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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Extensão inclusiva: O IFCE na construção da equidade e no combate ao capacitismo estrutural
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
11/08/2025
Previsão de Fim:
11/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Julio Anderson Silva Crisostomo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Natalia Sampaio Pinheiro Monteiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2025 11/02/2026
Jamile Costa Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 11/08/2025 11/02/2026
José Vitor Barbosa Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 11/08/2025 11/02/2026
Julio Anderson Silva Crisostomo IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 6 11/08/2025 11/02/2026
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2025 11/02/2026
Vitoria Livia Teixeira Batista IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 11/08/2025 11/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) dedica um capítulo ao Direito à Educação. Embora educação e ensino não sejam sinônimos, há entre eles uma forte conexão. Diante disso, cabe refletir: onde se insere a Extensão nesse contexto? No IFCE, os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) estão vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), o que evidencia uma articulação entre acessibilidade, inclusão e extensão. Mais do que discutir o local ideal do NAPNE no organograma institucional, é essencial afirmar que a inclusão deve ocorrer em todos os espaços da instituição e também fora dela. É nesse "para além dos muros institucionais" que se insere este projeto extensionista, que busca transformar realidades locais e contribuir para uma sociedade mais justa, com foco na equidade no IFCE. Assim, ao realizar ações como o Universo IFCE, pretendemos divulgar os direitos das pessoas com deficiência com base na legislação vigente, sempre cobrando sua aplicação também no contexto interno da instituição. Os NAPNEs foram regulamentados no IFCE pela Resolução CONSUP nº 050/2015, atualizada pelas Resoluções nº 064/2018 e, atualmente, pela nº 143/2023. A composição do NAPNE Caucaia foi formalizada pela Portaria nº 4698/2024, envolvendo servidores de diversas áreas, estudantes e seus responsáveis. A Lei 13.146/15, em seu Capítulo VII, também trata do Direito à Assistência Social, com foco na garantia de renda e no desenvolvimento da autonomia. A participação de estudantes com deficiência como bolsistas em projetos extensionistas é, portanto, uma forma concreta de empoderamento e construção de autonomia. Reconhecendo que o capacitismo é estrutural dentro e fora do IFCE, seu enfrentamento também precisa ser estrutural, por meio de uma educação anticapacitista que se expanda por todos os espaços institucionais. Todos temos responsabilidade nesse debate. Conhecer, divulgar e fazer cumprir a Lei 13.146/15 é um dever coletivo. A centralidade da participação direta das pessoas com deficiência e seu protagonismo são fundamentais, tanto na comunidade interna quanto externa. É crucial que esses sujeitos conheçam a legislação em profundidade, para que possam defendê-la diante dos desafios impostos pelo capacitismo. Com essa perspectiva, este projeto visa empoderar estudantes com deficiência, promovendo o conhecimento da LBI, o desenvolvimento de habilidades e a produção de materiais informativos. Esses conteúdos serão compartilhados em mídias digitais, murais do IFCE Caucaia e em eventos de extensão como o Universo IFCE, com protagonismo e participação ativa dos próprios estudantes.
Justificativa
Caucaia, município integrado à região metropolitana de Fortaleza, destaca-se como o segundo mais populoso do Ceará, com uma população superior a 355 mil habitantes (IBGE, 2022). Apesar do crescimento econômico impulsionado pelo turismo e pela indústria, a cidade enfrenta desafios significativos relacionados à inclusão social. Dados nacionais apontam que quase um quarto da população possui algum tipo de deficiência, sendo uma parcela considerável com limitações severas (IBGE, 2012). No entanto, no âmbito municipal, faltam informações detalhadas e atualizadas que possam orientar políticas públicas eficazes para garantir acessibilidade e inclusão dessas pessoas, evidenciando a necessidade urgente de intervenções estruturais voltadas para a equidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Caucaia, de 0,682 (IBGE, 2010), situa-se abaixo da média nacional, evidenciando desafios estruturais significativos, mesmo em um município com sua dimensão populacional, proximidade à capital e desenvolvimento industrial. Entre esses desafios, destacam-se o acesso limitado a saneamento básico adequado e os altos índices de violência, que posicionam a cidade entre as mais violentas do estado e do país (Atlas da Violência, IPEA, 2024). Tais fatores ampliam as vulnerabilidades sociais das pessoas com deficiência, reforçando a urgência de ações inclusivas e de equidade. Nesse cenário, o IFCE Campus Caucaia se apresenta como a primeira e única instituição pública de ensino superior no município, ofertando uma gama diversificada de cursos superiores, técnicos, de especialização e um programa de mestrado. Com mais de dez cursos regulares, incluindo seis técnicos, o IFCE tem se consolidado como um importante polo educacional e de oportunidades para a comunidade