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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Melhorando os processos de estágio do Campus Tabuleiro do Norte
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
16/07/2025
Previsão de Fim:
16/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hugo Alisson Alves da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cauã de Oliveira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 10/12/2025
Hugo Alisson Alves da Costa IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 16/07/2025 02/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O estágio é, para muitos alunos, sobretudo os dos cursos técnicos integrados, o primeiro contato com o mundo do trabalho. Como parte da formação do estudante, é no estágio que os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula são postos em prática. É lá que serão feitos os primeiros contatos profissionais e onde os estudantes começarão a desenvolver as habilidades e competências que lhes serão úteis pelo resto da carreira. O estágio é um momento delicado na vida dos estudantes – é um processo inédito, cheio de “primeiras vezes”, e que suscita muitas dúvidas. Além disso, o estágio acontece no final da sua jornada acadêmica e marca, de certo modo, a finalização de um ciclo. A instituição de ensino deve acompanhar de perto a relação entre aluno e empresa, considerando que o estágio é também um processo pedagógico. A relação entre essas duas pontas deve respeitar a natureza educativa do estágio. Nesse sentido, esse projeto de extensão busca promover ações que aproximem os atores do processo: 1 - os estudantes, tornando fácil e compreensível o processo de estágio; ajudando-os a conquistar oportunidades que alinhem sua formação técnica e interesses profissionais ao que o mercado de trabalho tem a oferecer, além de torná-los cientes de seus direitos e deveres; 2 - os empregadores, criando uma cultura de parceria com a escola e proporcionando ambientes saudáveis para desenvolvimento da atividade de estágio, respeitando a natureza educativa do processo e a incipiência dos estudantes; 3 - docentes e servidores responsáveis por estágios, facilitando os fluxos internos e acolhendo de maneira mais efetiva os estudantes.
Justificativa
O presente projeto tem como principal objetivo enfrentar as dificuldades encaradas pelos estudantes no acesso a oportunidades de estágio, reconhecendo a relevância dessa etapa na formação profissional e pessoal dos alunos. O estágio é um componente essencial no processo de aprendizagem, pois permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de contribuir significativamente para a inserção qualificada dos jovens no mercado de trabalho. Considerando o impacto positivo que a entrada de profissionais bem preparados exerce sobre a sociedade — por meio da elevação da produtividade, da inovação e da competitividade das empresas —, este projeto propõe um esforço colaborativo entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo. Por meio dessa articulação, busca-se ampliar a oferta de estágios na região, ao mesmo tempo em que se promove a qualificação dos estudantes, tornando-os mais aptos a atender às exigências do mundo do trabalho. Com isso, espera-se não apenas favorecer o desenvolvimento individual dos futuros profissionais, mas também suprir as empresas com mão de obra capacitada, fortalecendo a economia local. Esse arranjo institucional tende a gerar impactos sociais mais amplos, como o aumento da empregabilidade, a elevação da renda média da população e, consequentemente, o crescimento social e econômico da região.
Público Alvo
O projeto atenderá às empresas da região de Tabuleiro do Norte e munícipios circunvizinhos e demais empresas do estado no oferecimento de mão de obra qualificada. Os integrantes da família dos estudantes serão beneficiados pela renda recebida pelos estudantes em função dos seus estágios.
Objetivo Geral
Incentivar à empregabilidade de estudantes do IFCE no mercado local, incentivando o crescimento da região, formalização de vagas no mercado local e criação de uma cultura positiva de empregabilidade dentro de nosso município, estreitando o diálogo entre IFCE x estudantes x setor produtivo
Objetivo Específico
Mapear as potenciais vagas de estágio disponíveis na região; Fomentar a cultura de estágio nas empresas da região, criando uma ponte com nossos estudantes através de uma campanha institucional na cidade; Tornar os estudantes conscientes da importância da atividade de estágio, seus deveres e direitos como estagiários; Capacitar estudantes para o mundo do trabalho e relações interpessoais com oficinas e atividades práticas com entidades externas, aproximando-os do mercado de trabalho real; Criação do quadro de oportunidades do IFCE campus Tabuleiro do Norte.
Metodologia
O mapeamento de empresas será realizado utilizando registros da prefeitura, bem como a base de dados do IFCE e seus parceiros de longa data (Sebrae, Semic, Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte). A busca se dará através da internet e da base de dados. A partir dessas informações, agendar visitas nas empresas durante o período de mapeamento, com material específico, para uma conversa roteirizada em profundidade, de em média 20 - 30 minutos, sobre a empregabilidade da empresa, estágio e conhecimentos sobre o IFCE. A ideia é criar um diálogo com essas entidades para futuras parcerias e apresentação do quadro de vagas elaborado por nós. Os estudantes serão sensibilizados em fases: primeiro, sobre estágios no geral, com participação de entidades externas sobre o assunto (psicólogos, profissionais de RH, trabalhadores do setor produtivo e segurança do trabalho) A segunda fase será o lançamento do quadro de vagas do campus, com campanha de comunicação interna.