com necessidades educacionais específicas com dificuldades no desenvolvimento de raciocínio lógico e do AEE que apresentam dificuldade em matemática, e a partir dessas informações (ii) selecionar os jogos que serão trabalhados com os estudantes (iii) será realizada uma oficina de orientação para o estudante monitor aprender os jogos, (iv) os jogos serão aplicados ao alunos, e por fim (v) serão realizados momentos de avaliações de aprendizagem focada nos resultados apreendidos pelos discentes. O mapeamento consiste em buscar identificar todo estudante que necessite de atendimento educacional especializado para desenvolver-se cognitiva e/ou fisicamente dentro da instituição e resultados levantados pelo AEE. A segunda etapa do projeto consiste em identificar quais jogos são mais adequados para os alunos e quais se aplicam melhor ao desenvolvimento de raciocínio lógico aplicado a programação de computadores. O capítulo IV do Estatuto da Pessoa com Deficiência, inciso V, faz referência a estas possíveis medidas individualizadas e coletivas em ambientes para maximizar o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo, dentre outras coisas, a aprendizagem. Na etapa três serão realizadas oficinas com atividades que oportunizem o estudante munitor que irá aplicar os jogos com os alunos mapeados conhecer a dinâmica dos jogos e a jogabilidade, bem como seu objetivo educacional. A oficina também será um momento de oportunidade para o aluno munitor aprender a interação com alunos do núcleo de educação especial. No momento final serão aplicados os jogos aos alunos participantes do projeto e avaliações para verificação dos resultados de aprendizagem. Vale ressaltar que o material de rastreamento e de pesquisa resultante deste projeto servirá como elemento de informação para o planejamento das ações futuras do NAPNE no campus Cedro.