Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Articulação Ensino-Trabalho: Implantando e Acompanhando Estágios no Âmbito Institucional
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
01/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
São Benedito
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Carlos Walkyson Assuncao Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alzira Franciely Assunção Isidoro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Assiria Moita de Figueiredo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 01/02/2026
Carlos Walkyson Assuncao Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Ravenna Nycolle Cardoso Sousa Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Articulação Ensino-Trabalho: Implantando e Acompanhando Estágios no Âmbito Institucional” propõe estruturar, implementar e monitorar os estágios obrigatório e não-obrigatório dos cursos do IFCE Campus Tianguá, fortalecendo a relação entre formação acadêmica e mundo do trabalho. A iniciativa — alinhada à Linha de Extensão: Trabalho — visa criar fluxos institucionais claros, capacitar supervisores/docentes, acompanhar estudantes em campo e avaliar continuamente os resultados para retroalimentar as políticas de estágio.
Justificativa
As atividades de estágio através de uma Programa de Estágio estabelecido, setorialmente, contribui para acelerar a formação profissional, além de possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos obtidos na formação no ensino; motiva o estudo, pois se percebe a finalidade de aplicação do aprendizado e sente-se suas possibilidades; permite maior assimilação das matérias de estudo; ameniza o impacto da passagem da vida estudantil para a profissional; possibilita o estudante perceber as próprias deficiências e buscar o aprimoramento; permite adquirir uma atitude de trabalho sistematizado, desenvolvendo a consciência de produtividade; propicia melhor relacionamento humano; incentiva a observação e a comunicação concisa de ideias e experiências adquiridas, através dos relatórios que devem ser elaborados e entregues; incentiva o exercício do senso crítico e estimula a criatividade e permite o conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e o funcionamento das empresas e instituições em geral. O campus Tianguá tem crescido nas demandas de estágio numa interface para regularização dos processos de estágio. Concomitantemente, as empresas têm ofertado vagas para estagiários do campus, no entanto, a ausência de um programa de estágio regular para disciplinar estas demandas de acordo com o regulamento de estágio do IFCE tem sido um entrave para a celeridade dos processos. As ações do projeto de levantamento de estratégias para implementação do programa de estágio justificam a proposta desse projeto.
Público Alvo
Unidades Concedentes de Estágio, a saber órgãos públicos, iniciativa privada e terceiro setor dos seis municípios envolvidos Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Guaraciaba do Norte.
Objetivo Geral
Estabelecer estratégias de implantação do Programa de Estágio do campus Tianguá, de forma a se fazer cumprir a RESOLUÇÃO CONSUP / IFCE Nº 108, DE 08 DE SETEMBRO DE 2023 que estabelece o Regulamento do Estágio Supervisionado no Instituto Federal do Ceará – IFCE.
Objetivo Específico
- Mapear potenciais unidades concedentes de estágio no campus; - Mobilizar as unidades concedentes, através de visitas ou contatos de prospecção de estágios; - Traçar perfil do estagiário das unidades concedentes parceiras; - Avaliar as unidades concedentes de estágio já atuantes no campus; - Realizar o evento Parceiros no Campus para apresentação do IFCE.
Metodologia
1. Diagnóstico: 1.1 Levantamento de convênios existentes; 1.2 Aplicação de questionários a estudantes e supervisores; 1.3 Relatório situacional; 2. Planejamento: 2.1 Redação/revisão dos documentos normativos; 2.2 Definição dos indicadores de acompanhamento; 2.3 Revisão do Manual de Estágio; 3. Capacitação: 3.1 Oficinas formativas (presencial e EaD) sobre legislação, avaliação e segurança; 3.2 Produção de vídeos tutoriais; 4. Implantação & Acompanhamento: 4.1 Formalização de novos convênios; 4.2 Acompanhamento on-line de planos de atividades, frequências e relatórios; 4.3 Visitas técnicas; 5. Avaliação & Devolutiva: 5.1 Reuniões de feedback com cursos e parceiros; 5.2 Seminário de socialização de resultados. Metodologicamente, o projeto adota abordagem participativa, articulando reuniões com colegiados de curso, NDE’s e parceiros externos, além de utilizar instrumentos de avaliação formativa (check-lists, autoavaliação do estagiário, feedback 360°).