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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação Financeira nas Escolas
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
04/08/2025
Previsão de Fim:
04/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hudson Souza Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Lia Freitas Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/08/2025 04/02/2026
Hudson Souza Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/08/2025 04/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Educação Financeira diz respeito ao aprendizado sobre como cuidar bem do dinheiro, planejar gastos, economizar e investir de forma consciente. Por desempenhar um papel essencial na formação de jovens e adultos levando orientações sobre planejamento financeiro, consumo responsável e importância da poupança, o conhecimento acerca dessa temática mostra-se importante, pois ajuda a evitar dívidas, permite realizar sonhos e pode garantir segurança para o futuro. O Projeto de Educação Financeira nas Escolas Públicas objetiva promover a mudança de comportamento no trato com as finanças pessoais dos estudantes das escolas da rede pública estadual do município de Iguatu-CE, conscientizando sobre a importância do uso dos recursos financeiros de forma responsável. Deste modo, o projeto promoverá uma cultura de planejamento financeiro entre os alunos das escolas estaduais, contribuindo também para sua formação humana, profissional e cidadã.
Justificativa
A implementação do Projeto de Educação Financeira nas Escolas Públicas do município de Iguatu-CE justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos conhecimentos e práticas que favoreçam o desenvolvimento de uma relação saudável e consciente com o dinheiro. Em um contexto socioeconômico onde o consumo impulsivo e o endividamento são cada vez mais comuns, torna-se imprescindível oferecer orientações que promovam o planejamento financeiro, a poupança e o investimento responsável desde a infância e adolescência. Além de contribuir para a autonomia e segurança financeira futura dos estudantes, o projeto também visa fortalecer valores como responsabilidade, organização e cidadania, preparando-os para tomar decisões mais assertivas em suas vidas pessoais e profissionais. Dessa forma, a educação financeira se revela como um instrumento indispensável para a formação integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
Público Alvo
Alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas do município de Iguatu-CE.
Objetivo Geral
Capacitar os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio das escolas públicas do município de Iguatu-CE, para uso consciente e responsável dos recursos financeiros, promovendo uma cultura de planejamento financeiro a fim de contribuir para sua formação humana, profissional e cidadã.
Objetivo Específico
• Instruir os alunos sobre planejamento financeiro mediante a elaboração de orçamento pessoal e familiar, controle das entradas e saídas de recursos e estabelecimento de metas; e • Discutir estratégias para evitar o endividamento, utilizando ferramentas práticas e acessíveis.
Metodologia
Inicialmente será realizado um levantamento de material didático acerca da temática, compreendendo cartilhas, apostilas e livros oriundos de cursos de formação continuada da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, seguida de análise a fim de subsidiar a elaboração de material a ser utilizado na execução do projeto. Ademais, o bolsista passará por um momento de preparação para atuar na transmissão dos conteúdos, envolvendo o estudo do material coletado e planejamento das atividades. Será escolhida uma escola da rede estadual de Iguatu para a realização do projeto. Deste modo, o bolsista fará quatro encontros mensais de, pelo menos, 1 hora de atividades em sala de aula, ficando os períodos em que ele não estiver em campo destinados para estudo e preparação de material. Na etapa de execução, serão explanados conteúdos como: relação com o dinheiro, orçamento pessoal e familiar, endividamento e planejamento financeiro, entre outros. Estes assuntos serão abordados de forma teórica, utilizando-se também de metodologias lúdicas como jogos e atividades recreativas para tornar o conteúdo interessante e facilitar o aprendizado dos estudantes. Por sua vez, a realização desse projeto nas escolas de ensino médio de Iguatu vem reafirmar a missão do Instituto Federal do Ceará – IFCE como instituição que produz, dissemina e aplica conhecimentos científicos e tecnológicos, visando a formação integral do cidadão e sua inserção social, política, cultural e ética.