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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação para as relações étnico-raciais: letramento racial para estudantes das escolas municipais de Paracuru – CE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
28/07/2025
Previsão de Fim:
28/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Paraipaba
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iara Saraiva Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caroline Albuquerque Dias IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 28/07/2025 28/01/2026
Ezequias Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 28/07/2025 28/01/2026
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/07/2025 28/01/2026
Keila Maria Magalhães dos Santos Escola Municipal Maria Elisa Magalhães Integrante Sem vínculo Não 4 28/07/2025 28/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elisa Magalhães Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Educação para as relações étnico-raciais: letramento racial para estudantes das escolas municipais de Paracuru – CE” surge da necessidade de contribuir com a implementação de práticas pedagógicas antirracistas nas escolas públicas do município. Sua proposta dialoga diretamente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Resolução CNE/CP nº 1/2004) e com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que instituem a obrigatoriedade da abordagem da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar. A iniciativa propõe o desenvolvimento de atividades de letramento racial junto a estudantes do 9º ano de uma escola municipal de Paracuru, com ações mensais, interativas e mediadas por bolsistas extensionistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Paracuru. A ação será executada por dois estudantes membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFCE Campus Paracuru. Uma das bolsas será custeada a partir de recursos descentralizados pelo edital 04/2025/PROEXT/IFCE; a outra bolsa será custeada através de recursos próprios do campus, pelo edital 15/2025/DG/PAR.
Justificativa
O letramento racial constitui uma prática educativa indispensável para a construção de uma escola antirracista, democrática e socialmente justa. Como afirma Nilma Lino Gomes (2012), o letramento racial não se restringe à transmissão de conteúdos sobre diversidade, mas implica o desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de reconhecer, problematizar e transformar as estruturas de discriminação presentes nas instituições escolares e na sociedade. A ausência de políticas pedagógicas efetivas para o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais no cotidiano escolar contribui para a reprodução do racismo estrutural, impactando diretamente a autoestima, o desempenho e o pertencimento identitário de estudantes negros, indígenas e de Comunidades Tradicionais. Kabengele Munanga (2004) destaca que o desconhecimento da história e da cultura desses povos contribui para a manutenção de preconceitos e para a invisibilidade de suas contribuições sociais, científicas e culturais. Em resposta a esse cenário, o Brasil instituiu as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos currículos escolares. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (BRASIL, 2004) reforçam essa obrigatoriedade, orientando os sistemas de ensino a implementarem ações que promovam o reconhecimento das identidades étnico-raciais, o enfrentamento ao racismo e a valorização dos saberes e culturas desses povos. A presente proposta extensionista surge como resposta direta a uma demanda da gestão de uma escola da rede municipal de Paracuru – CE, que identificou a necessidade urgente de ações sistemáticas para o fortalecimento das identidades negras, indígenas e afro-brasileiras entre os estudantes do ensino fundamental. Tal demanda expressa o reconhecimento, por parte da própria escola, da importância de abordar a temática étnico-racial de forma intencional, contínua e crítica. Diante disso, o projeto “Educação para as relações étnico-raciais: letramento racial para estudantes das escolas municipais de Paracuru – CE” propõe o desenvolvimento de atividades mensais com os estudantes do 9º ano, mediadas por bolsistas extensionistas, e com articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa pretende contribuir não apenas para o cumprimento das exigências legais, mas também para a transformação das práticas escolares, ampliando os espaços de diálogo, reflexão e construção coletiva de uma educação antirracista.
Público Alvo
A ação atenderá até 40 estudantes do 9º ano das escolas da rede municipal de ensino de Paracuru – CE, com foco inicial na Escola Maria Elisa Magalhães, localizada nas imediações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Paracuru. A ação poderá, posteriormente, ser ampliada para atender outras escolas da rede municipal, conforme demanda da Secretaria Municipal de Educação e das próprias comunidades escolares.
Objetivo Geral
Promover o letramento racial junto a estudantes do ensino fundamental das escolas municipais de Paracuru – CE, por meio de ações educativas que valorizem as identidades africanas, afro-brasileiras, indígenas e tradicionais, contribuindo para o enfrentamento do racismo estrutural e para a construção de práticas pedagógicas antirracistas.
