Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NAPNE: trabalhando a educação especial com inclusão
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
16/07/2025
Previsão de Fim:
16/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alto Santo
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Quixeré
Russas
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Jornal e TV
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/07/2025 16/01/2026
Jose Paulo Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/07/2025 16/01/2026
Maria Gizeuda de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/07/2025 16/01/2026
Stefany Guimaraes Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/07/2025 16/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação especial pode ser entendida como evolução do ensino especial, por ser um conjunto de meios postos à disposição dos discentes com necessidades educativas especiais com o intuito de disponibilizar acesso à aprendizagem. Contudo, deve-se trabalhar as necessidades educativas especiais com inclusão o que nos leva a deduzir que todas as pessoas devem ser valorizadas, sem exceções, e devem ter a educação inclusiva como base a transformação das estruturas vigentes nas quais se garanta a participação de todos. É importante que unifiquemos a educação especial e a inclusiva e integremos todos os envolvidos como família, escola e sociedade.
Justificativa
A partir da crescente demanda de alunos com necessidades educativas especiais que chegam ao IFCE, campus Limoeiro do Norte, o papel educacional e social do NAPNE se expressa por meio das suas ações de acompanhamento, elaboração, planejamento e execução da educação inclusiva. O núcleo trabalha diretamente com docentes e alunos especiais, bem como as suas famílias, com o objetivo de desenvolver estratégias de ensino inclusivas com bases nas necessidades de cada aluno, para que esse possa se desenvolver em suas habilidades e competências.
Público Alvo
Famílias dos alunos com necessidades educativas especiais, profissionais da educação básica da cidade de Limoeiro do Norte, membros de associações municipais que trabalhem com a temática da educação inclusiva e acessibilidade.
Objetivo Geral
Acompanhar os alunos do IFCE campus Limoeiro do Norte com necessidades educativas especiais.
Objetivo Específico
Identificar os alunos do IFCE campus Limoeiro do Norte com necessidades educativas especiais. Elaborar com a CTP, CAE, coordenações e docentes as estratégias de intervenção para cada aluno com necessidades educativas especiais. Acompanhar a execução e o andamento das intervenções com os alunos atendidos. Ofertar momentos de discussão sobre a educação inclusiva e acessibilidade para a comunidade interna e externa. Debater temas relacionados a temática da educação inclusiva e acessibilidade com a equipe que forma o NAPNE. Planejar a ações que serão executadas no campus com a equipe que forma o NAPNE para uma melhor execução dessas.
Metodologia
Etapa de execução: Identificar os alunos do IFCE campus Limoeiro do Norte com necessidades educativas especiais por meio de um formulário próprio e entrevista; Elaborar com a CTP, CAE, coordenações e docentes as estratégias de intervenção para cada aluno com necessidades educativas especiais por meio de reuniões semanais e documentos normativos institucionais; Acompanhar a execução e o andamento das intervenções com os alunos atendidos por meio de reuniões quinzenais e documentos para preenchimento das ações educativas de cada intervenção; Ofertar momentos de discussão sobre a educação inclusiva e acessibilidade para a comunidade interna por meio de capacitações especificas e participações nos encontros pedagógicos, e externa por meio de eventos que o NAPNE organizará; Debater temas relacionados a temática da educação inclusiva e acessibilidade com a equipe que forma o NAPNE por meio de reuniões quinzenais; Planejar a ações que serão executadas no campus com a equipe que forma o NAPNE para uma melhor execução dessas, nas reuniões quinzenais.