Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CORES DA VIDA – PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PELA SAÚDE E PELO CUIDADO
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção à Saúde
Data de Início:
27/08/2025
Previsão de Fim:
27/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Icó
Iguatu
Lavras da Mangabeira
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elenira Firmo Machado
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cristina Alves Gomes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Antonio Marcos da Costa Silvano IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/08/2025 27/02/2026
Antony Gleydson Lima Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/08/2025 27/02/2026
Denise de Araujo Silva Holanda IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Elenira Firmo Machado IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 27/08/2025 27/02/2026
Geniel Jose de Santana IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Luiz Neldecilio Alves Vitor IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/08/2025 27/02/2026
Maria Elizangela Cavalcante Duarte IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Mirlene Alves Cavalcante IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Severino Moura Silva Bisneto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Sheila de Sousa Teodosio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Tayson Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/08/2025 27/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Agosto Lilás: Violência Contra a Mulher – Informação, Reflexão e Acolhimento Evento
Apresentação
O Instituto Federal do Ceará – Campus Cedro, como espaço formador de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a transformação social, reconhece seu papel na promoção da saúde integral da comunidade acadêmica e no fortalecimento dos laços com a sociedade. Em sintonia com campanhas nacionais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades), o projeto de extensão “Cores da Vida – Prevenção e Conscientização pela Saúde e pelo Cuidado” será realizado no IFCE Campus Cedro entre os meses de agosto e fevereiro de 2026. A atividade consiste em uma série de ações educativas, preventivas e acolhedoras voltadas à promoção da saúde física, mental, sexual e social, com foco em temas de grande relevância pública. A proposta se materializa por meio de campanhas mensais temáticas, cada uma associada a uma cor símbolo (como o Agosto Lilás, o Setembro Amarelo, entre outras), que nortearão palestras, oficinas, rodas de conversa, ações culturais, atendimentos de escuta psicológica, exposições e mobilizações comunitárias. A iniciativa envolve de forma integrada estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, profissionais da saúde, educadores, representantes da rede de proteção social e membros da comunidade externa. Ao abordar questões sensíveis e urgentes, como a violência contra a mulher, a prevenção ao suicídio, o diagnóstico precoce de cânceres e a conscientização sobre ISTs/HIV, Nutrição e Saúde Preventiva, o projeto busca contribuir para formação cidadã, o fortalecimento de vínculos institucionais e a construção de uma cultura de cuidado, respeito e empatia, tanto no ambiente acadêmico quanto na sociedade em geral.
Justificativa
Apesar da consolidação de diversas campanhas públicas de saúde em âmbito nacional, muitas delas ainda não alcançam de forma efetiva a população jovem, sobretudo nas regiões do interior do Nordeste. De acordo com dados do Ministério da Saúde (2024), o Nordeste registra alguns dos maiores índices de vulnerabilidade social do país, o que reflete diretamente em dificuldades no acesso à informação de qualidade, à prevenção de doenças e à promoção da saúde integral. A taxa de mortalidade por suicídio entre jovens nordestinos com idades entre 15 e 29 anos, por exemplo, cresceu 13% na última década, enquanto os casos de infecção por ISTs e HIV aumentaram 18% na região entre 2020 e 2023. No município de Cedro/CE, dados da Secretaria de Saúde indicam um cenário que também inspira atenção. Apenas em 2024, foram registrados 29 atendimentos relacionados à violência de gênero e 12 notificações de tentativas de suicídio entre adolescentes e jovens adultos. Além disso, as ações de rastreamento do câncer de mama e de próstata ainda apresentam baixa adesão, com cobertura inferior a 40% da populaçãoalvo, especialmente nas zonas rurais. Em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis, houve um aumento de 22% nos casos de sífilis e um crescimento expressivo nos testes positivos para HIV em jovens com menos de 30 anos. Diante dessa realidade, é fundamental que as instituições públicas de ensino, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), assumam um papel ativo na promoção da saúde e da cidadania, especialmente por meio de ações de extensão que articulem ensino e comunidade. A prática extensionista no IFCE, conforme as diretrizes da Política Nacional de Extensão, deve promover uma formação crítica e transformadora, aproximando o conhecimento acadêmico das demandas reais da sociedade. A proposta de intervenção aqui apresentada se ancora em uma abordagem educativa, participativa e inclusiva. Pretende-se, por meio dela, promover a conscientização sobre temáticas de grande impacto social — como a violência de gênero, o suicídio juvenil, as ISTs/HIV e os tipos de câncer mais incidentes —, por meio de atividades informativas, rodas de conversa, oficinas e campanhas. Ao mobilizar estudantes, profissionais da saúde e membros da comunidade, o projeto contribuirá para a construção de uma cultura de cuidado, escuta e empatia. Argumenta-se, portanto, que a efetivação dessa ação extensionista resultará não apenas na ampliação do acesso à informação de qualidade, mas também no fortalecimento dos vínculos entre o IFCE e a comunidade local. A troca de saberes entre a academia e os sujeitos sociais potencializa o alcance das políticas públicas e a ressignificação dos espaços educativos, tornando-os ambientes mais sensíveis às necessidades da população. A relevância social do projeto está, assim, vinculada à sua capacidade de provocar mudanças nos modos de pensar e agir da coletividade, promovendo o protagonismo social. Contra-argumentando, pode-se questionar a eficácia de intervenções pontuais no enfrentamento de problemas tão complexos. No entanto, mesmo ações de curto prazo, quando bem estruturadas, podem desencadear reflexões profundas e estimular a continuidade do debate nos espaços escolares, familiares e comunitários. Além disso, o IFCE, enquanto instituição consolidada em sua missão social, dispõe de recursos humanos e metodológicos capazes de sustentar práticas educativas transformadoras.Por fim, esta proposta está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, em especial os de número 3 (Saúde e Bem-estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades). Ao encampá-la, o IFCE reafirma seu compromisso com a inclusão, com a
Público Alvo
Estima-se um público de aproximadamente 200 pessoas, incluindo familiares e responsáveis pelos(as) estudantes; egressos(as) do IFCE Campus Cedro; representantes de órgãos públicos e da rede de proteção à mulher — como CREAS, CRAS, profissionais das áreas da saúde, assistência social e educação —, além de profissionais convidados para ministrar palestras.
