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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto (Des)travartes
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade sexual
Data de Início:
01/09/2025
Previsão de Fim:
02/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Itatira
Paramoti
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thaidys da Conceicao Lima do Monte
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alewiara Nunes Braúna IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Amanda Lima Uchoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Ana Francisca Saraiva Vilar IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Ana Virginia de Sousa Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Charlie Rocha Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Fernanda Rosalina da Silva Meireles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2025 02/03/2026
Francisco Freddy Lima da Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Francisco Julio da Silva Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Gessyka de Sousa Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Gilson Lopes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2025 02/03/2026
Humberto Julio Guedes Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2025 02/03/2026
Jardanny Marreiro Barros da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2025 02/03/2026
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2025 02/03/2026
José Guilhermeb Julio Vasconcelos de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Kailane Marciel de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Laura Pereira Damião IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Maria Barroso Sampaio Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Maria Luiza Alves de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Natalia Ayres da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2025 02/03/2026
Rodrigo Santos Cruz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/09/2025 02/03/2026
Vitoria Maria Sousa Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/09/2025 02/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Marias Não
Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio e Secretaria de Educação do Município de Canindé. Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto (Des)travartes surge do interesse e proximidade que membros discentes e da comunidade externa do núcleo de gênero e sexualidade do IFCE tem com a arte e suas linguagens, desde a música, dança, pintura, artes plásticas, dentre outras. Durante a formação do núcleo até seu pleno funcionamento, alguns projetos e eventos foram tomando forma e caracterizando o modo de expressão do NUGEDS Canindé no campus e no território. Propostas que vão desde aulas de defesa pessoal para mulheres e LGBTQPIAPN+, até aulas de dança no estilo Voguing ou Vogue, exposições artísticas, saraus e performances artísticas. A proximidade da comunidade LGBTQIAPN+ com a arte e suas expressões, sobretudo a arte pop, não é uma novidade, é a partir das linguagens artísticas que muitos de nós construímos o sentido de ser no mundo e a capacidade de se expressar perante uma sociedade excludente e LGBTIAPN+fóbica . Nesse sentido o projeto propõe aliar ensino, pesquisa e extensão a partir da arte, ofertando formações para jovens mulheres e LGBTQIAPN+ de comunidades da zona urbana e rural de Canindé e profissionais da educação do Município a partir de oficinas temáticas que serão apresentadas na metodologia. O projeto tem como foco o atendimento a comunidade externa, visando favorecer a perspectiva formativa dos participantes.
Justificativa
Para Trevisan (2018) a arte vem sendo utilizada ao longo da história do Brasil por lésbicas, gays, travestis e pelas demais identidades insurgentes, para como forma de transgredir e transfigurar a norma a partir de linguagens múltiplas, como os quadrinhos, o teatro, a fotografia, a música e a arte postal. Artistas como a quadrinista Laerte, a cantora trans Liniker, A cantora drag Pabllo Vittar, os zines, folhetos, lambes e a poesia lésbica, as performances drag, são mais alguns desses exemplos. Atualmente cresce no Brasil movimentos influenciados pela cultura gay Norte Americana, devido sua incidência em streams e plataformas digitais acessadas sobretudo pela juventude LGBTQIAPN+. Segundo Martins (2023) Os Balls, Ballrooms ou bailes como ficaram conhecidos em Nova York são caracterizados por “batalhas” entre drag queens, travestis, lésbicas e mulheres cis (mais comum nos últimos anos nesses espaços), que disputam representando um grupo ou como são conhecidos “uma casa”. A cultura dos Ballrooms surge nas comunidades periféricas, sobretudo negras e latinas de Nova York e inicia pela prática do acolhimento de jovens LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade por outros membros da comunidade, normalmente mais velhos, que ficam conhecidas(os) como “mães”, cada mãe é responsável por uma casa é esta casa que será representada por cada membro nas batalhas de dança dos Balls. Um dos estilos mais comuns de dança durante essas batalhas/espetáculos é o Voguing de salão, caracterizada por movimentos de acrobacias, os “closes”, ou poses, a estética dos desfiles de moda, dentre outras características. Embora tenha surgido como movimento underground, hoje os Ballrooms são próprios da cultura mainstream e permeiam a cultura LGBTQPNA+, sobretudo a juventude. Seja por meio da cultura pop, da arte subversiva ou da arte urbana, a cultura e as linguagens artísticas são parte integrante das expressões das identidades diversas que constituem o movimento LGBTQIAPN+ e suas práticas. Dito isso e pensando sob a perspectiva da criatividade como modo de se reinventar e construir novos olhares sobre a sociedade em tempos de conservadorismo crescente, este projeto pretende fortalecer as expressões culturais queer, além de fomentar formação através da arte e da cultura dentro do território de Canindé, a partir do NUGEDS – CAN.
