Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação para as Relações Étnico-Raciais: uma pesquisa interventiva nos Cursos Superiores de Tecnologia do IFCE Campus Limoeiro do Norte
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
11/07/2025
Previsão de Fim:
23/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thaise Cristina Marcelino Matias
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Barbara Diniz Lima Vieira Arruda IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 11/07/2025 23/01/2026
Bruno Caldeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/07/2025 23/01/2026
Erin Teixeira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 11/07/2025 23/01/2026
Thaise Cristina Marcelino Matias IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/07/2025 23/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O enfrentamento ao racismo e a valorização da diversidade étnico-racial constituem compromissos constitucionais e educativos assumidos pela sociedade brasileira na promoção da equidade racial. As Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 determinam a inclusão, nos currículos escolares, de conteúdos que valorizem a história e a cultura afro-brasileira e indígena. Soma-se a essas diretrizes a adoção de ações afirmativas, com destaque para as cotas raciais, que viabilizam o acesso de populações negras, indígenas e quilombolas a instituições públicas de qualidade. Tais políticas representam uma forma de reparação histórica diante do legado da escravidão, da exclusão social e do racismo estrutural que marcam a formação da sociedade brasileira. No âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior, acrescenta-se também a criação dos Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) que tem como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos. Nesse sentido, o NEABI do Campus Limoeiro do Norte dando continuidade as ações desenvolvidas desde o ano de 2019, propõe o desenvolvimento de uma pesquisa interventiva com os cursos superiores de tecnologia, a saber: tecnologia em alimentos; tecnologia em saneamento ambiental e tecnologia em mecatrônica. A proposta tem como foco a análise crítica dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) ofertados no campus, à luz das diretrizes legais que orientam a promoção da equidade racial no ambiente educacional. A partir dessas análises, pretende-se desenvolver ações interventivas com os estudantes e docentes promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas, que valorizem os saberes e as trajetórias de estudantes negros, a produção de autores e autoras negras e a consolidação de uma cultura institucional antirracista.
Justificativa
As ações afirmativas, especialmente o sistema de cotas raciais, representam uma conquista histórica dos movimentos sociais e das populações negras, indígenas e quilombolas na luta por justiça social e igualdade de oportunidades. No contexto do ensino superior, as ações afirmativas não apenas ampliam o acesso, mas também desafiam as instituições a repensarem seus papéis sociais e a se comprometerem com uma educação verdadeiramente inclusiva e antirracista. Contudo, o ingresso de estudantes por meio das cotas raciais, embora represente um avanço significativo no acesso ao ensino superior, não garante, por si só, a permanência estudantil, o reconhecimento dos saberes diversos ou a construção de um ambiente institucional verdadeiramente antirracista. Para que as ações afirmativas alcancem seu pleno potencial transformador, é imprescindível que as instituições de ensino superior revisem seus currículos, suas práticas pedagógicas e sua cultura acadêmica, orientando-se pelo princípio da reparação histórica e pelo compromisso com a justiça racial. É nesse contexto que essa proposta de pesquisa interventiva se justifica, uma vez que pretende analisar se as legislações estão sendo atendidas pelos currículos dos cursos, mas também identificar como esses currículos acontecem na prática pedagógica e, ainda desenvolver ações que auxiliem os docentes e estudantes a se apropriarem dos estudos sobre a ERER.
Público Alvo
Interessados na temática étnico-racial que sejam professores, estudantes ou público no geral.
Objetivo Geral
Realizar ações formativas com estudantes e docentes sobre a educação para as relações étnico-raciais, com ênfase no reconhecimento e valorização da cultura e da história afro-brasileira e indígena, bem como no enfrentamento das diversas formas de racismo e das desigualdades sociais presentes no contexto educacional.
Objetivo Específico
Investigar como os Cursos Superiores de Tecnologia do Campus Limoeiro do Norte contemplam (ou não) os temas das relações étnico-raciais nos seus PPCs; Analisar como acontecem as práticas pedagógicas que abordam a temática da educação para as relações étnico raciais nos cursos pesquisados a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes e docentes dos cursos; Sistematizar os resultados e elaborar recomendações curriculares e pedagógicas que reafirmem o compromisso do IFCE com a reparação das desigualdades raciais; Incentivar os estudantes a aliarem suas áreas de conhecimento com a abordagem étnico-racial em futuras pesquisas.
Metodologia
Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter interventivo, fundamentada nos princípios da pesquisa interventiva, também conhecida como pesquisa-ação, conforme proposta por Michel Thiollent (2011). Esse tipo de investigação parte da compreensão de que o conhecimento é produzido em diálogo direto com os sujeitos e contextos envolvidos, visando à transformação de práticas sociais e estruturas consolidadas. A pesquisa interventiva distingue-se por integrar, de forma simultânea, o diagnóstico da realidade, a participação ativa dos envolvidos e a intervenção concreta, propondo mudanças no próprio curso do processo investigativo. Ela é especialmente adequada para contextos educacionais em que se busca não apenas compreender problemas, mas atuar sobre eles de maneira crítica, reflexiva e colaborativa. Nesse sentido, o foco deste estudo está na articulação entre diagnóstico e ação, tendo como eixo a promoção da equidade racial no ensino superior, em especial nos Curso Superiores de Tecnologia de Alimentos; Tecnologia em Saneamento Ambiental e Tecnologia em Mecatrônica. Parte-se do reconhecimento de que o racismo estrutural e as desigualdades raciais se reproduzem também nos espaços institucionais de ensino, exigindo abordagens metodológicas que combinem análise crítica, escuta qualificada e ação formativa. O projeto será desenvolvido em três fases interdependentes: Fase 1 – Análise documental dos PPCs A primeira etapa consiste na coleta e análise crítica dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos superiores de tecnologia ofertados pelo IFCE – Campus Limoeiro do Norte. Essa análise será orientada por categorias previamente definidas, com base nas legislações e diretrizes que tratam da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), tais como a LDB (Lei nº 9.394/96), as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, e a Resolução CNE/CP nº 1/2004. Além, da RESOLUÇÃO CONSUP/IFCE nª 141, de 18 de dezembro de 2024 que trata do Manual de normatização de projetos pedagógicos dos cursos do IFCE; e a RESOLUÇÃO CONSUP/ IFCE Nª 150, de 20 de dezembro de 2023 que institui a forma de atendimento institucional quanto a Educação para as Relações Étnico-Raciais nos PPC’s do IFCE. Serão observados aspectos como: menções à diversidade étnico-racial, conteúdos curriculares relacionados à história e cultura afro-brasileira e indígena, objetivos formativos, perfil do egresso e competências propostas. Fase 2 – Análise das práticas pedagógicas A segunda fase buscará identificar como as práticas pedagógicas previstas nos PPCs são efetivamente desenvolvidas pelos docentes, especialmente no que se refere à abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores, além da observação indireta de relatos ou registros de experiências pedagógicas. Essa etapa permitirá compreender os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e as possíveis lacunas entre o que está previsto nos documentos e o que ocorre na prática. Fase 3 – Intervenção formativa A terceira e última fase, de natureza interventiva e formativa, consistirá na realização de ações educativas voltadas a estudantes e docentes, com o intuito de fomentar a reflexão crítica sobre as relações étnico-raciais na educação superior. As atividades incluirão oficinas temáticas e rodas de conversa com foco no reconhecimento e valorização da cultura e da história afro-brasileira e indígena, bem como no enfrentamento das diferentes formas de racismo e desigualdades sociais presentes no cotidiano acadêmico. Espera-se que essa intervenção contribua para a consolidação de uma cultura institucional mais inclusiva e comprometida com a justiça racial.