Objetivo Geral
Promover uma cultura de prevenção, informação e cuidado com a saúde física, mental, sexual e emocional da comunidade acadêmica e local, por meio de campanhas mensais temáticas.
Objetivo Específico
a)Informar e sensibilizar sobre os temas propostos. b)Quebrar estigmas e preconceitos ligados à saúde mental, sexualidade e doenças. c)Estimular o autocuidado e o acesso aos serviços de saúde. d)Criar espaços de diálogo, escuta e acolhimento dentro do campus. e)Engajar estudantes e servidores em práticas educativas e sociais
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de uma abordagem multidisciplinar, participativa e intersetorial, articulando ensino, pesquisa e extensão, e terá como foco cinco campanhas nacionais organizadas entre agosto e fevereiro de 2026. Cada uma dessas campanhas trabalhará temáticas reconhecidas por cores simbólicas (violência contra a mulher, suicídio, câncer de mama e próstata, ISTs e HIV, alimitenção saudavél, campanha preventiva para o carnaval), promovendo ações educativas, preventivas e acolhedoras. A construção do projeto se deu de forma coletiva, a partir de escutas com estudantes, servidores e representantes da comunidade externa, especialmente profissionais da saúde e da rede de proteção social local, que evidenciaram a necessidade de maior diálogo e enfrentamento às vulnerabilidades que afetam a saúde física, mental e emocional dos jovens e adultos do município de Cedro/CE. As atividades serão organizadas em quatro grandes frentes. A primeira delas é a Educação e Formação, com a realização de palestras com especialistas das áreas de psicologia, medicina, direito, enfermagem e assistência social; oficinas interativas voltadas ao autocuidado e cidadania; rodas de conversa mediadas por profissionais do campus e parceiros externos; e cine-debates, seguidos de discussão crítica. A segunda frente é voltada ao Acolhimento. A terceira frente contempla Ações Visuais e Simbólicas, incluindo a decoração temática dos espaços do campus conforme a cor do mês, produção artística de murais e painéis colaborativos, como formas de mobilização simbólica. A quarta frente corresponde à Divulgação e Comunicação, desenvolvida por meio das redes sociais institucionais, envio de e-mails informativos, publicações no Q-Acadêmico, uso de WhatsApp institucional, painéis informativos, folders, cards digitais e convites oficiais direcionados à comunidade externa, Egressos Unidade Básica de Saúde do Bairro Prado, CRAS, CREAS e Secretria de Educação e da Saúde. O planejamento do projeto contempla uma fase preparatória no mês de julho, com reuniões entre a equipe executora, definição de cronograma, mobilização de parceiros e produção do material de divulgação. A execução ocorrerá mensalmente, com ações organizadas conforme o calendário temático (Agosto Lilás, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, Janeiro Verde e Fevereiro Muticolor), sendo todas as atividades documentadas por meio de fotos, vídeos, listas de presença e registros em relatórios parciais. A participação de estudantes bolsistas e voluntários será incentivada, atuando tanto na organização quanto na mediação das atividades. O acompanhamento e a avaliação serão realizados de forma contínua e processual, com o objetivo de assegurar a qualidade das ações e a escuta da comunidade participante. Haverá ainda reuniões de avaliação ao final de cada evento entre a equipe do projeto, a fim de ajustar e aprimorar as ações seguintes. Como indicadores de impacto, serão considerados o número de participantes em cada atividade, a presença da comunidade externa, o alcance nas redes sociais e os relatos qualitativos sobre mudanças de percepção ou comportamento. Ao final do projeto, será elaborado um relatório final com análise dos resultados, documentação das boas práticas e propostas de continuidade para o ano seguinte, reforçando o papel do IFCE como espaço promotor de saúde, cidadania e inclusão social. A divulgação direta das ações do projeto junto ao público externo será realizada por meio de uma articulação estratégica com instituições parceiras do município de Cedro/CE, especialmente aquelas vinculadas à saúde e à assistência social, como a Unidade Básica de Saúde do bairro Prado, CRAS, CREAS, bem como as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. Serão utilizados canais formais e informais de comunicação para garantir o alcance das informações, incluindo o envio de convites oficiais impressos e digitais, e-mails institucionais, informativos em grupos de WhatsApp da comunidade, além de visitas presenciais para sensibilização de lideranças comunitárias e profissionais da rede de proteção social. Para facilitar a inscrição e participação do público externo nas atividades abertas do projeto, como palestras, rodas de conversa, oficinas e ações de acolhimento, será disponibilizado listas físicas no dia do evento. Equipes do campus auxiliarão na mobilização, garantindo a acessibilidade da informação e o acompanhamento de inscrições.