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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação no Combate à Pobreza: O Papel do IFCE como Vice-Presidente Internacional em Ensino e Educação do HUB ODS 1 da Rede UNAI/ONU
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
10/12/2025
Previsão de Fim:
03/11/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Antonio Barbosa Vidal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abimael Maciel Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2025 03/11/2027
Cláudia Assis SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 2 10/12/2025 03/11/2027
Cláudia Sales SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 2 10/12/2025 03/11/2027
Claudio Bernardo Companhia de dança As palavras de Bruxelas - Bélgica Integrante Sem vínculo Não 1 10/12/2025 03/11/2027
Elizabete Tavora Franceli SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 2 10/12/2025 03/11/2027
Francisco Antonio Barbosa Vidal IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/12/2025 03/11/2027
Jose Aureliano Arruda Ximenes de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2025 03/11/2027
Leonardo José Aprígio Costa Sousa OAB - CE Integrante Sem vínculo Não 1 10/12/2025 03/11/2027
Marcus Pinto Aguiar UNINTA Integrante Sem vínculo Não 2 10/12/2025 03/11/2027
Priscilla Cavalcante de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2025 03/11/2027
Rachel Lima Serra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2025 03/11/2027
Rebeca Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 10/12/2025 03/11/2027
Tshombe Miles Baruch College The City University of New York Integrante Sem vínculo Não 2 10/12/2025 03/11/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UNINTA Não
SEDUC-CE Não
Companhia de Dança As palavras - Bruxelas Bélgica Não
Universidade do Minho - Portugal Não
Ordem dos Advogados do Brasil Não
A ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL JOÃO MATTOS Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
FCE é designado pela ONU/Rede UNAI Vice-Presidente Internacional em Ensino e Educação do HUB ODS 1, A USP é a Presidente. O Instituto Federal do Ceará - IFCE foi designado no dia 14.04.2025 pela Organização das Nações Unidas (ONU)/Rede UNAI, Vice-Presidente Mundial em Ensino e Educação do HUB Internacional ODS1 – Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 1, da Agenda 2030 que tem como meta principal a Erradicação da Pobreza, em todas as suas formas. Na ambiência multilateral, a ONU desde 2015, após acordo global de seus 193 países-membros na construção da Agenda 2030, vem disseminando em várias redes de diferentes escalas os 17 ODS. Os ODS foram categorizados de acordo com objetivos globais e metas estruturantes balizadas por indicadores de monitoramento. As estratégias delineadas contemplam um compêndio de temas coadunados com o propósito da transformação social. De acordo com a ONU Brasil, os ODS são interdependentes e integram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a ambiental, a econômica e social. A Agenda 2030 balizada pelos ODS contempla um compêndio de metas e ações a serem cumpridas pelo poder público, empresas e sociedade civil em uma concertação social e política que tem o objetivo de se atingir até 2030 um mundo com mais equidade social e responsabilidade ambiental. Assim, nos anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas instigam e apoiam ações em áreas de importância crucial para o coletivo da sociedade: erradicação da pobreza, seres humanos, o habitat do planeta Terra, crescimento econômico com distribuição de renda, cultura de paz e cooperação entre os povos. Os 17 objetivos delineados foram os seguintes: Objetivo 1. Combate à pobreza em escala global; Objetivo 2. Segurança nutricional, alimentar e eliminação da fome no Planeta; Objetivo 3. Qualidade de vida em todas as idades; Objetivo 4. Educação Inclusiva e Continuada; Objetivo 5. Empoderamento feminino e Equidade de Gênero; Objetivo 6. Saneamento Sustentável e Universalização do acesso à Água; Objetivo 7. Energia sustentável e Acessível a todos; Objetivo 8. Crescimento Econômico com Justiça social, Pleno emprego e Trabalho Decente; Objetivo 9. Inovação Inclusiva e Indústria Sustentável; Objetivo 10. Reduzir assimetrias sociais e regionais dentro dos países e entre os mesmos; Objetivo 11. Cidades e Territórios inclusivos e sustentáveis; Objetivo 12. Produção e Consumo alinhados aos preceitos da Sustentabilidade; Objetivo 13. Combater Causas dos Efeitos das Mudanças Climáticas; Objetivo 14. Oceanos, mares e recursos marinhos sustentáveis; Objetivo 15. Ecossistemas terrestres sustentáveis e combate à desertificação; Objetivo 16. Cultura de Paz, Sociedades Inclusivas e Segurança Institucional; Objetivo 17. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. 