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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cidadania Acadêmica: Conectando com o Lattes
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
18/07/2025
Previsão de Fim:
19/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Altaneira
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joquebede Alencar Torres
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandrina Nayara Fernandes Campos UFPB Integrante Sem vínculo Não 4 21/07/2025 19/01/2026
Ana Taisa Silvestre da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 19/01/2026
Cicera Francyele da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 21/07/2025 19/01/2026
Henrique Douglas de Sousa Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 19/01/2026
Isabella Bezerra Arrais IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/07/2025 19/01/2026
Jarderlany Sousa Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 19/01/2026
Joquebede Alencar Torres IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/07/2025 19/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão tem como foco a promoção da cidadania acadêmica entre estudantes negros, indígenas e quilombolas do ensino médio e dos primeiros anos de graduação, por meio do desenvolvimento de habilidades para a elaboração e organização do Currículo Lattes. A proposta busca facilitar a compreensão e a utilização dessa ferramenta, preparando os(as) estudantes para suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Além disso, a iniciativa visa fortalecer o vínculo desses jovens com o universo científico e educacional, conectando-os às oportunidades disponíveis nesses espaços.
Justificativa
O Currículo Lattes é amplamente reconhecido como o principal instrumento de registro das produções acadêmicas e científicas no Brasil. No entanto, muitos(as) estudantes do ensino médio e dos primeiros anos de graduação, especialmente aqueles(as) pertencentes a grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, indígenas e quilombolas, ainda não estão familiarizados com sua estrutura, funcionalidades e importância. Essa lacuna representa uma barreira significativa ao acesso a programas de iniciação científica, estágios e outras oportunidades acadêmicas. Diante desse cenário, o projeto propõe uma formação introdutória, acessível e bem estruturada, que permita aos(às) estudantes criar e utilizar seus próprios currículos na plataforma Lattes. A ação contribui, assim, para a ampliação de suas perspectivas acadêmicas, promovendo a inclusão, a equidade e o fortalecimento de uma cidadania acadêmica mais diversa e representativa.
Público Alvo
Discentes negros, indígenas e quilombolas do ensino médio e dos primeiros anos de graduação.
Objetivo Geral
Promover a cidadania acadêmica entre alunos do ensino médio e dos primeiros anos de graduação afrodescendentes, quilombolas e indígenas, capacitando-os para criarem e utilizarem o Currículo Lattes como ferramenta de organização e apresentação de suas trajetórias acadêmicas e atividades complementares.
Objetivo Específico
1. Apresentar a relevância do Currículo Lattes no âmbito acadêmico e profissional. 2. Orientar os estudantes sobre os principais tópicos do Currículo Lattes, como formação acadêmica, titulações, prêmios, participações em eventos e produções. 3. Estimular a reflexão sobre a organização da vida acadêmica e suas possibilidades futuras. 4. Facilitar o acesso dos estudantes à criação de seus currículos, fornecendo suporte prático e informações explícitas.
Metodologia
A metodologia do projeto será desenvolvida em etapas. A priori, serão enviados e-mails às instituições de ensino, explicando os objetivos e a proposta da ação do projeto e verificando a existência de laboratórios de informática disponíveis para a realização das atividades. Nesse primeiro contato, também será solicitado o envio de uma lista com os nomes dos(as) estudantes que se enquadram no público-alvo do projeto. Com o retorno positivo da instituição com o projeto, em um segundo contato, será compartilhado, via e-mail, o link de um formulário online que deverá ser preenchido pelos(as) estudantes para diagnosticar o conhecimento prévio sobre o Currículo Lattes e identificar quem já possui ou precisa criar seu currículo. Com base nas informações coletadas, serão organizadas oficinas teóricas e práticas que abordarão temas como a importância do Currículo Lattes, o passo a passo para sua criação, e exemplos de informações relevantes para inclusão, como prêmios, formação complementar e participação em eventos. As oficinas serão realizadas de maneira presencial, utilizando materiais adaptados às necessidades dos discentes, com o apoio da comunidade acadêmica do campus. Durante as atividades, serão estimuladas reflexões sobre a organização da vida acadêmica e as possibilidades futuras, promovendo o engajamento e a criatividade dos estudantes. Por fim, será realizada uma avaliação geral dos resultados obtidos, com a entrega de certificados aos participantes e a produção de um relatório final das atividades realizadas.