Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Formação, Requalificação e Protagonismo dos Egressos do IFCE Cedro
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Emprego e Renda
Data de Início:
07/07/2025
Previsão de Fim:
07/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alan Vinicius de Araujo Batista
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Vinicius de Araujo Batista IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/07/2025 07/01/2026
Jose Galdino da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/07/2025 07/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Formação, Requalificação e Protagonismo dos Egressos do IFCE Cedro tem como objetivo promover o fortalecimento das trajetórias profissionais dos ex-alunos do IFCE por meio de ações integradas de atualização técnica, requalificação, mentoria de carreira e valorização de experiências inspiradoras. A proposta busca oferecer oficinas e workshops voltados às demandas atuais do mercado de trabalho, desenvolver trilhas formativas para egressos que desejam redirecionar sua atuação profissional, e implementar um programa de mentoria com o apoio de ex-alunos atuantes em suas áreas. Com duração de seis meses, o projeto culminará na Mostra de Experiências Profissionais dos Egressos, evento que reunirá relatos, práticas e iniciativas de sucesso, estimulando o protagonismo dos participantes e fortalecendo os vínculos com a instituição. Ao fomentar a criação de redes colaborativas, o compartilhamento de saberes e o apoio mútuo entre gerações de formandos, o projeto contribui diretamente para a promoção da empregabilidade.
Justificativa
A atuação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vai além da formação inicial de seus estudantes, estendendo-se à construção de vínculos duradouros com seus egressos, que representam os resultados concretos da missão institucional de promover educação de qualidade, inclusão e transformação social. Contudo, diante das rápidas transformações no mundo do trabalho, da evolução tecnológica constante e dos desafios socioeconômicos enfrentados por grande parte da população, torna-se necessário o fortalecimento de ações voltadas à formação continuada, requalificação e orientação profissional de ex-alunos, especialmente em contextos de vulnerabilidade ou transição de carreira.
Público Alvo
Egressos dos cursos de Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Tecnologia em Matemática, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.
Objetivo Geral
Promover ações integradas de atualização, requalificação e valorização profissional voltadas aos egressos do IFCE, com foco na empregabilidade, no fortalecimento de vínculos com a instituição e na formação de redes colaborativas de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivo Específico
Ofertar oficinas e workshops de curta duração sobre temáticas técnicas e comportamentais alinhadas às demandas atuais do mercado de trabalho; Orientar nos processos de requalificação profissional em áreas estratégicas para egressos em transição de carreira; Realizar uma mostra de experiências profissionais com relatos inspiradores de egressos, estimulando a troca de vivências e o fortalecimento da identidade institucional; Estimular a criação de uma rede de colaboração entre egressos, alunos e docentes, com foco em aprendizagem contínua e empregabilidade.
Metodologia
A execução do projeto será estruturada em quatro eixos principais, que ocorrerão de forma integrada e progressiva ao longo de seis meses. Cada eixo contempla atividades específicas voltadas ao desenvolvimento profissional, requalificação, orientação de carreira e valorização de trajetórias dos egressos do IFCE Cedro. 1. Planejamento e Mobilização Inicial Levantamento de demandas: aplicação de formulário diagnóstico para mapear as necessidades formativas dos egressos, áreas de atuação, interesses de atualização e requalificação; Mobilização dos participantes: divulgação da proposta por meio das redes sociais, e-mails, site institucional e grupos de ex-alunos. 2. Oficinas e Workshops de Atualização Profissional As temáticas serão escolhidas com base nas demandas levantadas entre os egressos; Planejamento e execução das oficinas/workshops presenciais ou remotos com duração entre 4h e 8h, conduzidos por professores do IFCE Cedro em parceria com profissionais convidados (inclusive egressos), as atividades deverão ocorrer com frequência quinzenal ou mensal, conforme disponibilidade de agenda e perfil do público. 3. Requalificação Profissional Estruturadas em módulos temáticos com carga horária de 2 horas as oficinas abordarão as diversas possibilidades de requalificação profissional no âmbito dos campi do IFCE e terão como público-alvo os egressos que desejam migrar de área ou se atualizar tecnicamente para inserção ou reinserção no mercado. 4. Mostra de Experiências Profissionais Evento final com painéis temáticos, relatos de carreira, exposição de portfólios, feira de talentos com a participação aberta à comunidade acadêmica e externa.