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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Loja de inconveniências IF: Instalação crítica sobre violências étnico-raciais e de gênero no cotidiano
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
21/07/2025
Previsão de Fim:
21/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Clara Maia Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Anajúlia Maria Rabelo de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Ana Kelly da Silva de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Ana Vitória dos Reis Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Anna Ester de Oliveira Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Antonia Consuelha de Aquino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Brenda Andrade de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 21/07/2025 21/01/2026
Camila Araujo Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Damiana Alves Bruno Sociedade civil Integrante Sem vínculo Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Diego Nobre Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Emanuelly Vitoria Soares da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Felipe Chaves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Germana Noronha Moreira Sociedade civil Integrante Sem vínculo Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Iasha Vitória Pereira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Igor Vieira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Jackson da Silva Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Jardilene de Lima Feitoza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
John Vítor Fernandes do Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Jonathas Sales de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Jorge Luiz Araujo Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
JOSÉ EDUARDO DA SILVA BRAGA Sociedade civil Integrante Sem vínculo Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Julio Pio Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Kauã Honorato Galvão IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Larissa Araújo Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Lorrany Freire de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Luziana Neves Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Maria da Conceicao da Silva Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Maria Joceli Noronha de Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Marijeso Pereira do Amaral Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Nicolas César Maia Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Rodolfo Anderson Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Samiles Vasconcelos Cruz Benedito IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/07/2025 21/01/2026
Valdivino José de Lima Neto Sociedade civil Integrante Sem vínculo Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Vitoria Kelly Paiva Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Yan Baltazar Moreira Chave IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em razão do contexto de crescente naturalização do racismo, da misoginia e da homo/transfobia, que se expressam em formas diversas de violência simbólica, verbal, institucional e física, cabe às instituições de ensino, enquanto braço do Estado, denunciar os alarmantes índices de violência étnico-racial e de gênero que afetam a população brasileira, cearense e tabuleirense. Nesse sentido, este projeto propõe, por meio de uma soma de forças entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEDS) do IFCE campus Tabuleiro do Norte, sensibilizar e educar a comunidade acadêmica e a população local sobre as múltiplas formas de opressão que atravessam corpos dissidentes de raça e de gênero. Por meio de uma instalação crítica itinerante, inspirada na campanha “Loja da Inconveniência”, iniciativa da empresa Vibra Energia, a proposta visa provocar reflexões coletivas cerca do enfrentamento dessas práticas e sobre o papel das instituições e dos cidadãos na construção de uma sociedade mais justa, antirracista e equitativa.
Justificativa
O racismo, o assédio sexual e a homo/transfobia são violências que afetam profundamente a vida de pessoas negras, indígenas, das mulheres e de membros da comunidade LGBTQIA+, respectivamente*. No espaço escolar, essas violências muitas vezes são silenciadas sob o manto da naturalização, da brincadeira ou da tradição. Compreendendo o papel instituições de ensino na formação cidadã, este projeto propõe ações que contribuam para o combate ao racismo estrutural, religioso (como o racismo contra religiões de matriz africana), recreativo (disfarçado de humor) e ambiental (que afeta desproporcionalmente comunidades negras e indígenas). Ao abordar de forma interseccional as violências de gênero e étnico-raciais, a ação busca promover escuta, ruptura de silêncios e construção de memórias críticas. Assim, além da perspectiva de educação para as relações étnico raciais, visando combater o racismo em suas diversas formas, pontua-se que o assédio sexual é uma forma persistente de violência que atravessa espaços públicos e privados, afetando principalmente mulheres e pessoas dissidentes de gênero. No ambiente educacional, muitas dessas violências são veladas, e, por isso, a reação das vítimas pode ser minimizada ou até silenciada, sob a falsa ideia de normalidade ou convivência. Nesse viés, institutos federais e escolas de educação básica das redes estaduais e municipais, devem, com urgência, assumir um papel ativo na denúncia, na sensibilização e na educação da comunidade sobre essas práticas, que ferem direitos fundamentais e comprometem a permanência e o bem-estar de estudantes, servidoras e funcionárias. Do mesmo modo, é especialmente grave que pessoas cujas identidades de gênero ou orientações sexuais desafiam as normas heteronormativas e cisnormativas tenham seus direitos sistematicamente violados e sua dignidade desrespeitada, sobretudo em espaços educacionais, que deveriam promover o respeito à diversidade e assegurar condições de segurança e pertencimento para todos. Por isso, este projeto também inclui a educação para a diversidade, com vistas ao combate à homofobia e à transfobia. Dito isso esta proposta surge da constatação de que, à medida que as violências supracitadas têm naturezas distintas, em alguma medida, também se entrecruzam, pois são fruto de pensamentos perigosos que inserem pessoas em lugar de subalternidade e de desumanização, manifestado-se de forma cotidiana, em olhares, comentários, "brincadeiras", toques não consentidos, perseguições, e muitas vezes não são reconhecidas como violência. Inspirada na campanha “Loja da Inconveniência”, de combate ao abuso sexual infantil, a proposta visa criar uma instalação crítica itinerante, que exponha objetos e frases que revelam como o racismo, o assédio e a homo/transfobia são banalizados e como isso impacta os corpos e trajetórias de tantas pessoas. A ação pretende criar rupturas na aparente normalidade dessas práticas, provocar reflexão coletiva e estimular o posicionamento crítico de quem vivencia, presencia ou pode reproduzir essas violências. Ao percorrer diferentes espaços da cidade (o IFCE campus Tabuleiro do Norte e duas outras instituições públicas de educação básica locais), a instalação amplia seu alcance, reafirmando o compromisso da extensão do IFCE com a transformação social e com a escuta dos territórios. Mais do que informar, o projeto quer desconstruir silêncios e produzir memória crítica, partindo do princípio de que educar para o enfrentamento de violências étnico-raciais e de gênero é também disputar significados, palavras e espaços. *O uso da sigla reduzida tem base na informação do MDHC - https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/lgbt e em princípios de comunicação simples. Acesso em 29/05/2025
Público Alvo
Estudantes da educação básica de escolas públicas do município de Tabuleiro do Norte-CE. Professores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais funcionários de escolas públicas do município de Tabuleiro do Norte-CE.
