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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Programa
Título:
A Rede delas : Formação, Empoderamento, Ciência e Sororidade
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
Data de Início:
11/08/2025
Previsão de Fim:
31/12/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
700
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Extensão da Pós-Graduação do IFCE (PROEXT-PG)
Programa Institucional
Programa Proext/PG
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Quixeré
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Jornal e TV
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renata Chastinet Braga
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2025 31/12/2027
Esiana de Almeida Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 10/10/2025
Esiana de Almeida Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 15/10/2025 31/12/2027
Ilaria Soraya Freitas Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/12/2026
Ivana Cristina Nunes Gadelha Lelis IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2025 31/12/2027
Jéssica Roberta Pereira Martins Pos- Doc - IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 11/08/2025 31/12/2025
Julia Andreina Holanda Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/07/2026
Kennedy Kelvik Oliveira Caminha Egresso Mestrado IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 11/08/2025 31/12/2026
Laercio Galvão Maciel Pós - Doc - IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 11/08/2025 31/07/2026
Lais Livia Sena Xavier IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/12/2026
Letícia Maria Viana Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/10/2025
Letícia Maria Viana Alves Egressa - IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 01/11/2025 31/12/2027
Liana Bruna Santiago de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/12/2027
Luisa Kelbia Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 01/08/2026
Maria Antonieta da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/07/2026
Maria Edlane Almeida da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/07/2026
Maria Valdenizia dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/12/2025
Marleide de Oliveira Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 11/08/2025 31/12/2027
Nayara Coriolano de Aquino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2025 31/12/2027
Renata Chastinet Braga IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/08/2025 31/12/2027
Roberto Ribeiro Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/07/2026
Uri Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/08/2025 31/12/2026
Washington de Moura Lopes Prefeitura Munincipal de Limoeiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 2 11/08/2025 28/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEBRAE Não
Prefeitura Munincipal de Limoeiro do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 1600.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 3400.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Meninas nas Ciências: inovando, aprendendo e transformando saberes nas escolas de Limoeiro do Norte. Projeto
Garota Cientista do Vale - Fase 2 Projeto
Apresentação
As desigualdades de gênero ainda representam um grande desafio no Brasil. Meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social enfrentam, diariamente, barreiras estruturais que limitam suas oportunidades e restringem seus horizontes, especialmente quando se observa o acesso à oportunidades de educação e mercado de trabalho. Diante desse cenário, nasce o programa de extensão "A Rede Delas: Formação, Empoderamento, Ciência e Sororidade", uma iniciativa que busca criar espaços seguros, inclusivos e transformadores para meninas do ensino fundamental e médio, bem como para mulheres fora do mercado de trabalho. Por meio de ações integradas de formação profissional, letramento científico, fortalecimento emocional e construção de redes de apoio, o programa visa ampliar as perspectivas de vida dessas participantes, estimulando o protagonismo feminino, e de maneira mais direcionada nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Saúde). Mais do que oferecer oficinas e capacitações, A Rede Delas propõe a criação de um ambiente de crescimento, escuta e fortalecimento. Uma rede de apoio que reflita sororidade, empatia e acolhimento.
Justificativa
O Brasil tem como uma a desigualdade de gênero como uma das principais barreiras ao desenvolvimento humano. Apesar de avanços legais e sociais, meninas e mulheres ainda enfrentam dificuldades diversas de acesso à educação de qualidade e à inserção no mundo do trabalho. Essas desigualdades se intensificam no contexto de vulnerabilidade social, especialmente entre mulheres negras, periféricas, desempregadas ou com baixa escolaridade, realidade presente em muitas regiões do Ceará. Dados do IBGE (2022) indicam que, no Brasil, as mulheres ganham em média 22% a menos que os homens, mesmo ocupando o mesmo cargo e com a mesma escolaridade. No campo educacional, embora sejam maioria no ensino superior, acontece uma diminuição da parcela feminina com a progressão da carreira fazendo com que os cargos de maior impacto e relevância sejam ocupados por homens. O programa atua diretamente na redução de desigualdades, por meio do acesso ao conhecimento científico, da qualificação técnica, da valorização da autoestima e da construção de redes de apoio e pertencimento. Além disso, o programa se justifica por fortalecer o papel social do Instituto Federal do Ceará (IFCE), alinhando-se ao seu compromisso institucional com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Ao promover oficinas, rodas de conversa, letramento científico e espaços de escuta ativa, “A Rede Delas” estimula o protagonismo feminino, amplia o interesse das participantes pelas áreas científicas e tecnológicas, e contribui para a formação de sujeitos críticos, criativos e conscientes de seus direitos. Portanto, a justificativa da presente proposta se ancora na urgência de enfrentamento às desigualdades de gênero, no compromisso com a equidade social e na missão do IFCE de promover uma formação cidadã e transformadora. Trata-se de uma iniciativa necessária, oportuna e estratégica, que coloca a ciência, a educação e a sororidade a serviço da justiça social e da dignidade humana.