2 Em 2025, a Agenda 2030 completa 10 anos e os esforços de governos, instituições de ensino, empresas e sociedade civil serão essenciais para potencializar o alcance das metas atreladas à perspectiva de um mundo sustentável e justo socialmente. O Impacto Acadêmico das Nações Unidas (Rede UNAI) é uma iniciativa que envolve instituições de ensino superior em rede conectada à ONU (Nações Unidas) no apoio e na contribuição para a realização dos propósitos e princípios da Organização, incluindo a promoção e a proteção dos direitos humanos, o acesso à educação, a sustentabilidade e a resolução de conflitos. Desde 2010, a UNAI criou uma rede vibrante de instituições de ensino superior, conectando estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores em todo o mundo. São mais de 1.700 instituições associadas em mais de 150 países, dentre elas agora o IFCE faz parte, que atendem mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas. O trabalho dessas instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , pois servem como incubadoras de novas ideias e soluções para os muitos desafios globais que enfrentamos. O Impacto Acadêmico das Nações Unidas fornece o elo integral com essas partes interessadas para garantir que a comunidade internacional aproveite a energia e a inovação dos jovens e da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade
Justificativa
De acordo com o site Agência Brasil, nosso país reduziu o percentual de crianças e adolescentes com renda abaixo da linha da pobreza monetária. Em 2017, 25,44%, ou seja, uma a cada quatro crianças e adolescentes de até 17 anos estavam nessa situação. Em 2023, esse percentual caiu para 19,14%, o que equivale a aproximadamente, uma a cada cinco crianças e adolescentes em famílias com renda inferior a R$ 355 mensais por pessoa. Em números, são 9,8 milhões. Os dados são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 16/01/2025.O estudo mostra também que, apesar dos avanços, 8,1% das crianças e adolescentes ainda estão em famílias com renda inferior a linha da pobreza extrema, ou seja, 4,2 milhões têm renda, por pessoa, inferior a R$ 209 mensais. Além da renda, o estudo, que é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisou outras dimensões que considera fundamentais para garantir o bem-estar de crianças e adolescentes: educação, acesso à informação, água, saneamento, moradia, proteção contra o trabalho infantil e segurança alimentar. "Quando falamos de pobreza multidimensional, estamos falando de um entendimento diferente ao tradicional que temos de pobreza monetária, que é baseado basicamente na ausência de renda. A pobreza multidimensional está diretamente relacionada com os direitos. É um resultado da relação entre as privações, exclusões e vulnerabilidades que afetam o bem-estar de meninas e meninos. Como sabemos, os direitos humanos são indivisíveis. E quando uma criança não tem acesso a um ou mais direitos, dizemos que está em pobreza multidimensional", explica a chefe de Políticas Sociais do Unicef no Brasil, Liliana Chopitea., de acordo com pesquisa no site Agência Brasil. O percentual da população vivendo abaixo da linha de pobreza, conforme critério do Banco Mundial¹ (US$ 6,85 PPC² por dia ou R$ 665 por mês), de acordo com o SIS IBGE(Síntese de Indicadores Sociais) 2024, de acordo com a Rede Juntos, caiu de 31,6% para 27,4%, atingindo o menor patamar desde 2012. Isso significa que, em um ano, 8,7 milhões de pessoas saíram da pobreza, reduzindo o contingente de 67,7 milhões para 59,0 milhões. No mesmo período, a extrema pobreza (US$ 2,15 PPC por dia ou R$ 209 por mês) também apresentou uma queda expressiva, de 5,9% para 4,4%. Pela primeira vez, o índice ficou abaixo dos 5,0%, representando o menor percentual já registrado desde 2012. Esse avanço beneficiou cerca de 3,1 milhões de pessoas, diminuindo a população em extrema pobreza de 12,6 milhões para 9,5 milhões. Mas os números existentes ainda preocupam muito. já registrado desde 2012. Esse avanço beneficiou cerca de 3,1 milhões de pessoas, diminuindo a população em extrema pobreza de 12,6 milhões para 9,5 milhões. Mas os números existentes ainda preocupam muito. De acordo com O estudo da Rede PENSSAN em 2022 (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) mostra a relação entre escolaridade e nível de insegurança alimentar. Os resultados demonstram que, entre as famílias mais afetadas pela carência de alimentos, na maior parte os responsáveis pela renda possuem menos de 4 anos de estudo (22,3%), seguidas por aquelas com pessoas que possuem entre 5 e 8 anos de estudo (19,1%) – ou seja, não completaram os dois ciclos do ensino básico. Pobreza é a privação das condições necessárias para o acesso a uma vida digna. De acordo com a Comissão sobre Direitos Sociais, Económicos e Culturais, das Nações Unidas é a “Condição humana caracterizada por privação sustentada ou crónica de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o