Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tecendo Afetos – Cuidado e Resistência em eixo na Formação em Gênero, Sexualidade e Diversidade no Sertão dos Inhamuns
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade sexual
Data de Início:
25/08/2025
Previsão de Fim:
25/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samuel Barbosa Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Getulio de Freitas Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2025 23/02/2026
Samuel Barbosa Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/08/2025 23/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Tecendo Redes de Cuidado e Resistência nasce do compromisso do NUGEDS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) do IFCE – Campus Tauá com a promoção de uma educação inclusiva, plural e antidiscriminatória. Inspirado pelos Princípios de Yogyakarta e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que tratam da orientação sexual como tema transversal na educação básica, o projeto visa formar sujeitos críticos, sensíveis às diferenças e capazes de atuar contra violências de gênero e discriminações relacionadas à sexualidade. Partindo da realidade sertaneja e de seus tensionamentos entre tradição e transformação, a ação pretende construir um espaço formativo e político de escuta, diálogo e criação conjunta entre estudantes, educadores, comunidade externa e movimentos sociais. Trata-se de uma convocação para aquecer a escuta e resistir ao silenciamento das vozes LGBTQIAP+, promovendo acolhimento, cuidado e luta coletiva por justiça e equidade.
Justificativa
Este projeto nasce do compromisso do NUGEDS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual)do IFCE em promover a inclusão, o respeito e a resistência de grupos marginalizados, especialmente aqueles relacionados às questões de gênero e diversidade sexual. A iniciativa busca fortalecer redes de apoio, promover o cuidado mútuo e valorizar as experiências de resistência dessas comunidades. Ao desenvolver ações que fomentem a solidariedade e o empoderamento, o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e consciente da importância da diversidade.
Público Alvo
Professores/as da rede básica, lideranças comunitárias, jovens LGBTQIAP+ da região, profissionais de saúde, agentes culturais e organizações sociais.
Objetivo Geral
Promover a formação crítica e cidadã sobre gênero, sexualidade e diversidade através de ciclos de formação, fortalecendo o respeito aos direitos humanos e enfrentando violências e exclusões no contexto do IFCE e da região dos Inhamuns.
Objetivo Específico
Fomentar o debate sobre identidade de gênero, orientação sexual e suas interseções com raça, classe, deficiência e território; • Capacitar docentes, discentes e servidores para o enfrentamento da LGBTfobia, machismo, sexismo e outras formas de violência; • Integrar práticas de escuta e cuidado no cotidiano institucional e comunitário; • Promover o diálogo entre saberes acadêmicos e experiências vividas por sujeitos LGBTQIAP+ da região; • Estabelecer vínculos com coletivos, organizações e movimentos que atuam pela diversidade e pelos direitos humanos.
Metodologia
a) Planejamento e divulgação: A divulgação ocorrerá através das redes sociais, site institucional e rádio. A inscrição ocorrerá através de formulário do Google Forms. b) Execução: A ação se estrutura em ciclos formativos mensais, presenciais, que integram: • Palestras e rodas de conversa com ativistas, pesquisadores e educadores; (20h) • Oficinas de expressão criativa (escrita, teatro, audiovisual); (20h) • Exibições de filmes e documentários seguidos de debate; (10h) • Roda de escuta e acolhimento com foco no tema do projeto. (20h) Os encontros ocorrerão quinzenalmente e, preferencialmente, no IFCE campus Tauá. c) Acompanhamento e Avaliação: Ocorrerá através de reuniões para discussões teóricas e práticas sobre o tema do projeto, além disso, debates com a participação de colegas internos/externos a instituição, movimentos sociais, entre outros convidados. A frequência será disponibilizada em todos os encontros com o objetivo de acompanhar a participação efetiva das pessoas inscritas.