Público Alvo
• Artistas e jovens LGBTQIAPN+, meninas e mulheres, que tenham entre 15 e 35 anos, residentes do Município de Canindé. • Moradores de comunidades periféricas, sobretudo dos bairros Alto Guaramiranga, Palestina, Santa Luzia e do Assentamento Monte Orebe. • Educadores e estudantes das escolas Estaduais de Canindé, com ênfase para EEMTI Capelão Frei Orlando, EEM do campo Filha da Luta Patativa do Assaré e Colégio Estadual Paulo Sarasate (módulo arte e educação). • Público geral que queira se aproximar da produção artística queer. • Todo o público-alvo deve seguir os critérios de idade, gênero e sexualidade descritos no primeiro item dessa seção, com exceção do módulo arte e educação que será realizado junto às escolas do Município e contará com a participação de trabalhadores da educação de Canindé.
Objetivo Geral
Promover a formação inclusão social a visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ por meio de linguagens artísticas como teatro, música, dança, artes visuais, audiovisual e literatura.
Objetivo Específico
• Ofertar formação artística para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, sobretudo jovens de contextos periféricos através de oficinas práticas em diversas linguagens. • Promover o fortalecimento subjetivo dos participantes criando espaços acolhedores e de valorização da diversidade. • Estimular a criatividade e a criação coletiva. • Ampliar a visibilidade da cultura LGBTQIAPN+ a partir da arte. • Combater a LGBTfobia e a misoginia por meio da arte. • Fortalecer redes de apoio e articulação comunitária conectando artistas, coletivos, organizações sociais, entidades da sociedade civil organizada, e instituições públicas engajadas na garantia e promoção de direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+.
Metodologia
O projeto irá contar com oficinas de teatro, dança, fotografia, poesia, arte drag, dança estilizada (Vogue), saraus, confecção de fanzines, quadrinhos, pintura, lambes, grafite e performance queer em cronograma a ser pactuado junto às parcerias. Todos os momentos serão alinhados a discussões em formato de roda de conversa acerca de identidade e resistência, acolhimento, representatividade e direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+. As oficinas serão mediadas por artistas e educadores que compõem a comunidade interna do IFCE Canindé, dentre servidores, discentes e terceirizados, bem como artistas e educadores provenientes da comunidade externa. Serão reafirmadas parcerias com o Instituto Marias , com a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio e Secretaria de Educação do Município de Canindé para que possamos integrar o público-alvo às atividades do projeto. As oficinas se darão tanto dentro do espaço físico do campus como na comunidade de Canindé, podendo ser ofertadas na Praça dos Mestres, nas instalações da biblioteca comunitária, onde funciona o Instituto Marias, todas abertas à comunidade de acordo com o número de participantes inscritos. Toda a produção das oficinas será parte de um acervo digital que irá compor a memória artística do projeto e ficará disponível para acesso. As oficinas seguirão os módulos temáticos a seguir: Módulo 1 – Mobilização, Formação e Sensibilização Objetivo: Criar um espaço de escuta, troca e acolhimento, promovendo reflexões sobre identidade, diversidade, resistência e direitos humanos. Atividades: • Articulação e planejamento de ações com parcerias • Roda de conversa sobre identidade e resistência. • Oficinas introdutórias sobre direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+. • Encontros com convidades para rodas de diálogo temáticas. Módulo 2 – Linguagens Artísticas e Expressões Corporais Objetivo: Estimular a expressão individual e coletiva por meio de diferentes linguagens artísticas que dialoguem com o corpo, o movimento e a performance. Atividades: • Oficina de teatro e expressão corporal. • Oficina de dança estilizada (Vogue). • Oficina de arte drag. • Oficina de performance queer. Módulo 3 – Artes Visuais e Urbanas Objetivo: Explorar formas de arte visual como instrumentos de comunicação, intervenção urbana e afirmação de identidades. Atividades: • Oficina de grafite e lambes. • Oficina de pintura coletiva. • Criação de murais temáticos. • Intervenções artísticas em espaços públicos. Módulo 4 – Arte e Educação: Artes Literárias e Narrativas Subversivas Objetivo: Estimular a criação literária e o pensamento crítico a partir das vivências individuais e coletivas. Atividades: • Oficina de poesia marginal e slam. • Oficina de fanzines e quadrinhos autorais. • Roda de leitura e escrita criativa. • Realização de saraus com microfone aberto. Módulo 5 – Imagem, Memória e Documentação Objetivo: Registrar e documentar os processos do projeto, valorizando a produção artística e pedagógica como patrimônio coletivo. Atividades: • Oficina de fotografia e vídeo. • Criação de um acervo digital com os registros do projeto. • Produção de um catálogo digital/memorial artístico com obras e relatos. Módulo 6 – Territorialidade e Ações na Comunidade Objetivo: Ampliar o impacto do projeto levando atividades para espaços públicos e instituições parceiras da cidade. Atividades: • Realização de oficinas na Praça dos Mestres e na Biblioteca Comunitária (Instituto Marias). • Parcerias com escolas e grupos culturais do município. • Atividades integradas com a Fundação Municipal de Cultura e outras entidades. Módulo 7 – Mostra Final e Celebração Objetivo: Compartilhar os resultados do projeto com a comunidade em um evento cultural aberto, promovendo visibilidade e celebração das produções. Atividades: • Exposição das produções artísticas. • Mostra de performances e apresentações. • Lançamento do acervo digital. • Encerramento com sarau e festa performática.