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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Diálogos e vivências com egressos do Cursos de Licenciatura em Química e Engenharia de Aquicultura
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Egressos
Data de Início:
16/07/2025
Previsão de Fim:
16/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Beberibe
Fortim
Icapuí
Palhano
Formas de Avaliação:
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Otilia Monica Alves Borges
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abraão Rodrigues da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/07/2025 16/01/2026
Emanuel Soares dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/07/2025 16/01/2026
Marcia de Negreiros Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/07/2025 16/01/2026
Monalisa Alves Borges FACULDADE FVJ Integrante Sem vínculo Não 12 16/07/2025 16/01/2026
Otilia Monica Alves Borges IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/07/2025 16/01/2026
Talita Crispim da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 16/07/2025 16/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A evasão nos cursos superiores, especialmente em instituições públicas como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Aracati, constitui uma preocupação constante. Este projeto de extensão propõe a realização de rodas de conversa e palestras com egressos dos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia de Aquicultura que se destacam profissionalmente, promovendo trocas de experiências com os estudantes atuais. O contato com trajetórias inspiradoras tem potencial para fortalecer o vínculo dos discentes com o curso e contribuir para a sua permanência e êxito. A atividade visa ainda valorizar os ex-alunos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o vínculo institucional. Além disso, inserir e relacionar as atividades dos egressos que estejam formalmente atuantes no mercado em dialogos com os conteúdos do Programa de Unidade Diática -PUD, do Curso de Licenciatura em química e da Engenharia de aquicultura, por meio de palestras dialogadas.
Justificativa
A evasão e a ruptura dos vínculos institucionais com os estudantes egressos ainda são desafios marcantes no ensino superior público, especialmente em cursos como Licenciatura em Química e Engenharia de Aquicultura, que enfrentam altas taxas de trancamento e abandono. No IFCE – Campus Aracati, a ausência de um acompanhamento sistemático dos ex-alunos dificulta a avaliação dos impactos da formação e impede a construção de estratégias eficazes de permanência, empregabilidade e atualização pedagógica. O reencontro com os egressos, por meio de rodas de conversa e ações sistematizadas, promove pertencimento, gera dados relevantes e reposiciona o papel da instituição na trajetória profissional de seus ex-alunos. Alinhado às diretrizes do PROAE (Resolução nº 106/2018) e da CPAE (Portaria nº 5486/2023), este projeto fortalece a extensão como ação transformadora, articulando formação acadêmica, escuta ativa e redes de colaboração entre estudantes, egressos e comunidade externa. A criação de um banco de currículos e portfólios institucionais, associada à escuta das experiências profissionais, oferece uma solução inovadora, de alta aplicabilidade, com potencial para impactar diretamente a motivação dos discentes, a avaliação institucional e a projeção social do IFCE como espaço de formação contínua e comprometida com o território.
Público Alvo
Comunidade de egressos, e instituições que estejam ligados de forma profissional, empresas do APL de arranjos Produtivo Local da carcinocultura de Aracati que demandam por Profissonais qualificados na área de aquicultura e carnicultura para atuarem em suas empresas. No tocante a Licenciatura em química, Escolas particulares que busquem os excassos proffisionais da química e ciências para atuação em escolas.
Objetivo Geral
Promover o fortalecimento dos vínculos institucionais e a valorização das trajetórias de egressos dos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia de Aquicultura do IFCE Aracati, como estratégia de enfrentamento da evasão estudantil e incentivo à permanência com êxito.
Objetivo Específico
Realizar rodas de conversa e palestras com egressos que atuam em diferentes áreas do mercado de trabalho. Estimular a reflexão crítica dos estudantes sobre suas próprias trajetórias e possibilidades futuras. Reforçar o sentimento de pertencimento e identidade institucional entre os alunos e ex-alunos. Estimular a criação de redes de apoio profissional entre estudantes e egressos. Mapear e divulgar trajetórias profissionais de egressos bem-sucedidos.
Metodologia
Etapas de Execução: Mapeamento dos egressos: Identificação de egressos dos dois cursos que estejam atuando profissionalmente em áreas diversas (docência, pesquisa, indústria, gestão, empreendedorismo, etc.). Convite e agendamento das atividades: Seleção e convite dos egressos para participação nas rodas de conversa e palestras. Divulgação interna e externa: Produção de material gráfico e divulgação no site do IFCE, redes sociais e murais do campus. Realização dos encontros: Cada evento contará com a fala de um ou mais egressos, seguida de uma roda de conversa aberta com os discentes. Registro e avaliação: Cada atividade será registrada por meio de fotos, vídeos e relatos. Os participantes responderão a um questionário de avaliação ao final de cada encontro. Métodos, Procedimentos e Técnicas: Método ativo e dialógico: Encontros em formato de roda de conversa, estimulando a troca horizontal de experiências. Uso de mídias sociais e plataformas digitais: Para ampliar o alcance e permitir participação de egressos à distância. Técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa: Questionários de satisfação, análise de depoimentos, monitoramento da frequência dos participantes. A avaliação será contínua e envolverá: Relatórios mensais com registro das atividades realizadas. Questionários de avaliação aplicados aos discentes ao final de cada encontro para mensurar impacto motivacional e percepção dos alunos. Reuniões internas da equipe executora para avaliação e ajustes. Produção de relatório final, com sistematização das experiências, sugestões e impacto percebido.