Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Diversidade em Foco: diagnóstico e formação em Gênero e Sexualidade no ambiente escolar
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade sexual
Data de Início:
21/07/2025
Previsão de Fim:
21/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lorena Kelly Alves Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Lorena Kelly Alves Pereira IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 21/07/2025 21/01/2026
Maria Eduarda da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 21/07/2025 21/11/2025
Rosilea Agostinha de Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 21/07/2025 21/01/2026
Samara Taveira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/07/2025 21/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola estadual Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão “Diversidade em Foco: diagnóstico e formação em gênero e sexualidade no ambiente escolar” é uma iniciativa do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do IFCE Campus Crato, com foco prioritário na comunidade externa, especialmente em espaços escolares e comunitários do entorno. O projeto tem como principal objetivo promover o diálogo e a formação crítica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade junto a educadores, estudantes e demais integrantes da sociedade civil, contribuindo para o fortalecimento de práticas inclusivas e respeitosas nos ambientes educacionais e sociais. A proposta justifica-se pela necessidade de ampliar o alcance e o impacto social das ações do NUGEDS-Crato, estendendo suas atividades para além dos muros da instituição e envolvendo ativamente a população local em processos formativos. Ao fomentar a participação da comunidade externa em debates qualificados, o projeto visa não apenas compartilhar conhecimento acadêmico, mas também construir pontes com a realidade vivida por essas comunidades, fortalecendo redes de apoio e valorizando saberes diversos. A adesão de novos/as membros/as ao grupo de estudos e o diálogo com escolas e espaços comunitários reforçam o compromisso do IFCE com a promoção da equidade e dos direitos humanos.
Justificativa
As discussões sobre gênero e diversidade têm ganhado cada vez mais relevância no ambiente escolar, especialmente em contextos sociais marcados por desigualdades, onde a promoção da equidade, da inclusão e do respeito às diferenças se torna fundamental para o desenvolvimento humano e social (Louro, 1997). No entanto, ainda se observa uma lacuna significativa na participação ativa da comunidade escolar externa — como professores, estudantes e gestores de escolas públicas — em iniciativas de formação e reflexão crítica sobre essas temáticas. Este projeto de extensão surge da necessidade de fortalecer o diálogo entre o IFCE Campus Crato e a comunidade externa, sobretudo no âmbito da educação básica, oferecendo espaços formativos e acolhedores para o debate respeitoso sobre gênero e diversidade. A proposta busca compreender os fatores que influenciam o engajamento (ou a falta dele) por parte de estudantes e educadores/as em ações relacionadas a essas pautas, ao mesmo tempo em que propõe a realização de um diagnóstico participativo e oficinas temáticas em uma escola estadual do município do Crato. Ao promover a escuta ativa e a troca de saberes com a comunidade externa, o projeto contribui para a formação cidadã, o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas e a construção de ambientes escolares mais justos e sensíveis à diversidade.
Público Alvo
20 estudantes oriundos/as de escola de ensino médio estadual, parceira do projeto.
Objetivo Geral
Promover o engajamento da comunidade externa, com ênfase em uma escola estadual do município do Crato, nas ações formativas e no grupo de estudos do NUGEDS, ampliando o debate sobre gênero e diversidade para além do ambiente acadêmico.
Objetivo Específico
- Investigar as motivações, interesses e possíveis barreiras dos/as alunos/as em relação à participação em ações voltadas a gênero e diversidade; - Ampliar a visibilidade e o alcance do grupo de estudos do NUGEDS entre as comunidades estudantis do campus e de escola estadual do município do Crato; - Estimular a reflexão crítica e o diálogo sobre práticas discriminatórias no ambiente escolar; - Fomentar a criação de uma rede de apoio e pertencimento entre os/as participantes do projeto; - Formar jovens multiplicadores/as capazes de compartilhar os conhecimentos adquiridos nas atividades do projeto com seus colegas em sala de aula, promovendo o diálogo e a sensibilização para o respeito às diferenças, construindo, assim, uma rede de combate a todo tipo de preconceito e discriminação no ambiente escolar.
Metodologia
A partir da realização de um diagnóstico participativo — que incluirá a aplicação de questionários e rodas de conversa — o projeto pretende mapear as motivações, interesses e desafios enfrentados por estudantes e educadores/as no trato de temas relacionados a gênero e diversidade sexual. Com base nesses dados, serão organizadas oficinas formativas voltadas para as comunidades estudantis (IFCE Campus Crato e escola da rede pública local), com o objetivo de promover uma formação crítica e sensível sobre questões como identidade de gênero, sexualidade, direitos humanos, preconceitos estruturais e práticas pedagógicas inclusivas. Para tanto, será efetuada, mediante diálogo prévio, uma parceria com uma escola estadual da rede pública (a ser definida). Após parceria instituída, serão selecionados/as vinte estudantes da escola parceira e dez alunos/as do Campus Crato para participarem do grupo de estudos do NUGEDS-Crato, espaço onde ocorrerão as oficinas formativas. Após isso, a execução do projeto se dará em quatro etapas principais: 1 – Seleção de estudantes: serão selecionados/as dois alunos/as por turma (do campus e da escola parceira), obedecendo a critérios de notas e indicação de docentes com base em identificação do/a estudante como liderança juvenil; 2- Diagnóstico participativo: - Elaboração e aplicação de questionário online e/ou presencial para os/as estudantes selecionados/as; - Realização de rodas de conversa abertas para aprofundar as percepções dos/as estudantes sobre gênero e diversidade e; - Análise dos dados coletados para identificar os principais interesses e desafios enfrentados pelos/as alunos/as. 3- Planejamento e divulgação das oficinas de formação - A partir do diagnóstico, serão definidos os temas das oficinas, priorizando os assuntos de maior interesse e necessidade apontados; - Criação de peças gráficas e campanhas em redes sociais e cartazes nas escolas para divulgação. 4- Oficinas formativas - Realização de oficinas quinzenais com facilitadores/as convidados/as e membros/as do NUGEDS; - Utilização de metodologias ativas, como dinâmicas em grupo, estudos de caso, debates e exibição de vídeos com discussão. Ressaltamos que a divulgação das ações do projeto será feita através da divulgação de cards e campanhas nas redes sociais oficiais do IFCE e do NUGEDS, especialmente dirigidas à comunidade externa, conforme relatado no item 3. Por fim, a avaliação das oficinas será realizada por meio de formulário no google forms e aplicada aos/às participantes durante a última oficina.