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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Descubra o Parque Nacional do Pau Brasil: Uma Jornada Imersiva com Realidade Aumentada
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Inovação Tecnológica
Data de Início:
28/08/2025
Previsão de Fim:
28/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
5000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Folheto
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Alberto Brito de Abreu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Martins Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/08/2025 20/05/2026
Clara Stefany Coelho da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/08/2025 20/05/2026
Dayse de Souza Leite Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio Integrante Sem vínculo Não 4 28/08/2025 20/05/2026
Joao Alberto Brito de Abreu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/08/2025 28/05/2026
Joao Edson Amaro do Nascimento Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/08/2025 20/05/2026
José Alisson Dias da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/08/2025 20/05/2026
Lorena Santana Gobbi Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio Integrante Sem vínculo Não 4 28/08/2025 20/05/2026
Maria Isabelle Pereira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/08/2025 20/05/2026
Wallason Farias de Souza Universidade Estadual do Ceará - UECE Integrante Sem vínculo Não 4 28/08/2025 13/05/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Parque Nacional do Pau Brasil Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão tem como objetivo promover a educação ambiental e conhecimento do Parque Nacional do Pau Brasil de forma acessível, integrando tecnologias de realidade aumentada (RA) a folders interativos e ao centro de visitantes. A proposta busca ampliar o engajamento do público por meio de experiências mais imersivas, interativas e inclusivas, conectando visitantes à riqueza natural e cultural da região de forma inovadora. Utilizando dispositivos móveis, os visitantes poderão apontar seus celulares para os folders ou para painéis informativos e visualizar conteúdos em RA, como vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), modelos 3D de espécies da fauna e flora, narrações com audiodescrição, entre outros recursos acessíveis. Dessa forma, pessoas surdas e cegas terão acesso facilitado à interpretação ambiental ao longo das trilhas e dentro do centro de visitantes. Ao integrar acessibilidade e tecnologia, o projeto reforça o compromisso com uma abordagem educativa inclusiva, promovendo o pertencimento e a valorização do patrimônio natural. Além disso, propõe-se como um modelo replicável para outras unidades de conservação que buscam tornar suas práticas mais acessíveis e conectadas com as potencialidades da comunicação digital.
Justificativa
O Parque Nacional do Pau Brasil representa um patrimônio natural e cultural de extrema relevância, localizado em uma das regiões mais biodiversas do planeta: a Mata Atlântica. Contudo, o acesso pleno às informações sobre esse ambiente, sua fauna, flora e história, ainda é limitado para pessoas com deficiência, especialmente surdos e cegos. A falta de recursos acessíveis nos materiais educativos e nos espaços de visitação ambiental compromete o direito à informação, à cultura e à participação plena desses públicos em experiências educativas e de lazer. Ao mesmo tempo, o avanço das tecnologias digitais oferece novas possibilidades para tornar esses espaços mais inclusivos e atrativos. A realidade aumentada (RA) surge como uma ferramenta potente para mediar a relação entre o visitante e o ambiente, permitindo experiências imersivas e interativas que ampliam a compreensão e a conexão com o território. Combinada a recursos de audiodescrição, Libras e design acessível, a RA pode democratizar o acesso ao conhecimento e enriquecer as ações de educação ambiental.
Público Alvo
A ação será voltada prioritariamente para a comunidade externa, com foco em: Pessoas com deficiência, especialmente pessoas surdas e cegas, que geralmente enfrentam barreiras de acesso a espaços naturais. Estudantes da rede pública de ensino (ensino fundamental e médio), com ênfase em escolas que desenvolvem atividades voltadas para o meio ambiente ou a inclusão. Visitantes de unidades de conservação e espaços de ecoturismo interessados em educação ambiental acessível. Famílias e moradores das comunidades próximas às trilhas, promovendo o sentimento de pertencimento e valorização do território.
Objetivo Geral
Promover a educação ambiental inclusiva por meio do uso de tecnologias digitais, com ênfase na realidade aumentada, em unidades de conservação, ampliando o acesso à informação e à vivência em ambientes naturais para pessoas com deficiência, especialmente surdas e cegas, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade, a acessibilidade e a inovação no contexto educacional e comunitário.
Objetivo Específico
- Desenvolver materiais educativos acessíveis para unidades de conservação, utilizando recursos de realidade aumentada com tradução em Libras e audiodescrição. - Estimular a interação entre tecnologia, meio ambiente e inclusão, criando experiências educativas inovadoras que valorizem o território e o patrimônio natural e cultural da região. - Registrar e divulgar os resultados do projeto, promovendo a replicação da iniciativa em outras unidades e comunidades interessadas em práticas sustentáveis e acessíveis.
Metodologia
A metodologia adotada no projeto será de natureza participativa e interdisciplinar, articulando saberes das áreas de tecnologia, meio ambiente, educação e acessibilidade. As ações serão desenvolvidas em etapas, envolvendo pesquisa, desenvolvimento de tecnologias, formação de agentes multiplicadores e aplicação prática nas unidades de conservação.