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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Interdisciplinar: Narrativas da alma e a ressignificação da dor
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
01/10/2025
Previsão de Fim:
18/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Redenção
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eugenia Tavares Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriane Farias Carlos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Ana Michele da Silva Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Carlos Henrique da Silva Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Cristianne Sousa Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
David Moraes de Andrade IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Denise Magalhaes Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Eric Patrick Chaves Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Eugenia Tavares Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/10/2025 18/12/2026
Fabiana Lima Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Fabia Pinho Rocha Peixoto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Francisco da Costa Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Francisco Glauco Gomes Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Ieda Carvalhedo Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Isabel Cristina Carlos Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Julio Albuquerque Camilo Saraiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Lilian Aparecida Mudado Suassuna Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Marcio Monteiro Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Maria Cleide da Silva Barroso IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Maria do Socorro Ribeiro da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Rafael de Sousa Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Renata Barros Silveira Brasil IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Wendel Alves de Medeiros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2025 18/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Unilab Não
Centro de Convivência Antônio Diogo Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Interdisciplinar "Narrativas da alma e a ressignificação da dor" tem como proposta funcionar como um Projeto-Piloto de uma ação de Monitoria a ser forjada pelo Departamento de Educação - DEDUC - por meio de seu Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - LIEL - e demais laboratórios que o compõem, aliado aos outros departamentos e setores do IFCE. No projeto em questão, contamos com a participação de professores dos Departamentos de Química e de Artes, além de servidores técnico-administrativos de setores afins. Na oportunidade, pretendemos oferecer uma "monitoria" aos professores de Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Geografia, História e Química de duas escolas públicas, preferencialmente as localizadas no entorno do IFCE, com uma proposta interdisciplinar a partir do estudo dos impactos da lepra no mundo, e em especial estado do Ceará, e de que forma podemos aliar essa nossa difícil trajetória ao conhecimento de sala de aula. Como produtos finais dessa experiência teremos a organização do Documentário "O isolamento invisível", que além de historicizar o efeito avassalador da doença irá estabelecer intersecção com os componentes curriculares previamente selecionados; do e-book homônino, que irá registrar todo o resultado das pesquisas realizadas pelos professores envolvidos no propcesso; e do e-book "Narrativas da alma e a ressignificação da dor", com crônicas ficcionais resultantes da leitura sensível dos diversos depoimentos de pessoas adoecidas, nos mais variados registros historiográficos. nos quais deixam registrado como partiram da sombra à esperança, apesar de tudo.
Justificativa
Uma pesquisa sobre hanseníase (lepra) no Ceará é justificada pela persistência da doença, que ainda representa um desafio de saúde pública e social, exigindo a melhoria da rede de atenção à saúde, o combate às desigualdades sociais, e o repensar de estratégias de vigilância e intervenção, especialmente considerando as particularidades sociodemográficas e clínicas da população local, que são determinantes para a vulnerabilidade à enfermidade. Relevância da Pesquisa: Problema de Saúde Pública: a hanseníase é uma doença negligenciada que ainda afeta muitas pessoas no Ceará, com casos notificados anualmente, sendo um desafio para o controle e erradicação da doença. Necessidade de melhoria na atenção à saúde: o estado do Ceará precisa qualificar a rede de atenção à saúde para o desenvolvimento de ações de vigilância e tratamento eficaz, garantindo a disponibilidade da Poliquimioterapia