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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Tópicos da metodologia LEGO SERIUS PLAY para aplicação em Workshops
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
29/08/2025
Previsão de Fim:
29/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alcântaras
Fortaleza
Meruoca
Santana do Acaraú
Massapê
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Seminário
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Cristiane Saboia Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiane Saboia Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/08/2025 29/08/2025
Dalvania Paulo Laureano Tomaz IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 29/08/2025 29/08/2025
Darla Raissa Nascimento Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 29/08/2025 29/08/2025
Luciana Bezerra de Alcântara IFCE Integrante Sem vínculo Não 5 29/08/2025 29/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana de Sobral Não
Faculdade Luciano Feijão - Curso de Administração Não
Cadeia Criativa de Sobral Não
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação empreendedora é tomada como um elemento central das tecnologias sociais e da inovação, no desenvolvimento humano e no estímulo de competências. Iniciativas de negócios sociais frequentemente se conectam à Economia Solidária (ES) com as metodologias ativas para estimular a criatividade, o pensamento inovador, na oficinas com Lego Serious Play capacitará a equipe de trabalho para compreender os discursos em metáforas das atividades em grupo que serão ofertadas a economia solidária
Justificativa
A gamificação surge como uma abordagem pedagógica inovadora, capaz de despertar o interesse pelo empreendedorismo, especialmente entre os jovens e adultos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, a gamificação pode aumentar a motivação e o engajamento em até 40% (Dichev & Dicheva, 2017). Além disso, a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para desenvolver habilidades empreendedoras, como a criatividade, a inovação e a resolução de problemas (Shute, 2008). No entanto, é importante considerar os fatores contextuais, como infraestrutura, acesso às tecnologias, recursos disponíveis e aspectos socioeconômicos, para garantir que a gamificação seja implementada de forma eficaz e inclusiva (Kapp, 2012).
Público Alvo
voluntários para acompanhamento dos negócios da economia solidária
Objetivo Geral
Captar interessados da área de administração para participação nas consultorias do projeto APLICAR O EFFECTUATION COM GAMIFICAÇÃO,BLOCOS DE MONTAR E GERAÇÃO DE METÁFOROS PARA ESTÍMULO A CRIATIVIDADE E IDENTIFICAÇÃO DE VALORES COMPARTILHADOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
Objetivo Específico
- capacitar 25 voluntários de administração na metodologia LSP para participarem do projeto como consultores
Metodologia
Parcela vivencial da educação empreendedora na economia solidária que serão utilizadas as metodologias ativas para estimular a criatividade, o pensamento inovador e os valores da ES. Oficinas com Lego Serious Play para estimular a criatividade e identificação de valores compartilhados na ES. A partir das cinco metáforas do Effectuation: Piloto, Cirurgião, Jardineiro, Arquiteto, Mestre Culinário, e dos princípios: Pássaro na mão, Perda acessível, Manta de retalhos, Limonada, Piloto do avião e em grupos trabalharem em conjunto para gerar ideias para solucionar problemas de marketing, finanças e logística em organizações da economia solidária, utilizando a metáfora recebida desenvolver um plano de ação para implementar a ideia.