local e regional, ampliando continuamente sua estrutura física e humana para atender à demanda crescente. A formação oferecida pelo IFCE transcende o aspecto técnico, incorporando valores essenciais da educação para a cidadania, entre eles a valorização da diversidade e a inclusão das pessoas com deficiência. Estudantes que convivem e aprendem com colegas com deficiência desenvolvem habilidades fundamentais para atuar em ambientes diversos, promovendo uma cultura inclusiva e anticapacitista, tanto durante sua formação quanto na sua inserção profissional futura. A presença de estudantes com deficiência, incluindo aqueles com autismo e participantes de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), reforça o compromisso da instituição com a inclusão efetiva, demonstrada também pela priorização dessas pessoas em bolsas e auxílios financeiros vinculados ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A inclusão desses estudantes em espaços acadêmicos e extensionistas contribui para a representatividade e serve como exemplo prático do combate ao capacitismo estrutural, mostrando à comunidade externa que o IFCE é uma instituição que promove, de fato, a equidade. Eventos como o “Universo IFCE”, palestras abertas, visitas de futuros estudantes e suas famílias, e outras ações extensionistas, reforçam a imagem institucional inclusiva e acessível, dialogando com a sociedade em um processo de troca e influência mútua. O NAPNE, comprometido com a educação para todos, integra em suas ações princípios fundamentais como a universalização do acesso à educação de qualidade, o acolhimento da diversidade, a autonomia das pessoas com deficiência e a promoção de uma cultura anticapacitista. As atividades desenvolvidas abrangem tanto o ambiente interno quanto a comunidade externa, reconhecendo que a luta contra o capacitismo estrutural exige uma abordagem abrangente e contínua, que articula conscientização, formação e práticas inclusivas em múltiplos espaços. Diante disso, o projeto “Extensão inclusiva: O IFCE na construção da equidade e no combate ao capacitismo estrutural” propõe fortalecer a atuação extensionista como ferramenta estratégica para promover a equidade e a inclusão, integrando ações internas e externas que contribuam para a desconstrução de barreiras e preconceitos. Assim, o IFCE reafirma seu papel social e educativo, comprometendo-se a ser referência na construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva, onde a representatividade e o protagonismo das pessoas com deficiência sejam valorizados e ampliados.
Público Alvo
O potencial de alcance deste projeto é ampliado pela própria natureza do IFCE, que forma professores e profissionais de diversas áreas. Esses formandos têm grande capacidade para atuar como multiplicadores e disseminadores de saberes pró-equidade. Dessa forma, estudantes, servidores e pais de alunos podem levar esses conhecimentos e práticas assertivas para diferentes espaços, fomentando debates essenciais para os quais serão preparados por meio do contato com materiais produzidos e disponibilizados no “ambiente formador”, bem como pelas experiências e convivências que a representatividade promove. Além disso, visitantes do campus do IFCE Caucaia, incluindo aqueles externos à comunidade acadêmica, terão acesso ao material produzido. Pessoas que acessarem o site e as redes sociais do IFCE Caucaia também poderão acompanhar divulgações relacionadas à legislação e aos conteúdos do projeto. O projeto contempla duas atividades principais durante o período de estágio, ambas abertas ao público interno e externo, alinhadas com a natureza das ações de Extensão. A primeira atividade consiste na montagem e disponibilização para visitação das “Salas Sensoriais como Oficinas de Habilidades”. Essa ação será parte de um evento aberto à comunidade externa, com visitas guiadas que têm como objetivo apresentar o campus à população local, especialmente estudantes do ensino fundamental de outras instituições municipais e privadas, com foco especial nesse público. A expectativa é receber cerca de 125 estudantes externos na primeira atividade. A segunda atividade será uma série de palestras e debates abertos, com foco em temas como representatividade, acessibilidade e inclusão educacional. Essa etapa será planejada com a participação da(o) estudante bolsista e também será aberta à comunidade externa. A previsão é de receber aproximadamente 25 participantes, incluindo educadores de outras instituições, pessoas com deficiência e familiares. Assim, estima-se um público externo total de pelo menos 150 visitantes ao somar as duas atividades abertas. O material produzido pela(o) estudante ao final do estágio terá ainda um alcance ampliado, por meio das mídias do campus e pela divulgação realizada por multiplicadores, impactando cerca de 50 pessoas adicionais. Portanto, o total esperado de beneficiados da comunidade externa é em média 200 pessoas (com variação entre 175 e 225). Considerando a comunidade interna, o público total beneficiado pelo projeto deverá variar entre 300 e 400 pessoas.
Objetivo Geral
Promover o empoderamento, a autonomia e o sucesso acadêmico de estudantes com deficiência, por meio da aplicação de conhecimentos e processos que favoreçam a criação de oportunidades de aprendizagem e a troca de saberes com a comunidade externa, em atividades inclusivas e acessíveis a esse público.
