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Campus:
CAMPUS PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Desenvolvimento e Prototipagem de Placas de Identificação em Braile por Manufatura Aditiva para Ambientes Educacionais do IFCE campus Pecém
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
01/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Paracuru
São Gonçalo do Amarante
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jean Carlos Alves Fernandes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alber Barroso de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Antonio Marcos Fernandes Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Camila Maria da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 01/02/2026
Candida Salete Rodrigues Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Edmara Teixeira Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Jean Carlos Alves Fernandes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Jocelio Nelson Queiroz Barros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Jose Ronaldo Ribeiro da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Juliana Maria Oliveira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Maely Moreira Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 01/02/2026
Patricia Marques Carneiro Buarque IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Quezia Melo Martins IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Valdenubia da Silva Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 01/02/2026
Veronica da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 30/11/2025
Vitoria Caroline Carvalho do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, firmado pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, tem sua criação desde o ano de 1909, quando instituída a primeira Escola de Aprendizes e Artífices no estado do Ceará pelo Decreto nº 7.566/1909. A sua existência centenária remete à sua missão real importância e fundamentação nas demandas educacional, social, profissional, cultural e política do estado cearense. O IFCE apresenta como valores o compromisso ético com a responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação, com ideias fixas na sustentabilidade ambiental e inclusão de pessoas com deficiência e / ou necessidades específicas.
Justificativa
A inclusão de pessoas com deficiência visual nos espaços educacionais demanda, entre outras ações, adaptações físicas e sinalizações adequadas que lhes permitam localizar e identificar ambientes com independência. A produção industrial de placas em braile pode ser cara e demorada, especialmente para instituições com recursos limitados. A impressão 3D representa uma alternativa eficaz, de baixo custo e com possibilidade de personalização conforme as necessidades locais. Assim, este projeto justifica-se pela sua relevância social, tecnológica e educacional, promovendo acessibilidade e contribuindo com soluções sustentáveis e replicáveis.
Público Alvo
• Residentes na região do Pecém, Caucaia, São Gonçalo, Paracuru e arredores que possuem deficiência visual ou baixa visão poderão acessar com maior facilidade os ambientes do IFCE Pecém. • Professores, pesquisadores e estudantes de outras instituições educacionais poderão aprender com as práticas desenvolvidas pelo projeto. • Pessoas interessadas no tema acessibilidade poderão se inspirar nas ações do projeto, promovendo uma cultura de acessibilidade mais ampla na sociedade.
Objetivo Geral
Desenvolver e fabricar placas de identificação de ambientes educacionais do IFCE campus Pecém em escrita braile utilizando tecnologia de impressão 3D.
Objetivo Específico
1. Pesquisar normas e diretrizes nacionais e internacionais sobre sinalização tátil e escrita braile. 2. Realizar levantamento dos principais ambientes do IFCE campus Pecém que necessitam de sinalização acessível. 3. Projetar modelos digitais (CAD) de placas de identificação com escrita braile de acordo com as normas de acessibilidade. 4. Realizar a impressão 3D dos protótipos utilizando materiais adequados. 5. Validar os protótipos junto a usuários com deficiência visual e realizar ajustes necessários.
Metodologia
1. Materiais Para o desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes equipamentos/instrumentos: 1.1 Impressora 3D FDM (Fused Deposition Modeling) 1.2. Filamento PLA (Polylactic Acid) 1.3. PC ou notebook com recurso (software) de modelagem 3D (Inventor, Fusion 360, Solid Edge, Solid Works ou similar) 1.4. Recurso de fatiamento software slicer (Cura) 1.5. Normas da ABNT e da NBR 9050 sobre acessibilidade. 1.6. Instrumentos para realização de medições (Régua graduada, paquímetro) 2. Métodos As atividades do projeto ocorrerão através de etapas listadas abaixo, que podem acontecer simultaneamente. -Etapa 1: Levantamento bibliográfico e normativo sobre sinalização em braile -Etapa 2: Levantamento de campo dos ambientes educacionais para identificação de pontos críticos de sinalização; -Etapa 3: Modelagem 3D das placas, seguindo dimensões adequadas à leitura tátil e escrita braile; -Etapa 4: Impressão dos protótipos, legibilidade e funcionalidade.