gozo de um adequado padrão de vida e outros direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais¨. “A pobreza extrema designa uma situação em que as pessoas não veem satisfeitas as necessidades básicas à sua sobrevivência. Por exemplo, essas pessoas podem passar fome, não possuir água potável, habitação digna, roupas suficientes ou medicamentos e podem ter que lutar para se manterem vivas. (...) A pobreza relativa designa uma situação na qual o estilo de vida e o rendimento de algumas pessoas se situa a um nível bastante abaixo do nível de vida do país ou da região em que vivem ao ponto de terem que lutar para conseguirem ter uma vida normal e para participar nas atividades económicas, sociais e culturais. Esta realidade difere de país para país dependendo do nível de vida da maioria da população. ” (https:// www.eapn.pt/o-que-e-a-pobreza) De acordo com o site Agencia Gov, no grupo etário de pessoas com 25 a 34 anos que não haviam concluído o ensino médio, o país continuava, em 2023, com um percentual duas vezes maior do que o da média dos países membros da OCDE em 2022, isto é, 26,8% para o Brasil, em comparação com 13,8% para a média da OCDE. Em relação ao percentual de pessoas de 25 a 64 anos que concluíram o ensino superior, a média dos países da OCDE, em 2022, era de 40,4%. Já a média brasileira, em 2023, era cerca da metade da média da OCDE (21,3%). Ainda que a faixa etária mais nova, de 25 a 34 anos, tenha atingido um percentual maior de pessoas com ensino superior no Brasil em relação ao total da população de 25 anos ou mais (23,7%) em 2023, o resultado permaneceu a metade do divulgado para a média dos países da OCDE na mesma faixa etária (47,2%) em 2022. A taxa brasileira estava abaixo de países latino-americanos, como México (27,1%), Colômbia (34,1%) e Chile (40,5%). Diante do que foi exposto, políticas educacionais com efetividade social são essenciais na Erradicação da Pobreza no Brasil.
Público Alvo
Estudantes e Professores de Escolas Públicas , ONGs, Poder Público Ceará - local e ou subnacional, empresas
Objetivo Geral
A missão do IFCE na frente Educação no Combate à Pobreza, perpassa na atuação internacional em conjunto com Instituições de Ensino de Alto Nível na promoção e desenvolvimento de soluções para a consecução do ODS 1 da Agenda 2030. Considerando as atribuições preconizadas pela Rede UNAI/ONU referente à atuação dos Hubs, compete ao IFCE no período de abril de 2025 a dezembro de 2027 como Vice-Presidente do HUB ODS1: · Desenvolver e implementar projetos que contribuam para a pesquisa, produção de conhecimento, ensino, aprendizagem e disseminação informacional sobre os ODS 1 junto à sociedade brasileira
Objetivo Específico
· Incorporar os ODS/Agenda 2030 no âmbito do IFCE e Rede Federal/ Comunidades no currículo acadêmico, atividades de pesquisa, extensão operações, alcance comunitário e parcerias (nacional e internacional), com ênfase no ODS 1; · Preencher a lacuna entre pesquisa, extensão e políticas e práticas, promovendo parcerias para os ODS 1 com a academia, governos, sociedade civil e setor privado. · Cultivar as melhores práticas, capacitação, troca de conhecimento, monitoramento e avaliação do impacto e engajamento dos ODS 1 com lastros em Educação, Arte e Ciência.
Metodologia
A estrutura do HUB ODS 1 para o mandato abril de 2025 a dezembro de 2027 é: · Presidente: Universidade de São Paulo · Vice-Presidente de Ensino e Educação: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE · Vice-Presidente de Pesquisa: Universidade de Zhejiang (China) posição 47 no mundo. · Vice-Presidente de Divulgação e Parceria: Ahfad University for Women (Sudão) Conheça as 5 metas relacionadas à Erradicação da Pobreza no mundo estabelecidas pelas 193 Nações que fazem da ONU em 2015, até o prazo de 2030: 1.1 – Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia. 1.2 – Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais. 1.3 – Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis. 1.4 – Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças. 1.5 – Até 2030, construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais. Realização de Lives, Oficinas, Entrevistas na Mídia, Festival de Arte, Fórum Temático ODS, Inserção ativa em espaços societais, Colóquio, Simpósio Etapas Processuais 1 - Planejamento e divulgação . Ações serão planejadas em reunião de deliberação e de alinhamento . A divulgação, a mobilização direta e as inscrições da comunidade externa dar-se-á através de entidades parceiras e redes sociais . Extensionistas do HUB irão participar de instâncias de Governança Pública/Societal como Conselho, Fóruns, Comissões 2 Execução- está no cronograma e será detalhada sob retroalimentação contínua do projeto 3- Acompanhamento e Avaliação - reuniões trimestrais e avaliações de reações após capacitações/eventos e métricas do acordo acima evidenciado estabelecido com a ONU