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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso Desenvolvimento em Unity para Aplicações de Realidade Virtual
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
18/08/2025
Previsão de Fim:
01/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
36
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Frequência
Prova
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Moacyr Regys Simoes Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Araujo Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
Ana Luiza Diniz Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
Felipe Haiashida Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
Gustavo Monteiro Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
Iuri Pinheiro Prata IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
João Gabriel Tito de Moraes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
Joao Pedro Queiroz Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/08/2025 01/09/2025
Moacyr Regys Simoes Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/08/2025 01/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este minucuros oferece uma formação introdutória e prática na criação de experiências em realidade virtual utilizando o Unity, uma das principais plataformas para o desenvolvimento de aplicações em 2D, 3D e ambientes imersivos. Voltado para alunos do IFCE e de outras instituições, o curso aborda desde os conceitos básicos da VR até a construção de aplicações simples integradas ao headset Meta Quest. O foco é proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico, com aplicação real de conceitos técnicos em um projeto final funcional.
Justificativa
A realidade virtual é uma tecnologia em expansão, presente em setores como educação, saúde, engenharia, simulação e entretenimento. Apesar disso, muitos estudantes ainda não têm acesso a capacitações práticas nessa área. O Unity, por ser uma engine poderosa, gratuita para fins educacionais e com vasta documentação, se apresenta como a ferramenta ideal para introduzir o público acadêmico ao desenvolvimento em VR. Este Minicurso busca preencher essa lacuna, promovendo qualificação técnica e estimulando a inovação por meio de projetos imersivos.
Público Alvo
Estudantes de outras instituições de ensino
Objetivo Geral
Capacitar estudantes no desenvolvimento de aplicações básicas de realidade virtual utilizando Unity, com ênfase em conceitos de interatividade, design de ambiente e integração com dispositivos VR.
Objetivo Específico
Apresentar os fundamentos do Unity voltados para VR Ensinar a criar e manipular ambientes tridimensionais Desenvolver interações com objetos e interfaces em realidade virtual Integrar aplicações com o headset Meta Quest Guiar os participantes na produção de um projeto final funcional
Metodologia
O minicurso será realizado presencialmente, com duração de um mês, entre os dias 11 e 29 de agosto de 2025, totalizando 36 horas, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. Cada encontro terá foco prático, com uso do Meta SDK (XR Plugin + Building Blocks). Ao longo do minicurso, os alunos construirão um projeto próprio em realidade virtual, passando por etapas como: Instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento Criação de cenários interativos Programação com C# para interações simples Implementação de menus e feedbacks táteis/auditivos Exportação e testes no Meta Quest Ao final, os participantes apresentarão seus projetos e receberão orientações de aprimoramento com base em feedback coletivo.