Objetivo Específico
Fortalecer a integração e o vínculo entre os estudantes e a Instituição, promovendo um ambiente acolhedor e participativo. Ampliar o conhecimento dos estudantes sobre temas variados, incluindo conteúdos curriculares, assuntos transversais, legislação vigente e princípios da formação anti-capacitista. Fomentar a autonomia dos estudantes por meio do desenvolvimento de habilidades abrangentes, adaptando os percursos formativos às necessidades individuais. Elaborar e disseminar materiais informativos sobre a legislação vigente, considerando a perspectiva dos estudantes com deficiência, garantindo ampla divulgação tanto interna quanto externa. Organizar e realizar duas atividades públicas durante o estágio, abertas à comunidade interna e externa, com o objetivo de promover a Extensão e possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre a Instituição e a sociedade. Contribuir proativamente no planejamento, montagem e disponibilização para visitação das “Salas Sensoriais como Oficinas de Habilidades”. Auxiliar no planejamento e execução da atividade “Educação Inclusiva - Inclusão: Apresentações e Debates Assertivos”, que visa promover a representatividade e a inclusão educacional, com participação ativa do estudante bolsista, demais discentes, servidores e comunidade externa.
Metodologia
As atividades deste projeto serão desenvolvidas em uma única etapa, com duração total de seis meses, sendo as atividades do(a) estudante bolsista desenvolvidas dentro deste período, por um período de quatro meses (de 11 de agosto a 11 de dezembro de 2025). Os trabalhos serão subdivididos em ciclos mensais para fins de registro e acompanhamento por meio de relatórios. O foco estará na produção de materiais de divulgação interna e externa, no apoio ao planejamento e execução de eventos e atividades de extensão no campus, cumprindo as diretrizes da política de extensão. As atividades do(a) estudante bolsista serão realizadas predominantemente na sala do NAPNE, podendo se estender a outros espaços institucionais. A carga horária semanal será de 12 horas, organizadas de modo a não coincidir com as aulas regulares do(a) aluno(a). A participação no projeto como bolsista representa uma oportunidade de empoderamento, desenvolvimento de autonomia, organização e construção de conhecimento, pilares essenciais para todos os estudantes, inclusive aqueles com deficiência. Desde a seleção até o engajamento nas atividades, o(a) bolsista é protagonista na condução do projeto, na produção de materiais inclusivos, na articulação com a comunidade e na valorização de suas habilidades e preferências. A atuação ativa do(a) estudante nos espaços do campus promove visibilidade, representatividade e provoca reflexões sobre relações institucionais historicamente marcadas pela exclusão. O sucesso no percurso formativo exige permanência, e esta, por sua vez, depende de estratégias de acolhimento, acessibilidade e oportunidades reais de participação — aspectos contemplados neste projeto. A presença do(a) bolsista em eventos como o Universo IFCE, voltado ao público externo, reforça a imagem de uma instituição inclusiva e diversa. Nesses eventos, estudantes guiam visitantes por salas sensoriais, laboratórios, biblioteca e outros espaços do campus, atuando como representantes institucionais e contribuindo para a construção de uma cultura anticapacitista. As atividades do projeto incluem: Estratégias e Intervenções Fortalecimento de vínculos com o ambiente acadêmico: Envolvimento do(a) bolsista nas rotinas do campus, com foco no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e acadêmicas, visando à permanência e ao sucesso escolar, em consonância com os princípios da cidadania, inclusão e acessibilidade. Empoderamento e protagonismo estudantil: Valorização da vivência, do saber e da representatividade do(a) estudante com deficiência. A proposta segue os princípios do “Nada sobre nós sem nós”, atuando na formação de uma instituição comprometida com a aprendizagem de todos e com o enfrentamento estrutural do capacitismo. Divulgação de conteúdos e legislações: Produção de materiais visuais sobre inclusão e acessibilidade, incluindo informações sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/15), sob a perspectiva do(a) estudante. Esses materiais serão veiculados tanto no formato impresso quanto digital, alcançando a comunidade interna e externa. Atividades Abertas ao Público Durante o período do estágio, duas ações de extensão serão realizadas no campus e estarão abertas ao público externo e interno: 1. Salas Sensoriais como Oficinas de Habilidades: Espaços interativos com oficinas que estimulem diferentes sentidos, utilizando recursos como vendas, objetos com texturas, sons e aromas variados, além de atividades de pintura e escrita com os pés ou com a boca. A visitação será guiada pelos(as) estudantes envolvidos(as) no projeto, com foco na divulgação do IFCE Caucaia à comunidade, especialmente estudantes do ensino fundamental em fase de conclusão. 2. Ciclo de Palestras e Debates: "Representatividade, Inclusão e Acessibilidade": Encontros com a participação de discentes e servidores para tratar de temas relacionados à inclusão educacional. Aberto ao público externo, com convite a educadores, instituições parceiras, pessoas com deficiência e seus familiares. Haverá divulgação prévia junto a instituições e associações locais. Ambas as atividades contarão com instrumentos avaliativos a serem aplicados aos visitantes, contribuindo para o aprimoramento das ações futuras. Este projeto de extensão, portanto, visa não apenas o desenvolvimento pessoal e acadêmico do(a) bolsista, mas também o fortalecimento de práticas institucionais inclusivas, atuando de forma concreta no combate ao capacitismo, com impacto direto na comunidade interna e externa do IFCE Caucaia.