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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Prêmio Aninhas Mulher em Ciências
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
15/08/2025
Previsão de Fim:
31/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Extensão da Pós-Graduação do IFCE (PROEXT-PG)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Quixeré
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renata Chastinet Braga
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2025 31/03/2026
Esiana de Almeida Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 01/10/2025 31/03/2026
Esiana de Almeida Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 30/09/2025
Ilaria Soraya Freitas Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Ivana Cristina Nunes Gadelha Lelis IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2025 31/03/2026
Jéssica Roberta Pereira Martins IFCE - Pos doutorado Integrante Sem vínculo Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Julia Andreina Holanda Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Laercio Galvão Maciel Pós Doutorando - IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Lais Livia Sena Xavier IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Letícia Maria Viana Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Liana Bruna Santiago de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Luisa Kelbia Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Maria Antonieta da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Maria Edlane Almeida da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Marleide de Oliveira Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Nayara Coriolano de Aquino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2025 31/03/2026
Renata Chastinet Braga IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2025 31/03/2026
Roberto Ribeiro Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Uri Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2025 31/03/2026
Washington de Moura Lopes Prefeitura Munincipal Integrante Sem vínculo Não 2 15/08/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Muncipal de Limoeiro do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 1600.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 3400.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Prêmio Aninhas Mulher em Ciências é uma ação realizada em parceria com a prefeitura do município de Limoeiro do Norte que foca em trabalhar com meninas do ensino fundamental do 9º ano promovendo uma série de palestras, minicursos e ações visam assuntos trabalhar associados à pesquisa científica, empoderamento feminino, o papel das mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Computação e Engenharias. Essas ações serão acompanhadas de projetos de pesquisa que serão apresentados em um evento premiando os melhores trabalhos para celebrar o esforço das meninas.
Justificativa
Apesar dos avanços recentes, a desigualdade de gênero na ciência ainda é uma realidade mundial. Dados da UNESCO (SENADO FEDERAL, 2024) apontam que apenas 28% dos pesquisadores no mundo são mulheres, com participação ainda menor em cargos de liderança e nas áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação. Essa porcentagem é por diversos fatores: difícil acesso a investimentos; redes de estudos; questão racial; classe e gênero. No campo científico a desigualdade de gênero aumenta de acordo com o grau da carreira (Nana, Morão 2024). No Brasil, esse cenário se repete: menos de 20% das mulheres estão na graduação em Exatas, número que cai para 5% no doutorado (Benites; Giordani, 2023). Além disso, apenas 34,8% das bolsas de produtividade do CNPq são concedidas a mulheres (BRASIL, 2012), evidenciando uma barreira no avanço na carreira científica. Muitas vezes, as realizações femininas mais antigas enfrentaram barreiras para serem aceitas ou publicadas, foram colocadas sobre nomes falsos, ou dos maridos das pesquisadoras para que seus trabalhos fossem revisados e publicados em grandes periódicos científicos (Cortes et al, 2017). A exclusão histórica das mulheres da ciência — como nos casos de Marie Curie e Lise Meitner, cujas contribuições foram minimizadas — ainda tem reflexos na baixa representatividade e no sentimento de não pertencimento de meninas nas ciências(Jamal; Guerra, 2022). Essa realidade é ainda mais acentuada em regiões interioranas e em contextos de vulnerabilidade social, como no município de Limoeiro do Norte – CE. Nesse contexto, o projeto Prêmio Aninhas Mulher em Ciências surge como uma resposta estratégica, ao promover ações de letramento científico, empoderamento feminino e valorização das Ciências Exatas com alunas do 9º ano do ensino fundamental da rede pública. A proposta contribui diretamente para os ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 5 (Igualdade de Gênero), além de impactar outros objetivos como a redução das desigualdades (ODS 10) e promoção de trabalho decente (ODS 8). A ação gera impacto direto no município, mas impacta toda uma região uma vez que entre os projetos das meninas serão apresentados em evento locais e regionais e pode ser espelho para ser aplicado inicialmente em cidades vizinha e após para todo o Estado. Com uma equipe multidisciplinar do IFCE e apoio da prefeitura municipal, o projeto fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando o alcance social da instituição e contribuindo para a formação de meninas protagonistas em ciência. Ao incentivar vocações e construir referências positivas, a iniciativa atua na raiz da desigualdade de gênero e contribui para a transformação de realidades locais com impacto coletivo e duradouro.
Público Alvo
A comunidade externa beneficiada com o projeto é de forma direta as 50 meninas envolvidas na ação. De forma indireta as demais crianças das escolas e principalmente a família dessas meninas.
Objetivo Geral
Desenvolver uma proposta de intervenção em meninas do ensino fundamental que estimule o protagonismo feminino e sua inclusão nas áreas de Ciências Exatas, Computação e Engenharia, por meio de ações formativas e de iniciação científica.
Objetivo Específico
Promover o interesse pelas áreas de Ciências Exatas, Computação e Engenharia entre alunas do 9º ano do ensino fundamental. Estimular o pensamento científico por meio da elaboração de projetos de pesquisa desenvolvidos pelas alunas. Fortalecer a autoestima e o sentimento de pertencimento das participantes em ambientes acadêmicos e científicos. Ampliar a visibilidade da atuação feminina na ciência por meio de palestras, minicursos e atividades com modelos inspiradores. Fomentar a articulação entre o IFCE, a prefeitura e as escolas da rede pública para ações de extensão voltadas à equidade de gênero na ciência. Reconhecer e valorizar o desempenho das alunas em um evento científico com premiação dos melhores trabalhos.
Metodologia
O planejamento do projeto foi iniciado em conversas com as escolas, representante da prefeitura, professores e estudantes do IFCE. Após conversas foram definidas as ações relevantes demandadas pelos representantes das escolas e o grupo do IFCE se reunir para determinar a separação das ações e cronograma das mesmas. Foram definidas que serão feitos encontros no IFCE apresentando o projeto e seus objetivos, e dando a motivação inicial aos participantes do projeto. Depois serão feitas ações da escola de reunião para definir determinar os grupos de meninas (máximo de 3 pessoas) enquanto os organizadores do IFCE veicularão informativos do que deve ser feito e serão feitos os agendamentos de visitas as escolas. A primeira visita a escola será para escolha de temas e direcionamento de atividades de pesquisas. Serão feitas visitas quinzenais de estudantes e professores do IFCE e para direcionar o estudo e desenvolvimento dos projetos. Depois disso os projetos serão apresentados em um evento com a entrega de prêmios. Por fim será feito um relatório final avaliando a participação, impacto nas participantes e resposta da comunidade.