Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
SABERES ANCESTRAIS: investigando a herança afro-brasileira e indígena no município de Camocim – CE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
21/07/2025
Previsão de Fim:
21/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Fomento interno - recurso da Pró-Reitoria de Extensão
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Layenne Humberto de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Lima Mota IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/08/2025 21/01/2026
Kaua Monteiro Fontenele IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 04/08/2025 21/01/2026
Layenne Humberto de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/07/2025 21/01/2026
Maria Elane da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 04/08/2025 21/01/2026
Thaís Soares dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 04/08/2025 21/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 28000.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão intitulado “Saberes ancestrais: investigando a herança afrobrasileira e indígena no município de Camocim – CE” tem como objetivo promover o resgate e a valorização da história, das tradições e dos saberes locais de origem indígena e afro-brasileira na cidade onde se encontra o IFCE campus Camocim. Tendo em mente a invisibilização das populações negras e indígenas, o projeto busca, por meio da produção de um curta-metragem, trazer à tona debates sobre os desafios enfrentados por grupos racializados no contexto local, a fim de possibilitar a construção de outras narrativas para a comunidade e circulação de saberes diversos.
Justificativa
O presente projeto de extensão surge como uma ação perante ao persistente apagamento das questões étnico-raciais dos currículos escolares e acadêmicos, fenômeno que compromete a formação crítica e cidadã dos sujeitos ao invisibilizar contribuições históricas, culturais e sociais das populações afro-brasileira e indígena. Essa lacuna curricular perpetua estereótipos, desigualdades e impede o pleno reconhecimento da diversidade que compõe a identidade local. Nesse contexto, torna-se fundamental o resgate e a valorização das heranças culturais desses povos como estratégia de fortalecimento comunitário, promoção da autoestima e reconhecimento das raízes históricas que moldam os territórios e as práticas sociais. Além disso, reconhecendo a centralidade das tecnologias digitais no mundo contemporâneo, o projeto propõe utilizar esses recursos como ferramentas estratégicas para disseminar informação, conhecimento e memória sobre as heranças culturais das comunidades envolvidas. As mídias digitais permitem ampliar o alcance das ações, democratizando o acesso ao conhecimento e estimulando a participação ativa de diferentes públicos, especialmente de jovens que se apropriam dessas tecnologias em seu cotidiano.
Público Alvo
População da cidade de Camocim – CE.
Objetivo Geral
Promover o resgate e a valorização da história, das tradições e dos saberes locais de origem indígena e afro-brasileira.
Objetivo Específico
Investigar elementos da história do município de Camocim, com base em documentos oficiais, entrevistas com moradores locais e pesquisa bibliográfica. • Identificar a influência das heranças afro-brasileira e indígena no cotidiano da comunidade. • Integrar a comunidade interna do campus com a comunidade externa.• Ampliar o alcance da informação a respeito da formação histórica e cultural local.
Metodologia
O projeto será desenvolvido ao longo de seis meses. Inicialmente, será feito um mapeamento dos locais onde constam informações a respeito da formação histórica e cultural de Camocim, como museus, casas de cultura e a prefeitura da cidade. Além disso, também serão sondados moradores locais com vasto conhecimento da história de Camocim interessados em contribuir por meio de entrevistas. Na segunda etapa, serão realizadas as idas a campo, tanto nos locais designados quanto para a realização das entrevistas. A seguir, será produzido o curta-metragem, a partir dos resultados encontrados nas análises documentais e nas entrevistas dos moradores. Por fim, o curta-metragem será exibido para toda a comunidade interna e externa, em atividade realizada no âmbito do IFCE campus Camocim.