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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Descortinando a Literatura Afro-Indígena: Identidades que falam
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
14/07/2025
Previsão de Fim:
14/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Patricia da Conceicao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Patricia da Conceicao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/07/2025 14/01/2026
Jonas Brito dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/07/2025 14/01/2026
Karina de Morais e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/07/2025 14/01/2026
Lia Nojosa Sena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/07/2025 14/01/2026
Maria Clara de Sousa Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 30/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Título: Descortinando a Literatura Afro-Indígena: Identidades que Falam O projeto Descortinando a Literatura Afro-Indígena: Identidades que Falam surge como uma ação afirmativa e educativa do NEABI no IFCE Campus Tauá, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade às vozes historicamente silenciadas da literatura afro-brasileira e indígena. A proposta consiste na seleção de textos literários de autores(as) negros(as) e indígenas que abordem temas como identidade, ancestralidade, resistência e pertencimento, os quais serão interpretados e declamados por estudantes do ensino médio. As produções serão gravadas em vídeo com o apoio da equipe de mídia do campus e divulgadas nas redes sociais institucionais, como forma de sensibilizar a comunidade acadêmica e externa para a riqueza cultural e literária desses povos. O projeto pretende ainda fomentar o protagonismo estudantil, o letramento crítico e o respeito à diversidade, integrando arte, literatura e tecnologia como instrumentos de transformação social.
Justificativa
A literatura afro-brasileira e indígena é um campo rico, diverso e ainda marginalizado dentro dos espaços institucionais formais de ensino. Essa produção literária representa vozes que resistem, narram e constroem memórias e identidades por meio da palavra. No contexto educacional, promover o contato dos alunos e da comunidade com essas literaturas significa contribuir para uma formação mais plural, crítica e inclusiva. Este projeto busca descortinar essas vozes, tirando o véu da invisibilidade histórica e cultural que recai sobre autores(as) negros(as) e indígenas, possibilitando que seus textos sejam conhecidos, interpretados, encenados e compartilhados com a comunidade interna e externa ao IFCE-Tauá. A proposta integra ações de leitura, produção audiovisual e difusão cultural, com foco na juventude do ensino médio, que atuará como protagonista no processo. Por meio da arte, da literatura e das mídias digitais, o projeto também contribui para a efetivação das políticas de educação das relações étnico-raciais, conforme prevê a Lei 10.639/03.
Público Alvo
O projeto Descortinando a Literatura Afro-Indígena: Identidades que Falam é uma ação do NEABI do IFCE Campus Tauá que visa valorizar a produção literária de autores e autoras afro-brasileiros e indígenas, por meio da leitura e declamação de textos literários representativos desses grupos. A proposta envolve estudantes do ensino médio em atividades de interpretação, gravação em vídeo e divulgação nas redes sociais institucionais, ampliando o alcance dessas vozes e promovendo o reconhecimento da diversidade étnico-racial brasileira. Além do envolvimento da comunidade acadêmica, o projeto tem como público-alvo externo a população dos municípios da região dos Inhamuns, onde o campus está inserido. Por meio da divulgação dos vídeos nas plataformas digitais do IFCE, pretende-se atingir familiares dos alunos, educadores, gestores públicos, estudantes de outras instituições e a sociedade em geral. O conteúdo veiculado proporcionará acesso à literatura afro-indígena, muitas vezes ausente dos currículos escolares, promovendo reflexões sobre identidade, cultura, ancestralidade e respeito à diversidade. Dessa forma, o projeto contribui para o fortalecimento do papel social do IFCE, levando à comunidade um conteúdo educativo e cultural que dialoga com os princípios da equidade, da inclusão e da valorização das raízes étnicas do povo brasileiro.
Objetivo Geral
Promover a valorização da literatura afro-brasileira e indígena por meio da leitura, interpretação e divulgação artística e midiática de produções literárias, com a participação ativa de estudantes do ensino médio do IFCE – Campus Tauá.
Objetivo Específico
Para alunos bolsistas: • Incentivar o protagonismo estudantil na produção cultural. • Desenvolver habilidades de leitura crítica, expressão oral, cênica e digital. • Estimular o contato com autores(as) e obras que dialogam com a diversidade étnico-racial brasileira. Para a comunidade acadêmica: • Integrar ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à valorização das culturas afro-brasileira e indígena. • Fortalecer o papel do NEABI como agente de promoção da diversidade e dos direitos humanos no campus. • Envolver servidores e docentes em práticas extensionistas de impacto social. Para o público externo: • Democratizar o acesso à literatura afro-indígena por meio das redes sociais e rádio. • Sensibilizar a comunidade local para a importância da representatividade e da pluralidade cultural. • Contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente da sua diversidade.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em etapas, ao longo de seis meses: Seleção dos Textos (Julho – Agosto): • Estudo e escolha de poemas, contos e trechos de autores(as) afro-brasileiros e indígenas como Conceição Evaristo, Eliane Potiguara, Cuti, Daniel Munduruku, Cristiane Sobral, entre outros. Ensaios e Preparação (Agosto – Setembro): • Oficinas de interpretação cênica, expressão vocal e gravação com o departamento de mídia do Campus IFCE_Tauá, acompanhamento de professores e colaboradores do NEABI. • Definição de roteiros para declamações, esquetes ou minifilmes. Produção e Gravação (Setembro – Outubro): • Gravação quinzenal das produções com o apoio da equipe de mídia do IFCE-Tauá. Divulgação e Ações Midiáticas (Agosto a Novembro): • Publicação quinzenal das produções nas redes sociais oficiais do campus. • Participações mensais no programa de rádio do IFCE Tauá, com um espaço fixo para o NEABI, apresentando resenhas de obras da literatura afro-indígena e reflexões dos alunos. Encerramento e Avaliação (Dezembro/Janeiro): • Mostra final com exibição das produções, reflexões dos participantes e avaliação do impacto do projeto.