Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IX EVENTO CULTURAL: DEFICIÊNCIA SEM LIMITES
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
27/08/2025
Previsão de Fim:
27/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Icó
Lavras da Mangabeira
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Exposição
Palestra
Lançamento
Nome do Responsável:
Mirela Maximo Bezerra Silveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Denise Lima de Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Diego Teixeira de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/08/2025 27/08/2025
EDILSON VENTURA DE BARROS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPIO DO CEDRO Integrante Sem vínculo Não 40 27/08/2025 27/08/2025
FRANCISCA ELISVANIA DE LIMA PINHEIRO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPIO DO CEDRO Integrante Sem vínculo Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Francisca Franciele Soares de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 27/08/2025 27/08/2025
HÉLLIS CRISTINA LIMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPIO DO CEDRO Integrante Sem vínculo Não 4 27/08/2025 27/08/2025
Joserlandio da Costa Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/08/2025 27/08/2025
Julio Jefte Ferreira Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Kevin de Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Lyrane Teixeira de Brito Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/08/2025 27/08/2025
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPIO DO CEDRO Integrante Sem vínculo Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Maria Gorete Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Mirela Maximo Bezerra Silveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/08/2025 27/08/2025
Timoteo Honorio Cruz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 27/08/2025 27/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento que pretendemos realizar é a nona versão de um trabalho que realizamos sobre inclusão. Com vistas a atender o imperativo de inclusão e acesso de todos/as à Educação, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996 e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Na ocasião acontecerão palestra, exposição de arte e cultura, debates, mesas-redondas. Nesta versão haverá o lançamento de um livro de um escritor da comunidade externa, professor mestre Edilson Ventura de Barros, que escreve livros infanto-juvenis sobre deficiência e inclusão. Na haverá, também, uma exposição de arte realizada por discentes do campus, bem como uma palestra com mesa-redonda e debates, proferida pela psicopedagoga Hélis Cristina Lima.
Justificativa
A presente proposta se justifica por haver a necessidade de formar, constantemente, os profissionais e futuros profissionais (alunos) da Educação sobre as temáticas relacionadas à inclusão e integração dos estudantes com necessidades educacionais/físicas nas escolas. Entendemos o quão urgente é a necessidade de tratar do assunto, disseminar ideias que busquem esclarecer sobre as deficiências, transtornos de aprendizagem, para que possamos caminhar no sentido de realmente promover a inclusão deste público nas instituições. A relação inclusão e tecnologia, se torna relevante porque vivemos num contexto de automação e uso contínuo das tecnologias da informação (TIs), portanto, precisamos lidar da forma mais proveitosa, com essas ferramentas, de modo a não fazer mau uso delas. Além de que, é de suma importância expor e dialogar sobre as diversas barreiras mencionadas pela Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência - nº13.146/2015, a saber: barreiras urbanísticas, barreiras arquitetônicas, barreiras nos transportes, na comunicação e na informação, barreiras tecnológicas, dentre outras que são pouco providenciadas e discutidas nas instituições.
Público Alvo
Professores da rede Municipal, Estadual e Federal.
Objetivo Geral
Formar profissionais da educação para a temática da inclusão e o uso das tecnologias.
Objetivo Específico
Esclarecer sobre as diversas dificuldades de aprendizagem; Orientar sobre as barreiras educacionais, e como superá-las, usando as TIs; Conscientizar para a educação inclusiva.
Metodologia
As etapas incluem sucessivamente: reuniões para definição da temática local do evento e outros detalhes; Preparação da logística do evento; Ampla divulgação; Seleção e providência dos materiais necessários ao evento; Execução do evento. Na execução haverá exposição de arte, que ficará no campus para apreciação do público, das 8 às 17h, lançamento de livro temático do evento "Inclusão", às 8h; palestra sobre a temática do evento, com mesa redonda das 10h às 12h. Produto final: relatório escrito para avaliação crítica por parte da equipe organizadora do evento; além do conhecimento apreendido, que, embora produto não palpável, é, de fato, o nosso maior objetivo a alcançar. Formas de divulgação: entrega de panfletos dentro do campus nas salas dos cursos de Licenciatura; entrega de panfletos e convite em escolas da rede Estadual e Municipal para docentes; divulgação ampla nas redes sociais do campus, em especial no site geral do campus e Instagram do Napne; serão fixados cartazes pelo campus. A equipe do Napne foi dividida em equipes para a realização de cada tarefa.