Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IV Recital de Canto Popular: "Vem Andar e Voa"
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
26/06/2025
Previsão de Fim:
26/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Recital
Nome do Responsável:
Rafael Gomes Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Rafael Gomes Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/06/2025 26/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os recitais de canto popular, realizados semestralmente no campus Acopiara, funcionam como um ato de conclusão dos cursos FIC de Canto Popular, de modo a devolver à comunidade acadêmica o resultado do processo vivido durante os cursos por professor e estudantes. Durante o evento, os estudantes concludentes interpretam através de suas vozes canções do repertório de Música Popular Brasileira urbana, comercial e mediatizada, fruto de sua pesquisa e estudo técnico-interpretativo durante o semestre. Cada canção é introduzida com uma breve contextualização, incluindo o período histórico em que ocorreu seu lançamento, o movimento em que ela está inserida e seus intérpretes ao longo do tempo. Dessa forma, transformando o evento em uma exposição artística e histórica da canção popular brasileira.
Justificativa
A arte cumpre um papel de grande relevância na construção da subjetividade e formação do senso crítico, o que torna imprescindível o estímulo da apreciação e criação artística no processo educativo. Ademais, o contato com as linguagens artísticas é pouco incentivado nos currículos da educação básica que, apesar de garantido pela legislação, como afirma Maura Penna (2008, p. 119), é tratado com “indefinição, ambiguidade e multiplicidade”, o que reforça a indispensabilidade de ações que visam propagar a arte. Entendemos, ainda, que o contato com a arte auxilia no despertar do indivíduo para o seu processo individual de sentir (DUARTE JR., 1994, p. 65-66) e o trabalho com as emoções estéticas, suscitadas pela experiência artística, oportuniza a construção de vínculos e vivências transformadoras. Isso ocorre porque as emoções constituem os processos pedagógicos, psicológicos, éticos e estéticos, e são constituídas pelas relações entre a arte e a vida. Buscando atender o Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE que prevê a necessidade contínua de “ampliar o desenvolvimento de atividades científicas, artístico-culturais e desportivas”, o IV Recital de Canto Popular: “Vem Andar e Voa” se insere no âmbito do fortalecimento da divulgação artística no IFCE e no município de Acopiara. Para além disso, tendo em vista que a vivência da arte é um direito negado continuamente às populações periféricas e minoritárias, perpetuando sua marginalização, o referido evento visa contribuir com a oportunização de espaços para apreciação da arte de forma contextualizada e crítica. Justificamos, então, a necessidade de fomentar atividades dessa natureza tendo em vista sua importância para o desenvolvimento de repertório de símbolos artísticos e culturais no âmbito individual e coletivo.
Público Alvo
Cantores, músicos e demais artistas do município e membros da comunidade em geral de Acopiara e de municípios vizinhos
Objetivo Geral
Promover a divulgação da canção popular brasileira e seu contexto sócio-histórico e dos intérpretes cancionais acopiarenses através da interpretação vocal de canções a apresentação de sua história, oportunizando espaço para apreciação musical de forma crítica e contextualizada.
Objetivo Específico
(1) Divulgar a canção popular brasileira, seus intérpretes e eu contexto sócio-histórico; (2) Oportunizar espaço de apreciação musical de forma crítica e contextualizada; (3) Contribuir para a promoção do acesso de arte e cultura às populações marginalizadas; (4) Divulgar o IFCE campus Acopiara e os cursos FIC de Canto Popular; (5) Fortalecer o vínculo entre o IFCE campus de Acopiara e a comunidade externa.
Metodologia
A primeira etapa para a realização de um evento dessa natureza é a preparação técnico-vocal e intepretativa dos intérpretes das canções, algo que vem ocorrendo dentro da carga horária dos cursos FIC de Canto Popular. A segunda etapa será a divulgação do evento, que acontecerá através de diversos canais. Para isso, utilizaremos as redes sociais do campus, como Instagram e grupos de Whatsapp, colagem de cartazes nos murais distribuídos pelo campus e encaminhamento de convites às Secretarias de Educação e de Cultura do município e a grupos de interesse formados por moradores do município. A terceira etapa, a execução do evento em si, ocorrerá no Auditório do IFCE campus Acopiara, no turno da noite. O auditório do campus dispões de palco, mesa de som, caixas de som, microfones, cabos e equipe de som, tornando-o o local mais adequado, dentro do campus, para um recital de canto. Aqui, serão apresentadas as canções, cada uma sendo, antes de sua interpretação, contextualizada, incluindo o período histórico em que ocorreu seu lançamento, o movimento em que ela está inserida e seus intérpretes ao longo do tempo. A avaliação do evento se dará pela observação da participação do público durante o recital. Para fins de registro e divulgação, as ações serão registradas em fotos e vídeos e postados nos canais oficiais do campus.