Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I SEMINÁRIO CARIRIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SECEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
20/08/2025
Previsão de Fim:
21/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
15
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Brejo Santo
Caririaçu
Cedro
Crato
Farias Brito
Iguatu
Jardim
Juazeiro do Norte
Missão Velha
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Palestra
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Guttenberg Sergistotanes Santos Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Enio Vidal Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/08/2025 21/08/2025
Guttenberg Sergistotanes Santos Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/08/2025 21/08/2025
Isabel do Nascimento Campos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/08/2025 21/08/2025
MARIA JAQUELINE SOUSA DE MOURA Universidade do Vale do Taquari - Univates Integrante Sem vínculo Não 4 05/08/2025 21/08/2025
Rachel da Silva Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/08/2025 21/08/2025
Regilania da Silva Lucena IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/08/2025 21/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 1920.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 3528.16
Passagens e Despesas com Locomoção 4551.84
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
I Seminário Caririense de Educação Matemática – SECEM será realizado no interior cearense, tendo como instituição proponente o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Este evento tem por objetivo congregar estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como professores das redes municipal, estadual e federal no cariri cearense, para possibilitar formações em Educação Matemática, tanto inicial quanto continuada, evidenciando seu caráter cultural, tecnológico, didático e científico. Neste evento serão propostas diversas atividades acadêmico-científicas no âmbito da Educação Matemática, envolvendo palestras, mesas redondas e rodas de conversa. Pretende-se então promover a divulgação de boas práticas de ensino de Matemática, fomentar a discussão sobre o acesso às tecnologias digitais e ainda a inclusão social. Esse evento recebeu recursos financeiros da FUNCAP por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos (Edital 03/2025).
Justificativa
A discussão sobre Educação Matemática possibilita a professores, estudantes e pesquisadores que lidam com Matemática reflexões sobre os motivos pelos quais se lida com os processos de ensino e de aprendizagem e a quem esse ensino se destina. Para além de práticas de memorização, de técnicas de provas e demonstrações e resolução de problemas e exercícios, esse evento tem por pretensão trazer contribuições na formação docente (inicial ou continuada), lidando com a Matemática segundo uma perspectiva qualitativa e humanizada que reverbere no desenvolvimento de saberes em sala de aula, quer na Educação Básica quer no Ensino Superior, sendo essa sua principal justificativa. Justifica-se esse evento também pela compreensão de que a partir das discussões realizadas durante o I SECEM, estudantes da Licenciatura em Matemática, na condição de futuros professores, poderão compreender o papel e a importância da Educação Matemática na práxis docente cotidiana; e com isso, também desenvolverem pesquisas e ações com vistas a contribuir com o progresso do ensino de Matemática.
Público Alvo
O I SECEM pretende beneficiar estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, pós-graduandos em Ensino ou Educação Matemática, pesquisadores e professores que atuam em instituições públicas de ensino, tais como: Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE-FECLI-Iguatu), IFCE – campus Cedro, IFCE-Campus Crato. Também pretende-se beneficiar professores e estudantes da privada de ensino. Além desses, espera-se a participação de toda a comunidade escolar e acadêmica que tenha interesse no desenvolvimento da Educação Matemática. Com isso, espera-se que, pelo menos, 100 participantes (externos ao IFCE - Campus Juazeiro) venham a se inscrever no evento que será totalmente gratuito.
Objetivo Geral
Congregar estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como professores e pesquisadores das redes municipal, estadual e federal no Cariri Cearense e em seu entorno, para possibilitar formação docente (tanto inicial quanto continuada) em Educação Matemática, evidenciando seu caráter científico, tecnológico, didático e cultural.
Objetivo Específico
1. Discutir sobre metodologias para a educação inclusiva na perspectiva da Educação Matemática; 2. Possibilitar atualizações quanto à inclusão de tecnologias digitais aplicadas à Educação Matemática; 3. Favorecer reflexões e troca de experiências quanto à docência em Matemática; 4. Evidenciar o caráter cultural da Educação Matemática no contexto social do Cariri Cearense; 5. Fomentar na formação de professores de matemática, o debate sobre as Relações Etnico Raciais – ERER no âmbito da Educação Matemática e das práticas docentes não-excludentes; 6. Promover a interação e integração entre professores, estudantes e pesquisadores atuantes na região do Cariri Cearense e em seu entorno.
Metodologia
Estão previstas atividades de Seminários (ou ciclo de palestras) com professores-pesquisadores que dialogam tanto com ensino e aprendizagem na Educação Matemática, quanto com o uso de recursos tecnológicos digitais no ensino de Matemática. As atividades de mesas redondas devem ser compostas por professores-pesquisadores que atuam em instituições de ensino superior, explicitando experiências e perspectivas na pesquisa em Educação Matemática. Por fim, serão também propostas rodas de conversas com egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – campus Juazeiro do Norte que já concluíram ou que estão em fase de conclusão de mestrado e/ou doutorado e que dialogam com a Educação Matemática em seu percurso acadêmico-profissional. O planejamento desse evento ocorreu com professores e estudantes do IFCE – campus Juazeiro e também com uma estudante egressa. A divulgação ocorrerá pode meio das redes sociais, convites e distribuição de folders, contendo os objetivos do evento e sua programação. A execução, conforme mencionado, será por meio de palestras e mesas redondas com profissionais que lidam com o ensino de Matemática. A avaliação do evento se dará por meio de relatório, a partir da observação-participante e da frequência de todos os envolvidos.