Objetivo Específico
Estimular o reconhecimento das contribuições científicas, literárias, culturais e estéticas dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na história e na sociedade brasileira. Fortalecer a autoestima e a identidade étnico-racial dos estudantes, promovendo a valorização das suas histórias, culturas e vivências. Capacitar os bolsistas extensionistas em temáticas relacionadas ao letramento racial e à educação para as relações étnico-raciais, ampliando suas competências pedagógicas e sociais. Estabelecer um canal permanente de diálogo com as gestões escolares da rede municipal de Paracuru, visando à articulação das atividades extensionistas com os projetos pedagógicos das escolas. Contribuir para a implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nas práticas escolares do município.
Metodologia
O projeto será executado entre os meses de julho e dezembro de 2025, com a realização de um encontro formativo mensal nas escolas municipais de Paracuru – CE, com foco inicial nas turmas de 9º ano da Escola Municipal Maria Elisa Magalhães. As atividades serão planejadas e mediadas por bolsistas extensionistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Paracuru, com orientação docente, seguindo uma abordagem dialógica e participativa. A primeira etapa do projeto ocorrerá em junho e início de julho, com a formação teórica e metodológica dos bolsistas. Nessa fase, os estudantes extensionistas participarão de momentos de estudo sobre letramento racial, educação para as relações étnico-raciais, mediação pedagógica e metodologias participativas, com base em autores como Nilma Lino Gomes (2012) e Paulo Freire (1996). Também serão realizados encontros de alinhamento com a gestão escolar, com o objetivo de apresentar o projeto, discutir as especificidades da turma e definir o calendário das atividades. A partir de julho, serão desenvolvidas as ações mensais com os estudantes. O primeiro encontro terá como tema a Ciência africana, afro-brasileira e indígena, buscando apresentar aos alunos exemplos de cientistas e inventores negros, indígenas e afro-brasileiros. Serão utilizadas rodas de conversa, vídeos curtos e materiais didáticos acessíveis, estimulando os estudantes a produzirem cartazes ou murais temáticos como forma de síntese da aprendizagem. No mês de agosto, o foco será a Literatura africana, afro-brasileira e indígena. Os estudantes participarão de um sarau literário, com leitura e interpretação de textos de autores como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Daniel Munduruku. Após as leituras, será proposta a produção de poesias, cartas ou pequenas crônicas, com o objetivo de estimular a expressão das vivências e percepções dos alunos sobre identidade e pertencimento étnico-racial. Em setembro, a temática abordada será a Cultura africana, afro-brasileira e indígena, com foco nas danças, músicas e lutas tradicionais. A atividade envolverá oficinas práticas de expressão corporal, com vivências relacionadas a manifestações como a Capoeira, o Toré e o Coco. Sempre que possível, será incentivada a participação de convidados que atuam em grupos culturais locais, promovendo um intercâmbio direto entre os estudantes e as tradições vivas da cultura popular. No mês de outubro, o projeto trabalhará a temática da Estética africana, afro-brasileira e indígena, com foco na discussão sobre autoestima e padrões de beleza. A atividade será realizada em formato de roda de conversa, abordando os impactos dos padrões estéticos eurocêntricos na construção da autoimagem dos estudantes. Serão realizadas dinâmicas sobre saúde capilar, estética negra e indígena e valorização da diversidade corporal. Como atividade de síntese, será proposta a produção de autorretratos em diferentes linguagens (desenho, fotografia ou colagem). Em novembro, considerando o Mês da Consciência Negra, será realizada uma atividade de integração e reflexão, onde os estudantes produzirão de forma coletiva um painel ou um vídeo com os principais aprendizados ao longo do projeto. Esse momento terá caráter celebrativo e reflexivo, permitindo a retomada das temáticas trabalhadas e a ampliação do debate sobre o combate ao racismo. Finalmente, em dezembro, será promovida uma roda de avaliação com os estudantes, seguida por uma reunião de devolutiva com a equipe gestora da escola. Nesse encontro, a equipe extensionista apresentará um relatório das ações desenvolvidas, destacando os avanços, os desafios enfrentados e as perspectivas para futuras parcerias entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Paracuru e a rede municipal de ensino de Paracuru. Durante toda a execução do projeto, será garantida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento acadêmico dos bolsistas, a produção de registros sistemáticos sobre as ações e o fortalecimento do compromisso social do IFCE com a comunidade local.