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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Transforma IFCE: educação para a diversidade sexual e de gênero
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade sexual
Data de Início:
30/07/2025
Previsão de Fim:
30/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberta Menezes Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Ioneide de Souza Bandeira Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Ana Paula Bezerra Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Ana Teresa Bezerra da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Daniela Lucas Selba IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
David Ycaro Peixoto Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Maria Tereza de Sousa Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Mateus Sousa Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Michele Alves Salviano IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Moiza Siberia Silva de Medeiros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Monalisa Fernandes Leite Figueiredo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Nicole Bezerra Costa EEMTI Liceu Dr. José Gondim Integrante Sem vínculo Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Pedro Vieira Silva Filho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 31/07/2025 30/01/2026
Raimunda Nonata Costa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 31/07/2025 30/01/2026
Roberta Menezes Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/07/2025 30/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Por meio do projeto de extensão, pretendemos com as ações ora projetadas contribuir para iniciar as discussões no nosso campus e na rede estadual de ensino de Iguatu-CE. Nossa finalidade é propiciar um ambiente escolar e acadêmico de respeito aos direitos humanos, à diversidade sexual e de gênero. Para alcançar esta finalidade, pretendemos desenvolver formações para ampliar o conhecimento teórico-prático da comunidade interna do Campus Iguatu (bolsista, membros que compõem o NUGEDS Iguatu, estudantes do ensino superior e servidoras/es) e do público externo composto pelo movimento LGBTQI+, jovens estudantes e profissionais da educação que atuam nas escolas estaduais de nosso município), mediante a aproximação da temática para que possam identificar e contribuir com a modificação da realidade vivenciada pela comunidade LGBTQIAPN+ e intervirem sobre as expressões da violência institucional.
Justificativa
A sexualidade humana é uma questão complexa e exige que seja abordada amplamente para o autoconhecimento e enfrentamento aos preconceitos, sendo a escola um dos espaços centrais para a promoção do respeito à pluralidade e diversidade humana. Na contramão desta afirmação, estudos mostram que, infelizmente, as instituições de ensino têm sido palco de situações de homofobia e transfobia. Junqueira (2009) afirma que na vida escolar, é uma constância o que ele chama de “pedagogia do insulto” que é “constituída de piadas, brincadeiras, jogos, apelidos, insinuações, expressões desqualificantes – poderosos mecanismos de silenciamento e de dominação simbólica” (p. 17).
Público Alvo
Jovens da comunidade LGBTI+ que pretendem ingressar no IFCE futuramente que estudam nas escolas estaduais de Iguatu, profissionais da educação das escolas estaduais de Iguatu e Movimento LGBTI+
Objetivo Geral
Desenvolver uma cultura de respeito aos direitos humanos e à diversidade sexual e de gênero no IFCE e nas escolas estaduais de Iguatu.
Objetivo Específico
• Acolher jovens e estudantes LGBTQIAPN+, famílias, movimento LGBTI+, educadoras/es e aquelas (es) que se interessam pelo tema para discutir sobre a violência institucional no espaço educacional; • Visibilizar e prevenir a violência institucional contra a população LGBTQIAPN+ no IFCE e nas escolas estaduais de iguatu; • Propiciar a construção de um ambiente educacional mais acolhedor com respeito à diversidade sexual e de gênero.
