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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ceará Sem Fome: Formação Profissional e Empreendorismo no Vale do Curu - Fase 2
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
15/09/2025
Previsão de Fim:
20/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Uruburetama
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Enos Feitosa de Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Enos Feitosa de Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 15/09/2025 09/03/2026
Maria Gabriele Barroso Lino IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 15/09/2025 28/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 56700.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 74200.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 15632.61
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promove ações de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo voltadas à população em vulnerabilidade social. O IFCE, por sua missão institucional de ensino, pesquisa e extensão, integra essa agenda por meio da TED 01/2024, ofertando formações de curta duração que favoreçam a autonomia econômica, a inclusão produtiva e o fortalecimento de redes de apoio no território do Vale do Curu (Umirim e Uruburetama).
Justificativa
Projetos de assistência à população vulnerável ganham potência quando articulados à formação profissional e ao empreendedorismo, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda. A proposta mobiliza competências do IFCE e parcerias locais para responder a demandas do território, com foco em inclusão, empregabilidade e apoio à formalização de pequenos negócios (MEI).
Público Alvo
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); · Ser atendidos pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação a suas cozinhas; · Ter 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) – completo;
Objetivo Geral
Fomentar o empreendedorismo e o ingresso no mundo do trabalho de participantes do projeto por meio da qualificação profissional e do incentivo à criação de pequenos negócios.
Objetivo Específico
1. Ofertar duas formações livres (Auxiliar de Apoio Educacional e Confeiteiro), em módulos sequenciais, com carga horária total de 80h/a por formação. 2.Desenvolver competências técnicas e socioemocionais orientadas à empregabilidade e ao empreendedorismo de base local. 3.Articular e formalizar parcerias com prefeituras, Cozinhas Solidárias, estabelecimentos locais e Salas do Empreendedor/SEBRAE para vivências práticas, mentorias e encaminhamentos. 4.Promover atividades complementares conectadas aos itinerários formativos. 5.Acompanhar e avaliar a aprendizagem e os resultados, com instrumentos quantitativos e qualitativos.
Metodologia
O coordenador do projeto será Enos Feitosa de Araujo, responsável pela organização e pelo acompanhamento das ações. Os docentes que serão responsáveis pelas aulas (conforme orientação do TED 01/2024, que serão ministrantes dos cursos e serão indicados diretamente pelo coordenador, conforme necessidade pedagógica e disponibilidade institucional, sendo assim descritos: Eixo 1 – Preparação e seleção (setembro/2025): - Planejamento pedagógico; definição/indicação dos docentes ministrantes pelo coordenador; ajustes de infraestrutura (incluindo laboratório de informática para oficinas de currículo). - Divulgação e inscrição presencial nas Cozinhas Solidárias e no IFCE/Campus Umirim; seleção simplificada priorizando o público-alvo (CadÚnico/Ceará Sem Fome). Eixo 2 – Execução das formações (setembro a dezembro/2025): Formação 1 – Auxiliar de Apoio Educacional - Módulo I (40h/a): Fundamentos de Educação Inclusiva; Noções Básicas de Libras; Introdução ao AEE; roda de conversa (1h/a). - Módulo II (40h/a): Práticas de Apoio ao Estudante com Deficiência; Estratégias de Mediação Escolar; Direitos e Legislação da PcD; atividade complementar (1h/a). Formação 2 – Confeiteiro - Módulo I (40h/a): Manipulação de Alimentos (20h/a); Análise de Custos (19h/a) + atividade complementar (1h/a). - Módulo II (40h/a): Práticas de Conservação/Produção (20h/a); Práticas de Produção/Consumo para venda (19h/a) + atividade complementar (1h/a). Eixo 3 – Integração com o mundo do trabalho e empreendedorismo: - Visitas técnicas a padarias/confeitarias e escolas municipais (Umirim e Uruburetama) para observação orientada e diálogo com gestores,se necessário e com possibilidades; - Parcerias formais: ofícios e termos de cooperação com Prefeituras e Cozinhas Solidárias; e com demais orgãos importantes ou estratégicos à demanda; - Vivências práticas: momentos supervisionados de prática (demonstrações, produção orientada, simulações de rotina escolar e/ou prática de confeteiro); Eixo 4 – Atividades complementares (sugestões incorporadas): - Oficina: Criação do MEI (teoria e prática – passos, possibilidades e limites; emissão de DAS; obrigações). - Oficina/Palestra: Empreendedorismo e custos (precificação, fluxo de caixa, canais de venda). - Seminário: Mundo do Trabalho Formal (palestras + oficinas): - Como se sair bem na entrevista (dinâmicas simuladas). - Elaboração de Currículo (em laboratório de informática). Eixo 5 – Acompanhamento e avaliação: - Avaliação formativa contínua (frequência, participação, atividades práticas, portfólios, rubricas). - Avaliação pelos/as participantes: questionário de satisfação/autoavaliação ao final de cada módulo; registro de sugestões. - Monitoramento de resultados (curto prazo): emissão de certificados; consultoria e orientação à criação de MEI's, encaminhamentos a entrevistas; relatórios de visitas/vivências. Ao final de cada Módulo de cada formação, será emitido certificado de curso livre de extensão (40h/ a), conforme critérios de aproveitamento e frequência.