Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORJA: AMBIENTE LÚDICO PARA JOGAR E DESENVOLVER JOGOS ANALÓGICOS
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
21/07/2025
Previsão de Fim:
21/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Jaguaruana
Palhano
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Convite
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samuel Levi Silva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula da Silva Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
Andressa Bezerra Ferreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/12/2026
Antonio Ulisses de Lima Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
Davi Carlos de Oliveira Meri Pobo Integrante Sem vínculo Não 2 25/07/2025 18/12/2026
Guilherme Emanuel Rocha e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
Jean Lucas Oliveira Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
NATALIA BEATRYZ SILVA CARNEIRO IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
YANE FERNANDES BEZERRA IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/07/2025 21/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A indústria de jogos tem apresentado crescimento tanto em termos de demanda, quanto de oferta. Nos dias de hoje, é possível encontrar jogos inseridos nos mais variados contextos: como forma de entretenimento entre amigos, como metodologia de aprendizagem em cursos de programação para crianças ou até mesmo como forma de avaliação em disciplinas. Nas instituições de ensino de nível técnico e superior, é cada vez mais comum encontrar alunos de cursos de T.I. justificando seu interesse pela área com frases como “Quando me formar, quero trabalhar com jogos.” Os cursos técnicos e superiores da área, aqui na região, oferecem diversos suportes para alunos com esse perfil. Habilidades como programação e design são estimuladas desde os primeiros semestres dos cursos. No entanto, durante o processo de desenvolvimento de um jogo, é necessário lidar constantemente com atividades que vão além do que é visto em sala de aula. Como exemplo, podemos citar as atividades de raciocínio lógico que servirão para determinar as regras, restrições e objetivos dos jogadores. Ao conjunto dessas atividades, damos o nome de mecânicas de jogo. Para se compreender as diversas mecânicas presentes nos jogos, desde os cotidianos até os de grande produção, o indivíduo deve conhecê-las e ter noção de como cada uma das mecânicas impactam na jogabilidade de tais produtos. Dessa forma torna-se importante o descobrimento das mecânicas e o conhecimento de seus funcionamentos para assim criar jogos mais polidos e agradáveis para seus jogadores. Diante desse contexto, esse projeto de extensão possibilita aos alunos e a comunidade em geral, adquirir conhecimentos de mecânicas de jogos, indispensáveis a quem tem interesse pela área de desenvolvimento de jogos.
Justificativa
A motivação para este projeto está em possibilitar aos alunos e comunidade em geral adquirir conhecimentos indispensáveis a criação de um jogo, e que não estão presentes nas ementas dos cursos acessíveis à eles na cidade. Além disso, busca-se também proporcionar a interação interpessoal e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, empatia e o pensamento lógico por meio da proposição de diversos jogos lúdicos e a formação de equipes para trabalhos. Esta fase de criação de laços e aprendizado é demorada e requer tempo, portanto há a necessidade de se executar a ação como projeto. A interação constante é fundamental para, além da capacitação e criação de laços interpessoais, difundir o nome da instituição e do campus na cidade, principalmente com a participação do público externo. Este projeto é uma oportunidade a mais de inserção dos jovens da cidade na instituição para que eles possam também, porventura, se matricular nos cursos oferecidos pelo campus.
Público Alvo
Membros da comunidade local que tenham interesse na área de desenvolvimento de jogos. Nosso foco é prover espaço dentro do campus para 20 a 30 jovens de 16 a 30 anos moradores das regiões centrais da cidade, mais precisamente os bairros do Centro, Juazeiro, Tabuleiro, Cardeais, Caatinguinha, COHAB, Lagoa Vermelha e Córrego do Machado.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes de forma lúdica para o desenvolvimento de jogos de tabuleiro e cartas
Objetivo Específico
Distinguir os tipos e mecânicas dos jogos; Promover a inclusão e socialização dos estudantes; Proporcionar conhecimento formal sobre mecânicas de jogos para a criação de novos jogos; Testar jogos desenvolvidos pelos próprios participantes.
Metodologia
A presente versão deste projeto de extensão dará seguimento direto ao que foi estabelecido anteriormente. A fim de dar visibilidade e publicidade do projeto, este será divulgado para a comunidade externa por meios digitais e presenciais. No âmbito digital será divulgado, com antecedência mínima de 15 dias, a abertura e funcionamento da sala de jogos nas redes sociais virtuais do campus e do projeto. No âmbito presencial a divulgação será feita em visitas às escolas de ensino médio da cidade e em espaços públicos levando os jogos para dentro destes ambientes a fim de demonstrar o funcionamento e utilidade da FORJA. A entrada será livre para o público contanto que os participantes assinem listas de frequência e participem de questionários a respeito do funcionamento desta extensão e do que foi aprendido durante os encontros. Os alunos-monitores serão separados em escalas para que a sala permaneça aberta durante todas as noites da semana. Serão organizados encontros presenciais semanais de no máximo 3 horas de duração. Eles ocorrerão em sala dedicada para o projeto e terão a presença de um ou mais alunos-monitores para o acompanhamento das atividades. Os encontros têm por objetivo apresentar novos jogos e mecânicas e fazer uso deles. As atividades serão: ensinar a jogar os jogos disponíveis, jogar com os participantes, ensinar mecânicas novas e como dominá-las, discutir as mecânicas, gêneros e tipos do jogo, discutir quais pontos positivos e negativos do jogo e propor novas regras e mecânicas para aperfeiçoamento do jogo. Durante esses encontros serão feitas listas de presença e preenchimento de questionários para coleta de dados a respeito das impressões dos participantes a cerca dos jogos e suas mecânicas. O estímulo ao desenvolvimento e adaptação de jogos autorais será feito ao fim destes encontros por meio dos monitores, consolidando o aprendizado e estimulando a criatividade dos participantes. Espera-se, além do desenvolvimento de jogos pelos participantes, publicar artigos científicos que irão explorar as potencialidades e resultados obtidos das reuniões.