Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ser estudante e ser humano: entre pressões, afetos e resistências
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Saúde mental
Data de Início:
20/08/2025
Previsão de Fim:
20/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriela Machado Silva Universidade Federal Fluminense Integrante Sem vínculo Não 2 20/08/2025 20/08/2025
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/08/2025 20/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento propõe um espaço de escuta, reflexão e acolhimento das vivências emocionais de estudantes do ensino superior. Inspirado nos princípios da Gestalt-terapia, o encontro busca promover o cuidado de si, a valorização da presença e o fortalecimento de redes de apoio, reconhecendo que estar na graduação é também lidar com desafios subjetivos, sociais e estruturais. Trata-se de uma oportunidade de criar coletivamente estratégias de resistência e cuidado que favoreçam a permanência estudantil de forma mais humana, afetiva e solidária.
Justificativa
Estar no ensino superior é um processo que envolve não apenas a formação intelectual, mas também enfrentamentos cotidianos relacionados à saúde mental, às pressões de desempenho, à insegurança financeira, à sobrecarga emocional e às múltiplas identidades que os estudantes carregam, como ser mãe, trabalhador, negro(a), LGBTQIAPN+, entre outras. Muitas vezes, esses aspectos são invisibilizados nas políticas e nos espaços institucionais. Ao criar um evento que valoriza o afeto, o cuidado e o apoio mútuo, propõe-se um enfrentamento coletivo das vulnerabilidades, contribuindo para que os estudantes permaneçam e se desenvolvam na universidade com dignidade e saúde emocional.
Público Alvo
Estudantes do ensino superior do Vale do Jaguaribe e demais interessados.
Objetivo Geral
Promover um espaço de acolhimento e reflexão sobre os desafios emocionais e sociais enfrentados por estudantes do ensino superior, com base na Gestalt-terapia, visando ao fortalecimento do cuidado de si e das redes de apoio para a permanência acadêmica.
Objetivo Específico
- Reconhecer os altos e baixos emocionais vivenciados durante a graduação; - Dar visibilidade aos impactos de fatores como renda, maternidade e ansiedade no cotidiano estudantil; - Validar o sofrimento emocional como legítimo e digno de atenção; - Propor estratégias de cuidado com base na escuta, presença e apoio coletivo; - Fortalecer o senso de pertencimento e promover práticas criativas de resistência.
Metodologia
A metodologia será baseada na abordagem da Gestalt-terapia, por meio de sensibilização, partilhas espontâneas e momentos de silêncio e escuta ativa.