Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Revisitando o Projeto Político Pedagógico da Escola: teoria, prática e participação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
02/07/2025
Previsão de Fim:
10/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Apresentação
Nome do Responsável:
Andrea Maria Rocha Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andrea Maria Rocha Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/07/2025 10/07/2025
Jefferson Candido Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/07/2025 10/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Diante da importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) como instrumento norteador das ações escolares e da constatação de que muitas escolas enfrentam dificuldades na sua elaboração, implementação e revisão, propomos a realização de um curso de curta duração voltado à formação continuada de educadores da rede pública de ensino. A proposta visa oportunizar momentos de reflexão e prática sobre os fundamentos, a legislação e os processos participativos que envolvem o PPP, favorecendo o fortalecimento da autonomia pedagógica e da gestão democrática nas escolas. O curso também se constitui como espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva de soluções, alinhando teoria e prática com a realidade educacional dos municípios da região do Maciço de Baturité.
Justificativa
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é um processo essencial para garantir a identidade, a autonomia e a intencionalidade educativa de uma escola. No entanto, em muitas instituições, esse documento é elaborado de forma burocrática e desvinculado da realidade escolar. Diante disso, este curso de curta duração tem como propósito oferecer um espaço de formação reflexiva e prática sobre os fundamentos, os aspectos legais e os caminhos participativos para (re)construir o PPP com sentido e compromisso coletivo.
Público Alvo
Diretores, coordenadores pedagógicos, professores da rede pública e alunos de licenciatura.
Objetivo Geral
Fortalecer a compreensão teórica, prática e participativa do Projeto Político Pedagógico, contribuindo para sua (re)elaboração nas escolas públicas municipais com base em princípios legais, democráticos e colaborativos.
Objetivo Específico
• Discutir o conceito, os fundamentos e a legislação que orienta o PPP; • Analisar a importância da gestão democrática e da participação dos segmentos escolares; • Estimular os participantes a revisar criticamente os documentos de suas instituições.
Metodologia
A metodologia do curso será fundamentada em uma abordagem participativa, dialógica e prática, estruturada em três etapas principais: planejamento e mobilização prévia junto às Secretarias de Educação e à comunidade escolar; realização de dois encontros presenciais com 4h cada (nos dias 02 e 10 de julho), e uma etapa final de avaliação e certificação. Os métodos adotados incluem exposições dialogadas para contextualização teórica, oficinas práticas com estudo de caso, dinâmicas em grupo e rodas de conversa para socialização das vivências. Serão utilizados procedimentos como a formação de grupos mistos entre gestores, professores e licenciandos; registro das atividades em quadros e cartazes e aplicação de questionário avaliativo ao final da formação. Como técnicas, serão empregadas a ativação de saberes prévios com perguntas geradoras, brainstorming para síntese coletiva e avaliação participativa, promovendo um espaço formativo que valoriza a escuta ativa, o protagonismo docente e a construção colaborativa do conhecimento.