Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Nugeds Itinerante: promoção da Igualdade de Gênero e da Diversidade Sexual nas escolas
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade sexual
Data de Início:
19/08/2025
Previsão de Fim:
19/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cinthia Thamiris Fernandes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ailton Pinheiro Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/08/2025 19/02/2026
Cinthia Thamiris Fernandes IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/08/2025 19/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação De Cedro - Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação desempenha um papel central na formação de indivíduos conscientes, críticos e socialmente responsáveis. Entretanto, temas como igualdade de gênero e diversidade sexual ainda enfrentam resistência no ambiente escolar, muitas vezes por falta de formação adequada ou por tabu social. É nesse contexto que surge o projeto “NUGEDS Itinerante”, idealizado para atuar diretamente em escolas de ensino fundamental II e/ou médio (a depender da disponibilidade e da agenda das escolas), promovendo o diálogo, o respeito e a valorização das diversidades. Compreende-se por extensão “um processo educativo, inclusivo, curricular, dialógico, cultural, político, social, ambiental, esportivo, científico, tecnológico, econômico, inovador acessível, criativo e popular” (IFCE, 2023) que visa à promoção de uma relação pautada no diálogo entre o IFCE e a sociedade, causando transformações mútuas. Trata-se de um processo dialógico, interdisciplinar, social, cultural, científico e educativo comprometido em investigar, identificar e atuar para atender às necessidades específicas das comunidades em seu entorno (mas não limitando-se a ele), atuando em conjunto com membras/os da comunidade externa. Sendo assim, as ações de extensão compreendem não apenas um fazer “para” a sociedade, mas sim, um fazer “com” a sociedade.
Justificativa
O ambiente escolar reflete, não raras vezes, as desigualdades estruturais da sociedade. Situações de preconceito, discriminação e violência simbólica contra meninas, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e outros grupos marginalizados ainda são recorrentes, sobretudo nas fases iniciais da formação escolar. Segundo Junqueira (2013), as instituições educacionais muitas vezes reproduzem práticas heteronormativas que silenciam identidades dissidentes. A ausência de espaços de escuta e debate sobre temas de gênero e sexualidade contribui para a perpetuação de estigmas e violências. Além disso, estudos como os de Vianna (2011) e Ettrich (2019) revelam que há um vazio na formação docente quando se trata de abordar essas temáticas, o que reforça a necessidade de ações de extensão que colaborem com a qualificação das práticas escolares. Em consonância com a política de extensão do IFCE, a ação ora proposta ampara-se em princípios como a luta contra as desigualdades sociais, promoção do desenvolvimento integral da/o discente, indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, interdisciplinaridade, promoção de avanços nas esferas local, regional e nacional, atender às demandas de grupos minorizados, fortalecer os princípios democráticos que regem o país e “articular políticas que oportunizem o acesso à educação, estabelecendo mecanismos de inclusão” (IFCE, 2023, p. 2). Dessa forma, o projeto NUGEDS Itinerante busca atuar de maneira direta e conjunta com escolas da rede pública do município de Cedro - CE, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, a construção de espaços mais acolhedores e comprometidos com os direitos humanos e com a valorização da diversidade.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio das escolas públicas municipais e estaduais de Cedro-CE. Com pretensão de atender entre 100 a 200 participantes.
Objetivo Geral
Promover a igualdade de gênero e a valorização da diversidade sexual em escolas de Ensino Fundamental II e Médio por meio de ações educativas itinerantes.
Objetivo Específico
Sensibilizar estudantes, docentes e profissionais das escolas sobre a importância do respeito às diversidades de gênero e sexual; Combater estereótipos e preconceitos no ambiente escolar; Estimular o pensamento crítico a partir da leitura de textos multimodais, do debate e de oficinas interativas; Oferecer subsídios teóricos e metodológicos para que as escolas incluam essas temáticas em suas práticas cotidianas; Promover a inclusão e a visibilidade e legitimidade das lutas, demandas e direitos de grupos minorizados.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por integrantes do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) em parceria com estudantes bolsistas do núcleo do IFCE campus Cedro. Pelo menos cinco escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio da região serão selecionadas por meio de articulação com a gestão escolar local. Em cada instituição, ocorrerá uma visita com duração de pelo menos 2h (manhã ou tarde), composta por um conjunto de atividades educativas, adaptadas ao público atendido. As ações serão organizadas de forma a possibilitar a participação ativa dos sujeitos envolvidos e serão compostas por: Exibição de gêneros cinematográficos temáticos, seguida de rodas de conversa mediadas por educadores e estudantes extensionistas; Palestras ou debates sobre temas como empatia, direitos humanos, respeito às diferenças, construções sociais de gênero e sexualidade; Leituras coletivas de gêneros textuais literários e produções infantojuvenis com protagonismo de personagens LGBTQIA+ ou com enfoque em gênero; Oficinas interativas, como produção de cartazes, confecção de cordéis, criação de slogans e jogos cooperativos que abordem respeito e inclusão. As atividades serão planejadas de forma horizontal, participativa e sensível às particularidades de cada escola. As equipes do projeto também realizarão momentos de escuta com estudantes e educadoras/es.