Única (PQT-U) e o acompanhamento adequado dos pacientes. Desigualdade Social: a doença está associada à desigualdade social, condições de saneamento precárias e aglomeração populacional, o que exige ações voltadas para essas questões estruturais. Contexto Histórico e Social no Ceará: Leprosários: o Ceará tem uma história de isolamento compulsório, com a existência do Leprosário Canafístula, onde pacientes eram internados e socialmente segregados, numa época sem tratamento eficaz, o que gerou exclusão social. Mudança de Paradigmas: houve um período de transformação, com o fim das internações compulsórias, mas ainda persistem os estigmas e as dificuldades para a reinserção social dos pacientes, exigindo ações que considerem o impacto histórico da doença na sociedade cearense. Dados Epidemiológicos e Atuais: Notificações de Casos: de 2015 a 2022, o Ceará registrou milhares de casos novos de hanseníase, com a região do Cariri e a SRS Sertão Central apresentando um número significativo de casos. Municípios de Destaque: foi identificada a alta taxa de infecção em alguns municípios, como Itatira e Parambu no Sertão Central, e Piquet Carneiro e Jucás no Cariri. Reconhecimento de um erro histórico: o Brasil falhou ao manter a segregação de pessoas com hanseníase, incluindo a separação de pais e filhos. Por meio da Lei nº 14.736/2023 e do Decreto nº 12.312, de 16 de dezembro de 2024, que regulamenta a Lei nº 11.520, de 18 de setembro de 2007, concede pensão especial vitalícia a pessoas vítimas de isolamento e internação compulsória, até dezembro de 1986, quando as políticas de isolamento foram abolidas, assim como aos filhos de pessoas com hanseníase. No Ceará, mais especificamente no município de Maracanaú, a lepra deu origem ao bairro Antonio Justa, que foi fundado como uma colônia para pessoas com a doença na década de 1940. O bairro surgiu a partir de um "leprosário" e as pessoas com hanseníase que não necessitavam de internação foram transferidas para lá, sendo hoje um espaço de moradia para os descendentes dos primeiros moradores, que enfrenta problemas de especulação imobiliária e de insalubridade em algumas áreas. A história da colônia e do bairro é contada no documentário "A Colônia", que retrata as experiências dos moradores e as particularidades do local; confira no documentário original do O POVO+. No bairro Antonio Justa favelas se distribuem no leprosário, por conta das inúmeras invasões, e o novo problema a ser enfrentado é o número de doentes por conta da insalubridade e, dessa forma, vai perdendo sua real identidade. Sem dúvida alguma é um espaço que merece uma maior atenção da parte governamental, a fim de não deixar que essa história se perca mais ainda com o passar do tempo. Por lá se tem uma riqueza histórica e humana muito grande a ser contada, e recontada.
Público Alvo
Professores(as) de Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Geografia, História e Química de duas escolas publicas das redes estadual e/ou municipal de ensino, devidamente convidados; preferencialmente, as localizadas no entorno do IFCE; Alunos(as) indicados(as) pelos(as) professores convidados. Cada professor(a) poderá indicar um(a) aluno(a) que tenha fluidez oral e escrita.
Objetivo Geral
Resgatar a memória histórica do Leprosário Canafístula e da doença no Ceará; analisando o impacto social e familiar da hanseníase e das internações compulsórias; investigando a transformação histórica da unidade e a evolução do tratamento; e por meio da escrita de crônicas ficcionais, registrar as experiências e o cotidiano dos pacientes, explorando as formas de resiliência e as produções culturais que surgiram no local.
Objetivo Específico
Acompanhar, por meio da documentação existente, a fundação e o funcionamento do leprosário, as políticas de controle da hanseníase no Ceará e a transição do local para Centro de Convivência. Registrar a história dos tratamentos médicos, desde os métodos antigos até o uso de poliquimioterapia. Examinar o preconceito e o medo da sociedade em relação à doença e aos doentes. Estudar o impacto da internação compulsória na vida dos indivíduos, como a separação de famílias e a exclusão social. Investigar as condições de vida e a precariedade das instalações no leprosário, especialmente nos anos iniciais. Analisar as formas de resistência, sociabilidade, autoexpressão e organização interna dos pacientes e moradores da colônia. Reunir e analisar fotografias, obras de arte, peças teatrais e outras produções realizadas pelos internos, mostrando a vida social e cultural da colônia. Compreender a ressignificação das vidas dos pacientes, mostrando a sociabilidade, a participação em diversas atividades e a importância da defesa e promoção da saúde pública, combatendo o estigma milenar associado à doença.
