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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II FÓRUM DE SABERES SUSTENTÁVEIS: DIÁLOGO SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
09/07/2025
Previsão de Fim:
09/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Forúm
Ciclo de Debates
Seminário
Exposição
Mostra
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Denise Magalhaes Dutra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
David Moreno Montenegro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Denise Magalhaes Dutra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Eugenia Tavares Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Francisco Glauco Gomes Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Isabel Cristina Carlos Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Lilian Aparecida Mudado Suassuna Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/07/2025 09/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE realizará seu II FÓRUM DE SABERES SUSTENTÁVEIS: DIÁLOGO SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO, o qual é direcionado aos alunos dos cursos técnicos-integrados, do ensino superior, bem como à comunidade externa. A abertura desse Fórum se dará na manhã do dia nove de julho, das 8h às 12h, com mesa redonda sobre questão política ambiental no Brasil e no mundo, com um panorama da situação de diversas áreas do saber: Língua Portuguesa, Geografia, Sociologia e Biologia. Na segunda parte da manhã, continua-se a mesa redonda, com espaço de perguntas, respostas e reflexões finais, evidenciando-se assim a urgência de se percorrer vias que mostrem possíveis soluções para problemática socioambiental
Justificativa
Com a imposição da crise ambiental em nosso planeta, juntamente aos graves conflitos bélicos, ao declínio da economia global, além da revolução tecnológica, surge a demanda de novos paradigmas, para o processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia, Biologia, Matemática em um percurso, transdisciplinar e sustentável (BRUNDTLAND, 1987). Além disso, ao adentrar no cotidiano da sala de aula, (ROJO, 2012) ressalta sua “impressão de desinteresse, desânimo e resistência dos alunos em relação às propostas de ensino e letramento oferecidas pelas práticas escolares”, em paralelo às limitadas condições de leitura, que muitos desses alunos possuem. Por essa razão, sendo o IFCE uma instituição pública, na qual seus discentes pertencem, em sua maioria, à categoria social de baixa renda, evidencia-se, dentre outros desafios, a necessidade de se recorrer à perspectiva dialógica desses saberes, pelo viés da ecologia integral (FOLLMANN, 2020). O diálogo das diversas ciências, nessa linha, em parceria com esses saberes, torna-se, modelo para uma compreensão mais inteligível (Morin, 2011) da realidade circundante. Considera-se que, assim, se promove a formação cidadã, política social do corpo discente envolvido. E isso implica, sobretudo para o processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa, em perspectiva dialógica, olhar para a estreita ligação entre relação social, comunicação e interação verbal, em que os sujeitos desse itinerário participem ativamente dessa produção de sentidos, daí considerar que “Toda refração ideológica do ser em processo de formação, seja qual for a natureza de seu material significante, é acompanhada de uma refração ideológica verbal, como fenômeno obrigatoriamente concomitante. A palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” (BAKHTIN - Círculo de Volochnov, 1981, p. 38). Diante do exposto, dialogar sobre tais questões é o que esse primeiro fórum de saberes sustentáveis visa realizar no IFCE, com o intuito de promover o aluno como sujeito ativo, nesse processo de ensino aprendizagem transdisciplinar, o qual aciona saberes múltiplos, empregando construtos teóricos, pedagógicos que instiguem à vivência de práticas sustentáveis.
Público Alvo
Familiares de alunos e professores do IFCE, alunos e professores de outras instituições públicas educacionais e associações várias.
Objetivo Geral
Promover a cultura da ecologia integral, em uma perspectiva de ensino aprendizagem transdisciplinar, no âmbito interno e externo do IFCE/campus Fortaleza.
Objetivo Específico
Dialogar com o corpo discente, docente e público externo sobre a gravidade das crises climáticas no mundo e no Brasil; Articular, no processo de ensino aprendizagem, diferentes e múltiplos saberes, com maiores interações entre corpo discente e docente de várias áreas, por meio de temáticas referentes à sustentabilidade, na perspectiva da ecologia integral, sobretudo no ensino médio integrado do IFCE / campus Fortaleza
Metodologia
A metodologia do II FÓRUM DE SABERES SUSTENTÁVEIS vincula-se à abordagem qualitativa, com perspectiva etnográfica, pelo contexto sociocultural dos Institutos Federais, além de relacionar-se à língua Portuguesa no universo da área de educação, das ciências humanas, dialoga com às ciências da natureza e com às ciências exatas, suscitando para o espaço educativo, conceitos culturais, posições, valores que perpassam os discursos do corpo discente envolvido no ensino aprendizagem dessas áreas. Daí o emprego de múltiplas concepções, advindas das diversas áreas do conhecimento e dos diversos saberes humanos, numa perspectiva transdisciplinar, a qual busca, não uma fragmentação do saber, mas uma interação conceitual que mantém o arcabouço teórico dessas disciplinas em seu devido aprofundamento. (Morin, 1991, apud Santos, 2006). Por essa razão, é necessário que aconteçam interações entre os docentes e discentes envolvidos nesse processo de conhecimento desses discursos relacionados à ecologia integral, durante as respectivas ações desse evento. (LUDKE, 1986). Além disso, a esse viés interativo, associa-se a metodologia colaborativa, a qual articula-se, a partir da produção de saberes, com negociações entre os pesquisadores em uma relação teórico-prático, no espaço educacional e na academia. (IBIAPINA, 2007, p. 114 - 115). Diante do exposto, as ações vinculadas ao Fórum delineiam-se em mesas redondas, diálogos vários, apresentações de trabalhos, produções textuais e projetos, além de relatório final, beneficiando um público entre 200 a 1500 alunos, pela divulgação em mídias e redes sociais do IFCE.