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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Fórum de Acessibilidade e Inclusão: Confluindo vivências e perspectivas na construção de uma sociedade inclusiva
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
08/09/2025
Previsão de Fim:
08/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Boa Viagem
Madalena
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Rádio
Folheto
Convite
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Mesa Redonda
Oficina
Nome do Responsável:
Leonardo Ribeiro de Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Agnaldo da Silva Sampaio IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Alissa Garcia Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Andrey Victor Facundo Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Antonio Renan Barbosa de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Antony Michael Alves Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Douglas Holanda do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Francisco Guilherme Carlos Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Francisco Michel da Silva Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Gabriel Guerreiro Carneiro Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Gildázio da Silva Torres IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
João Lucas Carvalho Jacinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Kaiane Maciel Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Kaique Brayan Andrade Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Leonardo Ribeiro de Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/09/2025 08/09/2025
Letícia Pereira do Vale IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Livia Pereira Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Livia Pereira Noronha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Lucas Rodrigues de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Lucidalva Abreu da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Micaele Rodrigues de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Sarah Farias Pimentel IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Vanessa Fragoso Leal IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Vinicius Samuel da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Wesley de Sousa Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Wesley Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Wesnei de Paiva Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
William de Castro Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Yan Uchôa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/08/2025 08/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O II Fórum de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Boa Viagem, será realizado em 8 de setembro de 2025. O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e escuta para pessoas com deficiência, bem como para profissionais, educadores e especialistas que atuam com esse público, permitindo a troca de perspectivas sobre barreiras, práticas inclusivas e estratégias de acessibilidade no contexto social e educacional. O tema deste ano é: Confluindo vivências e perspectivas na construção de uma sociedade inclusiva. A proposta do Fórum é ir além do debate acadêmico, incluindo momentos de interação prática, por meio de uma mesa redonda com especialistas da área da saúde e educação e de atividades interativas entre todos os participantes, que poderão discutir desafios, propor soluções e compartilhar experiências. A iniciativa busca integrar o conhecimento teórico das disciplinas de Educação Especial, Inclusiva e Tecnologias Assistivas, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de Libras, do curso de Licenciatura em Química, com as experiências práticas compartilhadas durante o evento. Além disso, fundamenta-se em pesquisa de campo prévia conduzida pelos estudantes matriculados nas disciplinas envolvidas, nos fundamentos construídos durante o I Fórum de Acessibilidade e Inclusão, realizado neste mesmo campus em 2023. O evento visa fortalecer o debate sobre inclusão e acessibilidade, incentivar a participação ativa e contribuir para o desenvolvimento de estratégias e que promovam ambientes educativos mais inclusivos. Dessa forma, o Fórum também reforça o trabalho do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do campus, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão em prol da construção de um ambiente educacional mais inclusivo.
Justificativa
A proposta do II Fórum de Acessibilidade e Inclusão traz a temática “Confluindo vivências e perspectivas na construção de uma sociedade inclusiva”, com o objetivo de unir teoria e prática por meio de ações extensionistas que tratam a acessibilidade como elemento essencial para uma educação de qualidade para todos. A educação inclusiva, base de uma sociedade justa, vê na acessibilidade tanto um grande desafio quanto uma poderosa ferramenta de transformação. Essa prática contribui significativamente para a formação integral dos discentes, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, espírito crítico, responsabilidade social e cidadania ativa. Ao aproximar o ambiente acadêmico das demandas sociais, culturais e econômicas dos territórios onde o IFCE está inserido, a curricularização da extensão reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento local e regional. Em âmbito global, a pauta da educação inclusiva é consolidada por documentos como a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) e pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Esta última, proposta no Brasil, com status de emenda constitucional (Decreto nº 6.949/2009), estabelece que os Estados Partes devem assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) garante a educação como direito de todos e dever do Estado, com atendimento especializado aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Esse compromisso é reforçado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que assegura os direitos fundamentais de pessoas com deficiência, incluindo educação inclusiva de qualidade em todos os níveis, e pela Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa garantir o acesso e permanência de estudantes com deficiência ou altas habilidades nas escolas. Assim, ao integrar atividades de extensão focadas em acessibilidade, essa proposta contribui para a formação acadêmica e social dos alunos, promovendo uma educação mais justa e inclusiva, de acordo com as leis e os compromissos da instituição.
Público Alvo
A ação extensionista tem como público-alvo pessoas com deficiência (PCDs) e seus familiares, residentes no município de Boa Viagem e região, que enfrentam barreiras no acesso à educação e cujas vivências estão diretamente relacionadas aos temas de acessibilidade e inclusão. O evento também se destina a profissionais da saúde, educadores da rede pública e privada, discentes do ensino médio e dos cursos de nível superior do IFCE, membros da comunidade interna do campus e demais interessados em práticas inclusivas, compondo o público indireto. Estima-se que o Fórum atenda diretamente cerca de 100 pessoas, incluindo estudantes, profissionais da área e demais interessados na temática.
Objetivo Geral
Promover um espaço de escuta ativa, reflexão crítica e troca de experiências sobre acessibilidade e inclusão no contexto educacional, contribuindo para a construção coletiva de práticas pedagógicas inclusivas e transformadoras.