Metodologia
O projeto de extensão “Transforma IFCE: Educação para a diversidade sexual e de gênero” apresenta como pressuposto o respeito às formas de conhecer e saber, a partir de uma prática educativa dialógica, participativa e sensível às necessidades das (os) participantes. Desta maneira, nossa proposta que tem como referencial teórico-metodológico a Educação Popular Freiriana privilegia as experiências dos diversos sujeitos participantes envolvidos, seus sentimentos, as visões de mundo, as reflexões, a afetividade, o diálogo e a busca de soluções dos problemas institucionais abordados. As ações a serem desenvolvidas, portanto, visam a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e à diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar e acadêmico do IFCE Campus Iguatu e nas escolas estaduais do município. A primeira ação será a realização do 1º Fórum LGBTI+ Estudantil do IFCE Campus-Iguatu, em parceria com o Departamento de Ensino, o Departamento de Assistência Estudantil e o Setor de Saúde, como atividade incluída na programação de aniversário dos 70 anos do Campus Iguatu, em que se debaterá a temática e se propiciará um momento de escuta das (os) estudantes para a elaboração de propostas voltadas para a construção de um espaço institucional de promoção de direitos e de combate aos preconceitos, à desvalorização e aos sofrimentos enfrentados pelo segmento. Para a realização do fórum, a equipe organizadora terá reuniões semanais. Quanto à programação, o fórum será realizado em dois turnos (Tarde e noite), contabilizando 4h em cada turno, no dia 17 de setembro, para contemplar a participação discente dos curso de ensino superior do campus. A divulgação do Fórum será realizada através das mídias sociais do IFCE Campus Iguatu, passagens em sala, pelos grupos de estudantes no whatsApp e afixação de cartazes. As inscrições serão realizadas em parceria com o setor de comunicação do campus e o link divulgado em cartazes e mídias sociais. Para a organização e realização do fórum, a equipe será dividida em comissões: divulgação, inscrição, infraestrutura, condução e relatoria do fórum. Ainda em setembro, faremos a sistematização de um documento com as principais demandas elencadas no Fórum, a partir da relatoria do Fórum, a ser apresentado para a Direção Geral, Coordenações dos cursos e representantes dos departamentos do Campus Iguatu, com o objetivo de visibilizar a violência institucional contra a população LGBTQIAPN+ na escola e pensar ações preventivas. Estas demandas também serão socializadas nos espaços formativos com servidoras/es do IFCE. A partir de outubro até o mês de dezembro de 2025, iniciaremos as formações nas escolas estaduais de Iguatu. Para a efetivação desta proposta, iremos apresentar o projeto de extensão e dialogar com a CREDE 16 e, posteriomente, com as direções das escolas estaduais, em agosto de 2025, para agendar previamente as datas das atividades formativas com os diversos segmentos que compõem o âmbito educacional, a exemplo de terceirizadas (os) (recepcionistas, seguranças, serviços gerais), professoras (es) e técnico-administrativos, no intuito de propiciar a construção de um ambiente mais acolhedor com respeito à diversidade sexual e de gênero, enfrentando, desta forma, a violência nas instituições contra a população LGBTQI+. Para as/os estudantes da rede estadual, iremos realizar as oficinas temáticas sobre diversidade sexual. As formações para os dois públicos, profissionais e estudantes, contabilizarão 4h para cada segmento e serão realizadas por escola. No IFCE, realizaremos a atividade formativa com o corpo docente e técnico-administrativo em um momento especifico agendado em conjunto com a gestão do campus Iguatu, com carga-horária de 4h. As formações serão realizadas nas oito (8) escolas estaduais, a saber: CEJA Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota; EEEP Amelia Figueiredo de Lavor; EEMTI Liceu Dr. José Gondim; EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro; EEMTI Edson Luiz Cavalcante de Gouveia; EEMTI Filgueiras Lima, EEMTI Governador Adauto Bezerra e EEMTI Maria Daurea Lopes. Para o público juvenil, realizaremos oficinas temáticas no mesmo período. Estas atividades serão realizadas por equipes compostas por servidoras, estudantes e membros externos, . A avaliação do projeto será processual. Ao final de cada atividade realizada, a exemplo do Fórum, das formações e oficinas, avaliaremos a participação em grupo, o engajamento e a motivação do público no que se refere à temática abordada, bem como a compreensão satisfatória ou não satisfatória dos conteúdos trabalhados, mediante avaliações práticas. Estudantes que fazem parte do projeto serão avaliadas/os quanto ao desemprenho que compreende a assiduidade, participação, o engajamento e facilitação nas atividades do projeto. Haverá reuniões com a equipe para avaliar os momentos realizados. Ao final do projeto, produziremos o relatório final.