Público Alvo
O programa tem dois Público-Alvo mais direcionados : - Meninas do ensino fundamental II e médio da rede pública; - Mulheres adultas desempregadas ou em condição de vulnerabilidade social.
Objetivo Geral
Contribuir para a redução das desigualdades de gênero e ampliar as perspectivas de futuro para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da construção de redes de apoio, conhecimento e protagonismo.
Objetivo Específico
• Estimular o interesse de meninas pelas áreas de ciência e tecnologia. • Oferecer formação profissional e letramento científico. • Criar espaços seguros de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional. • Construir redes de sororidade e apoio mútuo entre as participantes. • Incentivar a autoestima, o pensamento crítico e a autonomia.
Metodologia
As ações do programa "A Rede Delas: Formação, Empoderamento, Ciência e Sororidade" serão desenvolvidas com base em uma abordagem participativa e dialógica, utilizando metodologias ativas que valorizam os saberes das participantes, o protagonismo feminino e a construção coletiva do conhecimento. A metodologia do projeto está estruturada em três etapas principais: planejamento e divulgação, execução, e acompanhamento e avaliação, sendo articulada em torno de quatro eixos de intervenção integrados. Etapa 1 – Planejamento e Divulgação Nesta fase inicial, a equipe multidisciplinar do programa se reunirá para planejar cronogramas, estratégias metodológicas, produção de materiais didáticos e definição dos espaços onde as atividades serão realizadas (escolas públicas, centros comunitários, unidades do IFCE). A divulgação será realizada por meio de visitas material impresso, redes sociais, e canais institucionais do IFCE. A mobilização será feita através do secretário de educação, priorizando o contato direto com o público-alvo, especialmente nas regiões de maior vulnerabilidade social. As inscrições das participantes serão feitas através de duas vias: 1. No caso das estudantes da educação básica, a inscrição será feita pelos representantes das escolas, respeitando os perfis definidos: meninas do ensino fundamental II e médio; 2. No caso das mulheres adultas fora do mercado de trabalho formal serão feitas on-line ou presencial em datas pré-estabelecidas. Etapa 2 – Execução das Ações A execução do programa será desenvolvida por meio de ações práticas, encontros formativos e experiências interativas, organizadas de acordo com os quatro eixos estruturantes da intervenção: Formação e Qualificação Profissional Serão oferecidas aulas práticas, oficinas e minicursos voltados ao desenvolvimento de habilidades técnicas e empreendedoras. As temáticas incluem: aproveitamento de alimentos, noções de economia solidária, educação financeira e qualificação para geração de renda. Haverá também cursos voltados à manipulação e transformação de alimentos, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade, com vistas à inserção no mercado ou à autonomia financeira. Letramento Científico e Tecnológico Serão realizadas atividades de iniciação à ciência, tecnologia e pensamento crítico, com foco em linguagem acessível, experimentação e criatividade. Entre as ações previstas estão: projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas, com orientação de estudantes extensionistas e docentes do IFCE; visitas técnicas aos laboratórios do instituto; e participação das meninas em eventos científicos, promovendo o encantamento pela ciência e desmistificando sua linguagem e seu acesso. Empoderamento e Direitos Este eixo envolve rodas de conversa, vivências e palestras temáticas voltadas à autoestima, enfrentamento da violência de gênero, saúde da mulher, liderança feminina, cidadania e direitos sociais. As ações serão conduzidas por mulheres da equipe e convidadas da área da saúde, psicologia, assistência social e direitos humanos, garantindo espaços seguros e acolhedores de escuta e reflexão. Etapa 3 – Acompanhamento e Avaliação A avaliação será realizada de forma contínua, participativa e formativa. Serão utilizados instrumentos como: Relatórios de atividades e registros das oficinas e questionários de avaliação aplicados às participantes e à equipe ao final de cada ciclo de ações; Autoavaliação da equipe extensionista, incluindo estudantes e docentes.