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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NEABI Quixadá nas escolas: Discussões sobre cota racial e uma educação antirracista.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
08/09/2025
Previsão de Fim:
04/10/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia dos Santos Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2025 08/09/2026
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/09/2025 04/10/2026
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2025 08/09/2026
Eduarda Celestino Portela de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2025 08/09/2026
Fernando do Carmo Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2025 08/09/2026
Joyce Custodio de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2025 08/09/2026
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2025 08/09/2026
Ruben José de Asevêdo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2025 08/09/2026
Sabrina Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2025 08/09/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O enfrentamento ao racismo é um tema que deve permear as políticas públicas no Brasil, pois faz-se necessário um conjunto de transformações políticas, econômicas e sociais para o desmonte do racismo estrutural arraigado ao país. De acordo com pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a segunda pior colocação em mobilidade social. Ou seja, a possibilidade de ascender socialmente é quase impossível quando o indivíduo possui origem familiar de baixa renda. O estudo ainda aponta que essa falta de mobilidade prejudica o crescimento econômico do país, pois “talentos” são subutilizados. Consideramos que à população negra essa possibilidade de ascender economicamente e socialmente é agravada, pois são ainda mais interseccionados por fatores que impedem essa mobilidade, como o racismo e a discriminação. Portanto, o racismo estrutural existente em nosso país é fator incrementador na não ascensão social de brasileiros negros com renda mais baixa. Podemos afirmar que às mulheres negras, com suas trajetórias interseccionadas por elementos que dificultam ainda mais sua mobilidade social, ascender economicamente torna-se um caminho consideravelmente mais árduo. Akotirene (2019) considera a interseccionalidade como um “sistema de opressão interligado”. O processo de interiorização das Universidades e Institutos Federais no Brasil vem possibilitando uma maior acessibilidade e democratização espacial da distribuição desses espaços e, consequentemente, no acesso à educação técnica e superior. Aliada a esse processo, as ações afirmativas são capazes de ampliar esse acesso de forma democrática. Deus (2019) afirma que as ações afirmativas cumprem a função de reparação social à população vitimada pelo racismo. A autora aponta, também, que aos grupos vítimas de discriminações têm-se a necessidade de se conferir uma proteção especial e particularizada. A Lei de cotas raciais resulta de um conjunto de lutas e embates no combate e enfrentamento de uma sociedade racista. Ao estabelecer a cotas para estudantes negros, as instituições vêm enfrentando uma árdua jornada de críticas por um lado e de parabenizações por outro. Além desse enfrentamento, os alunos negros são um público que marca a evasão escolar, o que reduz os anos de escolaridade e finalização do ensino médio. A evasão escolar, portanto, é um problema que atinge de forma desproporcional a população negra no Brasil, com jovens negros representando a maioria dos que abandonam os estudos. Segundo dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2023, das nove milhões de pessoas que não completaram o ensino médio, 71,6% eram pretas e pardas, enquanto que a porcentagem de pessoas brancas foi de 27,4%. No IFCE, para minimizar e garantir maior fidedignidade ao uso das cotas raciais, estabeleceu-se no primeiro semestre de 2020 as comissões locais de heteroidentificação. Diante do referido contexto, esse projeto, que já está em sua segunda edição, busca através de múltiplas ações organizadas e ministradas por membros docentes e discentes do NEABI Quixadá, proporcionar uma ampla divulgação sobre quem são os sujeitos de direito das cotas raciais, familiarizar estudantes e escolas sobre o processo de heteroidentificação, promover cada vez mais o letramento étnico-racial e discutir temas que insiram nas escolas uma educação antirracista.
Justificativa
No IFCE para minimizar e garantir maior fidedignidade ao uso das cotas raciais, estabeleceu-se no primeiro semestre de 2020 as comissões locais de heteroidentificação. No entanto, o distanciamento da população negra, sobretudo, a mulher negra, ao ambiente de estudo, inclusive, do ensino superior, faz necessária a existência das cotas raciais, enquanto as bancas de heteroidentificação são um mecanismo para assegurar que esta política pública chegue ao seu público-alvo. Em discussões já realizadas com estudantes e comunidade escolar de Quixadá, em eventos promovidos por este NEABI, percebemos que há pouco ou nenhum conhecimento acerca dos sujeitos de direito da cota racial, sobre sua necessidade e forma de aferição realizada pelas comissões de heteroidentificação. As escolas e secretarias de educação dos municípios do Sertão Central também têm buscado o NEABI Quixadá para que temas que abordam a educação antirracista sejam trabalhados com professores e alunos do ensino médio. Diante disso, pretendemos ampliar os debates sobre o tema promovendo palestras, rodas de conversa e cine-debates nas escolas da rede pública de ensino médio que compõem a CREDE 12.
Público Alvo
Estudantes, professores e núcleos-gestores das escolas públicas de ensino médio dos municípios pertencentes à CREDE 12. No entanto, sem exclusão de possíveis convites que possam surgir de outras regiões do Estado.
Objetivo Geral
Proporcionar uma ampla discussão e divulgação sobre quem são os sujeitos de direito das cotas raciais, familiarizar estudantes e escolas sobre o processo de heteroidentificação, bem como promover cada vez mais o letramento étnico-racial e a disseminação de uma educação antirracista.
Objetivo Específico
- Promover rodas de conversa com estudantes do ensino médio sobre Autoidentificação e autodeclaração racial. - Realizar palestras com docentes e servidores da educação nas secretarias de educação dos municípios do Sertão Central Cearense; - Promover eventos para disseminação o fortalecimento de uma educação antirracista: Novembro Negro do IFCE Quixadá e Festival ENEGRESER.
Metodologia
A primeira etapa do projeto consistirá em formação interna com membros do NEABI Quixadá por meio da discussão de artigos e livros sobre a temática do Projeto (Autoidentificação racial, Cota racial, Processo de heteroidentificação, Pretagogia e Diferentes tipos de racismo). Na sequência, o grupo promoverá uma divulgação nas secretarias de educação da CREDE 12 sobre a disponibilidade para promover as seguintes ações: Palestra “POLÍTICA AFIRMATIVA, COTAS E O PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO” e RACISMO RECREATIVO; Roda de conversa “AUTOIDENTIFICAÇÃO E AUTODECLARAÇÃO RACIAL”, e Cine-debate, a priori, do filme “CABEÇA DE NÊGO” do diretor Déo Cardoso. Em seguida serão realizadas as inscrições das escolas interessadas em receber as atividades. Ao final do período de execução das ações, a equipe do NEABI envolvida no projeto que obteve frequência nas ações supracitadas, será certificada.