Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PECÉM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
StartTech: Iniciando na Automação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
30/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Atividades Realizadas:
Encontro
Minicurso
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Gabriela Jordao Lyra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriela Jordao Lyra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/06/2025 30/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem como objetivo promover a inclusão digital e o ensino introdutório de automação e programação com Arduino em escolas municipais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais tanto dos estudantes da rede pública quanto dos alunos do curso técnico envolvidos na ação.
Justificativa
A crescente demanda por profissionais qualificados em tecnologia e automação reforça a importância de proporcionar, desde o ensino básico, experiências que estimulem o desenvolvimento de competências nessa área. As escolas públicas, muitas vezes, não possuem infraestrutura ou profissionais especializados para oferecer esse tipo de conteúdo, o que gera um gap formativo significativo. Diante disso, este projeto se justifica pela sua contribuição social, ao democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico, despertando o interesse de jovens por áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Além disso, fortalece o compromisso do IFCE com a comunidade, promovendo uma formação cidadã, crítica e empreendedora tanto dos alunos atendidos quanto dos discentes extensionistas envolvidos.
Público Alvo
Estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas municipais , totalizando aproximadamente 20 alunos por oficina.
Objetivo Geral
Promover a inclusão digital e tecnológica por meio da realização de oficinas de automação e programação com Arduino, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e sociais dos alunos da rede pública e dos estudantes do IFCE campus Pecém.
Objetivo Específico
Introduzir conceitos básicos de eletrônica, automação e programação utilizando Arduino. Estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a solução de problemas. Proporcionar aos alunos do ensino fundamental experiências práticas em tecnologia. Desenvolver nos alunos do IFCE habilidades de planejamento, organização e mediação de conhecimento. Promover a integração entre o IFCE e a comunidade local, fortalecendo o papel social da instituição.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em etapas, contemplando: Planejamento da oficina: Definição dos conteúdos abordados (introdução ao Arduino, conceitos básicos de eletrônica, montagem de circuitos e programação). Seleção dos materiais e preparação do espaço físico no IFCE campus Pecém. Capacitação dos alunos extensionistas para atuarem como monitores. Divulgação e mobilização: Contato com as escolas municipais para seleção dos alunos participantes. Divulgação do projeto junto à comunidade escolar. Execução da oficina: Realização da oficina de 4 horas, no campus do IFCE, com atividades teóricas e práticas, incluindo: Apresentação dos conceitos básicos. Montagem de circuitos simples (LED, sensores, motores). Desenvolvimento de pequenos programas no Arduino. Desafios práticos e atividades de fixação. Avaliação: Aplicação de questionário de satisfação aos participantes (alunos da escola e extensionistas). Reunião final com os envolvidos para avaliar os resultados, dificuldades e melhorias para futuras edições. O desenvolvimento será pautado em metodologias ativas, priorizando a aprendizagem prática, colaborativa e participativa.