Objetivo Geral
Promover a sensibilização e a educação da comunidade acadêmica e da população local sobre as múltiplas formas de violência étnico-racial e de gênero, por meio da criação e circulação de uma instalação crítica itinerante.
Objetivo Específico
a. Coletar e sistematizar relatos e situações de racismo, de assédio sexual e de homofobia/ transfobia naturalizados dentro e fora dos espações institucionais. b. Elaborar uma instalação crítica e visualmente provocadora composta por objetos comuns em lojas de conveniência (embalagens diversas, sacolas, cestos etc.) e frases que representem a banalização dessas violências e suas diversas manifestações. c. Realizar a itinerância da instalação por duas escolas públicas de Tabuleiro do Norte-CE, ampliando o diálogo com públicos diversos. d. Envolver a comunidade local e acadêmica em processos formativos e participativos, reforçando o papel social da extensão no IFCE. e. Documentar e divulgar a ação em formatos acessíveis (audiovisual, impresso e digital), com vistas à continuidade e à multiplicação da proposta em outros contextos.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em seis etapas: Mês 1 – Escuta e curadoria colaborativa • Oficinas internas com estudantes e servidores: levantamento de frases, situações e experiências de racismo, assédio/importunação sexual e homo/transfobia naturalizados. • Pesquisa com formulário anônimo (presencial e virtual). • Curadoria inicial dos conteúdos. Mês 2 – Design e prototipagem da instalação • Escolha e preparação dos objetos que comporão a instalação e suas etiquetas/frases. • Definição da cenografia e estrutura móvel (caixas de feira, araras, bancadas portáteis etc.), confecção de objetos inconvenientes, como caixa de lápis de cor onde “cor de pele” é um tom bege claro; carteira com a frase “suspeito padrão”; calcinhas com etiquetas de “ela estava pedindo”, assobios em potes; lata armazenadora de insultos com etiqueta “isso é coisa de viado”, armário trancado com a frase “volta para o armário” etc. • Criação de materiais gráficos informativos. • Contato com as escolas parceiras (uma estadual e uma municipal) do município para articulação e agendamento das atividades itinerantes. Mês 3 – Montagem e estreia no campus • Definição de grupos de trabalho, horários e escala de participantes para as atividades. • Lançamento no pátio do IFCE campus Tabuleiro do Norte, com mediação ativa, visitas guiadas, rodas de conversa e espaço para comentários anônimos e espontâneos em um “livro do incômodo”. • Registro audiovisual e coleta de percepções dos visitantes. Mês 4 – Itinerância 1 – Escola pública municipal (a definir) • Adaptação da instalação ao novo espaço. • Abertura com escuta mediada, seguida da exposição. • Parceria com professores da escola para continuidade da discussão. Mês 5 – Itinerância 2 – Escola pública estadual (a definir) • Repetição da dinâmica em novo espaço. • Abertura com escuta mediada, seguida da exposição. • Parceria com professores da escola para continuidade da discussão. • Gravação de depoimentos (se autorizado). Mês 6 – Encerramento e devolutiva crítica • Organização de uma mostra retrospectiva (fotos, vídeos, relatos, objetos). • Produção de um relatório crítico e de materiais digitais (PDF com frases, reflexões, depoimentos). • Compartilhamento nas redes sociais do IFCE campus Tabuleiro do Norte e com os espaços parceiros.