Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PEA (Projeto Educar e Acolher)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Popular
Data de Início:
09/08/2025
Previsão de Fim:
09/08/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
45
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Prova
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Aluisio Cabral de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aluisio Cabral de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 09/08/2025 09/08/2027
Anderson Robert Campos da Silva Unicv (Centro Universitário Cidade Verde) Integrante Sem vínculo Sim 4 09/08/2025 09/08/2027
Enzo Sousa da Mota IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 09/08/2025 09/08/2027
Kaio Adler Nogueira Bernardo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 09/08/2025 09/08/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Colégio Piamarta Montese Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto de extensão tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de matemática voltadas para o ENEM e outros vestibulares, além de aulas de jiu-jitsu, destinadas a jovens da comunidade local. As atividades acontecerão aos sábados, buscando contribuir para a formação acadêmica e pessoal dos participantes. A iniciativa parte da compreensão de que muitos jovens enfrentam dificuldades de acesso à educação de qualidade e a espaços de desenvolvimento físico e emocional. Ao integrar práticas pedagógicas e esportivas em um ambiente acolhedor, o projeto visa criar oportunidades reais de crescimento, ampliando as perspectivas de futuro desses jovens e promovendo o vínculo entre universidade e comunidade.
Justificativa
A educação desempenha um papel essencial na construção de oportunidades e no enfrentamento das desigualdades sociais. No entanto, muitos jovens da comunidade local enfrentam dificuldades de acesso a um ensino de qualidade que os prepare de forma adequada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares, seja por limitações econômicas, sociais ou por falta de apoio pedagógico. Além disso, enfrentam, diariamente, contextos de vulnerabilidade que comprometem seu desenvolvimento pessoal e social. Diante desse cenário, este projeto de extensão surge com o propósito de oferecer aulas gratuitas de matemática voltadas para o ENEM e vestibulares, aliadas a aulas de jiu-jitsu, como ferramenta de disciplina, autoconfiança e inclusão. A proposta é atuar não apenas na preparação acadêmica, mas também no fortalecimento emocional, físico e social dos jovens, por meio de uma educação humanizada e acolhedora. Ao aproximar a universidade da comunidade, o projeto promove o compromisso social da instituição de ensino superior, contribuindo para a formação cidadã, o empoderamento da juventude e a democratização do acesso ao conhecimento. Acredita-se que, ao integrar educação, esporte e acolhimento, é possível criar espaços de transformação que ofereçam reais perspectivas de futuro para os participantes.
Público Alvo
Alunos do ensino médio do Colégio Piamarta e Jovens da comunidade próxima ao colégio.
Objetivo Geral
Promover a formação educacional e o desenvolvimento pessoal de jovens da comunidade local por meio de aulas gratuitas de matemática, voltadas para o ENEM e outros vestibulares, e de aulas de jiu-jitsu, realizadas aos sábados, das 8h30 às 11h30, em um ambiente acolhedor que estimule o conhecimento, a disciplina e a construção de novas oportunidades de vida.
Objetivo Específico
Oferecer suporte educacional gratuito por meio de aulas de matemática, com foco na preparação para o ENEM e outros vestibulares. Desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos jovens participantes, por meio de uma prática pedagógica humanizada e acolhedora. Estimular a disciplina, o respeito e a autoestima através da prática do jiu-jitsu como atividade complementar.Contribuir para a redução das desigualdades educacionais enfrentadas por jovens em situação de vulnerabilidade social. Promover a transformação social da comunidade local por meio do fortalecimento do vínculo entre educação, esporte e cidadania.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de aulas presenciais aos sábados, das 8h30 às 11h30, divididas entre os componentes de matemática e jiu-jitsu. A metodologia adotada terá caráter dinâmico, inclusivo e contextualizado, com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizagem significativo, acolhedor e transformador. As aulas de matemática serão planejadas com base nos conteúdos mais recorrentes no ENEM e demais vestibulares, com foco em resolução de questões, revisão de conceitos fundamentais e estratégias de prova. Para tornar o aprendizado mais acessível e interessante, serão utilizados materiais lúdicos e contextualizados, como jogos educativos, atividades práticas e situações-problema relacionadas ao cotidiano dos alunos, de forma a estimular o pensamento crítico e a conexão entre teoria e prática. Mensalmente, será aplicado um simulado diagnóstico, com estrutura similar à do ENEM, para avaliar o desempenho dos participantes, identificar dificuldades e ajustar o plano de ensino de forma personalizada. Os resultados desses simulados serão discutidos coletivamente, promovendo o protagonismo dos alunos e o acompanhamento contínuo de sua evolução. As aulas de jiu-jitsu serão conduzidas por instrutores ou voluntários capacitados, com foco na disciplina, no respeito, no controle emocional e no fortalecimento físico. Essa atividade será integrada ao processo pedagógico como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para a formação integral dos jovens.