Exibir Ação

Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sala Temática NEABI em Cada Canto - Edição Jogos e Brincadeiras Africanas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
08/07/2025
Previsão de Fim:
13/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Horizonte
Formas de Avaliação:
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcio Regis Pinto Pompeu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jean Pablo Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 08/07/2025 13/01/2026
Lorena Lima Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2025 13/01/2026
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/07/2025 13/01/2026
Maria Madalena da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2025 13/01/2026
Rayanne Carneiro de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 08/07/2025 13/01/2026
Vanilson Portela Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2025 13/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Sala Temática NEABI em Cada Canto - Edição Jogos e Brincadeiras Africanas” surge como uma resposta à necessidade de auxiliar as escolas municipais e estaduais localizadas na 9ª CREDE no cumprimento do que diz a Lei 10.639/2003. A referida lei determinou a obrigatoriedade do estudo da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Nessa perspectiva, as instituições educacionais constituíram-se como sendo espaços centrais para uma efetiva implantação da Lei 10.639/03. Apesar da maior conscientização e da ampliação da percepção sobre a importância de uma Educação Antirracista, há um consenso entre os especialistas em termos de efetividade no cotidiano das escolas, ainda há muito a caminhar.
Justificativa
Decorridos duas décadas da promulgação da Lei 10.639/2003 que colocou para os sistemas de ensino, para as escolas e para os docentes o desafio de desconstruir uma educação etnocêntrica na qual “estão alicerçadas nossas concepções de educação e currículo”, a pesquisa intitulada “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira”, lançada por Geledés – Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, com apoio da Imaginable Futures, Uncme e Undime, em abril de 2023, mostra como a referida Lei vem sendo ou não aplicada. A partir das respostas de 21% de todos os municípios brasileiros, um dos dados alarmantes da pesquisa diz respeito à estrutura para implementação da lei 10.639/2003, os quais demonstram que em 74% das secretarias respondentes não existe um profissional ou uma equipe responsável pelo ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. A "Sala Temática" é um ambiente físico especialmente desenhado, munido de recursos diversos para atingir um propósito bem definido. Dentro dessa concepção, o projeto "Sala Temática NEABI em Cada Canto - Edição Jogos e Brincadeiras Africanas" se apresenta como uma iniciativa que proporcionará a estudantes e à comunidade a oportunidade de se aprofundarem e valorizarem a cultura africana. Para isso, utiliza jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas e de integração, tornando o aprendizado dinâmico e envolvente. Portanto, a finalidade central desta sala temática do NEABI é promover a valorização e o reconhecimento da cultura africana de forma lúdica, por meio da utilização de jogos. Além disso, o projeto contribui significativamente para a efetivação da Lei nº 10.639/03 nas escolas, garantindo que a história e a cultura afro-brasileira sejam abordadas de maneira relevante e acessível.
Público Alvo
A comunidade externa beneficiada será composta, principalmente, por alunos e professores das escolas estaduais e municipais de Horizonte, que serão convidadas a participar do projeto através de contato via email e/ou ofícios enviados às escolas e CREDE 09, além de divulgação nas redes sociais do campus, visando atingir a população em geral interessada.
Objetivo Geral
Promover o conhecimento e a valorização da cultura africana, utilizando jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas e de integração.
Objetivo Específico
Promover a valorização e o reconhecimento da cultura africana de forma lúdica, através de jogos; Contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/03 nas escolas públicas em Horizonte; Aproximar o NEABI da comunidade externa, principalmente das escolas públicas pertencentes a 9ª CREDE.
Metodologia
A metodologia do projeto "Sala Temática NEABI em Cada Canto - Edição Jogos e Brincadeiras Africanas" foi planejada para assegurar uma abordagem educativa e envolvente, focada em promover o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira e africana por meio de atividades lúdicas nas escolas públicas. O processo se inicia com uma fase de preparação e planejamento, em que é realizada uma pesquisa para selecionar jogos e brincadeiras africanas. Com base nessa seleção, são desenvolvidos materiais que serão utilizados na sala temática. Ainda nesta etapa, serão selecionadas as escolas que receberão a sala temática. Na etapa de execução do projeto nas escolas, uma sala será transformada em um espaço temático dedicado aos jogos. Nesse ambiente, os alunos receberão orientação clara e informações detalhadas sobre cada jogo e brincadeira, incluindo suas regras e o contexto cultural. Isso permitirá que interajam ativamente com as atividades propostas, explorando e vivenciando a riqueza das tradições africanas. Por fim, a metodologia inclui um processo contínuo de avaliação. A experiência dos alunos será monitorada através de mensagens deixadas no Mural "O NEABI quer te ouvir", coletando feedbacks diretos sobre as atividades. Complementarmente, os integrantes do projeto realizarão avaliações constantes para identificar pontos de melhoria e ajustar as ações para as visitas futuras, garantindo aprimoramento contínuo da Sala Temática.