Objetivo Específico
Promover momentos de prática e interação permitindo que participantes compartilhem experiências, debatam soluções e construam coletivamente estratégias de inclusão. Relacionar os relatos e demandas identificadas às discussões teóricas desenvolvidas nas disciplinas de Educação Especial. Inclusiva e Tecnologias Assistivas e Libras. Propor intervenções educacionais e sociais com base nas necessidades apontadas durante o evento. Fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando o alcance social do IFCE por meio de ações que envolvam a comunidade externa de forma ativa.
Metodologia
A metodologia do projeto será estruturada em quatro etapas principais: planejamento, divulgação, execução e avaliação, promovendo o engajamento da comunidade externa desde sua concepção até sua finalização. 1. Planejamento Considerando a carga horária de 20 horas de extensão prevista na disciplina de Educação Especial, Inclusiva e Tecnologias Assistivas, do 5º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do período vespertino serão utilizadas cerca de 8 aulas para planejamento do evento, desde a decisão da temática até o passo-a-passo envolvendo etapas como: divulgação, criação da programação, definição dos formatos das sessões, inscrição e certificação. Algumas dessas sessões de planejamento são realizadas em conjunto com os discentes da disciplina de Libras, do Curso Superior em Licenciatura em Química, também do 5º semestre, no período noturno. Considerando que as duas turmas não estudam durante o mesmo período letivo, alguns desses encontros acontecem de maneira compartilhada em um dos seus contraturnos. Como ponto de partida do planejamento, ambas as turmas realizarão pesquisa de campo prévia sobre as experiências acumuladas no I Fórum de Acessibilidade e Inclusão. 2. Divulgação A divulgação do evento será realizada por meio de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de alcançar tanto o público-alvo direto quanto a comunidade em geral. Nas redes sociais, serão veiculados cards digitais produzidos pela equipe de design, com identidade visual própria do Fórum, garantindo unidade estética e clareza nas informações. Além disso, serão confeccionados convites impressos que serão distribuídos e fixados em espaços estratégicos, como as salas do IFCE, ampliando a visibilidade do evento no ambiente acadêmico. Paralelamente, uma equipe de divulgação ficará responsável pela promoção do evento em rádios locais e em escolas parceiras, levando informações diretamente à comunidade e incentivando a participação dos diferentes públicos. No que se refere à inscrição, será utilizado um site desenvolvido pela turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, voltado especialmente para a gestão do evento. O sistema contará com recursos de acessibilidade, como navegação por teclado, que possibilita o acesso às funcionalidades sem o uso do mouse, atendendo pessoas com deficiência motora; integração com o VLibras, que traduz o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais, promovendo a inclusão de pessoas surdas; e imagens com texto alternativo, que garantem a compreensão do conteúdo visual por pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela. Além disso, o site será responsável por gerar e enviar via e-mail um QR Code de verificação, que será utilizado durante o evento para validação da presença e, posteriormente, para a emissão do certificado de participação. 3. Execução O II Fórum acontecerá na segunda-feira, dia 08 de setembro de 2025, no IFCE – Campus Boa Viagem, no auditório do campus, nos turnos vespertino e noturno. A programação inclui: VESPERTINO 13:00 – 13:40 Credenciamento 13:40 – 13:50 Abertura do Evento 13:50 – 14:00 Leitura do Cordel Autismo em “Questão” 14:00 – 15:15 Mesa Redonda: O Papel de Cada Um na Jornada pela Acessibilidade Participantes: Danielle Alves Lima (Fonoaudióloga) Antônio Araújo Chaves (Psicopedagogo) Janny Oliveira Fernanda (Erialdo Costa Representante da CEFAPE Tema: Discussão sobre experiências, desafios e práticas relacionadas à acessibilidade. 15:15 – 15:30 Intervalo 15:30 – 16:00 Formação de Grupos de Debate Grupo 1: Acesso à Saúde e Serviços de Apoio Grupo 2: Direitos e Legislação Grupo 3: Mercado de Trabalho e Oportunidades Grupo 4: Educação Inclusiva na Prática 16:00 – 16:20 Apresentação das Discussões em Grupo Cada grupo terá aproximadamente 5 minutos para apresentar as conclusões do debate. 16:20 – 16:50 Considerações Finais da Mesa Redonda Cada membro da mesa terá cerca de 5 minutos para suas considerações finais. Síntese dos principais pontos levantados e encaminhamentos possíveis. 16:50 – 17:00 Avaliação e Encerramento Participantes preenchem formulário de avaliação do evento. Agradecimentos finais e saída. NOTURNO 18:30 Acolhida 18:45 Apresentação Documentário 19:00 Mesa Redonda: Produção científica sobre inclusão no IFCE Boa Viagem - Bianca Araújo, Iraneide (sobrenome), Antônia Naiara 20:30 Aula aberta por área: Oficina: Conceitos básicos sobre a Libras (Preparar plano de aula para cada momento) 4. Avaliação A avaliação será realizada de forma participativa. Para isso, cada participante receberá, no momento do credenciamento, um pequeno formulário em papel. Nesse formulário, o participante poderá atribuir uma nota para o evento e, caso deseje, registrar observações, comentários ou sugestões. Ao final do Fórum, os papéis deverão ser depositados em uma caixa disponibilizada na saída do local, garantindo assim um retorno direto do público sobre a organização e a qualidade das atividades realizadas.