Metodologia
Atividade constante: Reunião da Comissão Organizadora, presencial e online, para deliberar acerca dos encaminhamentos a serem adotados e fazer os ajustes necessários. Etapa 1: Divulgação do Projeto de Extensão por todos os meios possíveis. Em reunião, indicação de duas escolas públicas (estadual e/ou municipal), localizadas preferencialmente no entorno do IFCE campus Fortaleza, a serem convidadas a fazer parte do Projeto. Convite-participação aos(às) professores(as) de Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Química e Biologia dessas escolas a participar mais diretamente do Projeto. Escolha de até 3(três) alunos(as) do IFCE Campus de Fortaleza, feita por cada professor(a) que forma a equipe promotora desta ação, e que serão inseridos(as), conforme suas especificidades, em cada uma das fases a serem desenvolvidas (Documentário, Livro de Artigos Científicos e Livro de Crônicas). Cada professor(a) convidado(a) também irá indicar 1(um) aluno(a) a ser inserido(a) no Projeto. Etapa 2: Organizar uma aula na qual será abordado o Documentário, enquanto um gênero textual, e apresentada toda a sua estrutura enquanto texto. Início da organização do Documentário propriamente dito, por meio da leitura e discussão de toda a literatura encontrada (livros, jornais, relatos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos, etc.) a respeito do assunto a ser trabalhado: Lepra. Documentário, um gênero textual audiovisual. Fase 1: Desenvolvimento: ideia, argumento, pesquisa e público. Temas: 1. A lepra e a história do medo na humanidade. 2. A lepra e a maldição divina: o "pecado" à flor da pele. 3. A lepra no Brasil e, em especial no Ceará: estigmas, memórias e dor. 4. A Fortaleza belle époque e o apagamento social das "indesejadas gentes". 5. De Canafístula a Antonio Diogo, a ressignificação da dor. 6. A lepra e a Biologia: o Bacilo de Hansen. 7. A lepra e a Química: enfim... a cura? 8. A lepra e as Artes Visuais: as faces invisíveis. 9. A lepra e a Literatura de Ficção. Etapa 3: Imersão I. Visita da equipe promotora e professores(as) convidados(as) ao Centro de Convivência Antonio Diogo/Memorial Leprosaria Canafístula com a finalidade de vivenciar in loco o contexto espaço/ambiente da lepra neste lugar e observar quais ajustes podem ser feitos no Projeto. Visita à Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura - PROEX - da Unilab, responsável pelo Projeto "A Colônia de Antonio Diogo: patrimônio, cultura e memória" para ver o andamento do trabalho e pensar uma possível parceria. Etapa 4: Documentário, um gênero textual audiovisual. Fase 2: Pré-Produção: planejamento, técnica e roteiro. Escrita/finalização dos textos a serem apresentados. Estruturação do roteiro a ser seguido no Documentário. Etapa 5: Imersão II. Visita dos alunos envolvidos nas Fases 1, 2 e 3 do Documentário ao Centro de Convivência Antonio Diogo/Memorial Leprosaria Canafístula com a finalidade de observar quais ajustes podem ser feitos no desenvolvimento da Fase 2 do Projeto. Visita ao município e observação do impacto da Colônia/Memorial para os moradores. Etapa 6: Organizar uma aula a fim de se estudar o gênero Crônica e sua estruturação textual. Leitura individual da crônica romanceada "A alma do Lázaro", de José de Alencar. Roda de Conversa para análise e interpretação do texto. Etapa 7: Documentário, um gênero textual audiovisual. Fase 3: Produção: filmagens e recolha de imagens/conteúdo. Nesta etapa, caberá aos(às) professores(as) deliberarem a quem ficará a cargo a imagem/voz de cada vídeo: somente alunos(as), professore(as) e alunos(as), ou somente professores(as). Cine-debate: Assistir aos documentários: Paredes Invisíveis: Hanseníase - Região Norte (https://www.youtube.com/watch?v=Lc79KUdcIFo); Paredes Invisíveis - Região Nordeste (https://www.youtube.com/watch?v=dZxovz-6Vbs) e Mãos que não se alcançam - DOCUMENTÁRIO COMPLETO (https://www.youtube.com/watch?v=_ZBgN14BuBM), dentre outros. Roda de Conversa para compreensaão e discussão dos vídeos assistidos. Etapa 8: Imersão III. Visita dos alunos envolvidos na escrita do livro, produto final do Projeto, ao Centro de Convivência Antonio Diogo/Memorial Leprosaria Canafístula com a finalidade de observar e, mergulhando nas narrativas postas, forjar a escritura de sua Crônica (forma/conteúdo). Etapa 9: Produto Final I. Documentário, um gênero textual audiovisual. Fase 4: Pós-Produção: edição e montagem. Solicitação de Registro de Direitos Autorais à Biblioteca Nacional. Etapa 10: Produto Final II. Estruturação dos e-books. Etapa da escritura das Crônicas. Etapa de escritura dos Artigos Científicos. Revisão linguística e formatação. Solicitação de Registro de Direitos Autorais e ISBN (identificação do livro). Etapa 11: Documentário, um gênero textual audiovisual Fase 5: Distribuição e Finalização: divulgação do Documentário junto à rede IFCE e às escolas cujos(as) professores(as) fizeram parte do Projeto, e acompanhamento, por meio de exibições e feedback a fim de avaliar o impacto do vídeo e planejar futuras produções. Etapa 12: Encerramento do Projeto. Auditório Nilo Peçanha. Palestra: A importância da Interdisciplinaridade. Exibição do Documentário "O isolamento invisível" e Roda de Conversa com todos(as) os(as) participantes. Lancamento dos e-books "O isolamento invisível" e "Narrativas da alma e a ressignificação da dor". Entrega de Certificados a todos(as) os(as) participantes.