Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Projeto de vida: uma intervenção social e cultural no centro Pop de Maracanaú
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
01/09/2025
Previsão de Fim:
05/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folheto
Atividades Realizadas:
Recital
Semana
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Karla Morais Lino IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Ana Clara dos Santos Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Breno de Sousa Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Caio Luan Queiroz Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Eligio Fernandes Rogerio IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Everson Souza da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Felipe Alves de Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Felix Modesto Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Flávio Girão do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/09/2025 05/09/2025
Francisco Everton Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Gleislanyo Kelvi Barbosa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Isabelly da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Jesus Adonai Valdevino Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Joabe Lira de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Keyla Mariana Gomes Baía IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Levi Pedro dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Lucas de Sena Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Luiz Guilherme da Silva Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Marcos Guilherme Lima Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Maria Daniela Cardoso de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Maria Railane Silva Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Miguel Angelo Alves Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Miguel Brasil Melo de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Pedro Alef Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Pedro Arthur da Silva Leal IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Piedro Ferreira Aragão IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Thalysson Gabriel dos Santos Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Yego Rafael Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Yvilla Silva Jacob IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 01/09/2025 05/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro-POP) de Maracanaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente evento integra as atividades da disciplina Projeto de Vida, desenvolvido pelos estudantes do Curso Técnico Integrado em Mecânica II do IFCE – Campus Maracanaú. Constitui a culminância de um projeto de intervenção social junto à comunidade, realizado ao longo da etapa N2, por meio da arrecadação de materiais de higiene, roupas e calçados. O evento marcará o momento da entrega das doações à comunidade parceira e contará ainda com a realização de oficinas formativas e apresentações artísticas organizadas pelos próprios alunos. A instituição definida como parceira é o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro-POP) de Maracanaú, vinculado à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Justificativa
A disciplina Projeto de Vida busca desenvolver nos estudantes competências relacionadas ao autoconhecimento, ao planejamento de metas e à atuação cidadã. Nesse contexto, o evento de culminância desta intervenção social e cultural permite que os jovens do Curso Técnico Integrado em Mecânica II do IFCE – Maracanaú experimentem, na prática, os valores discutidos em sala: solidariedade, empatia, colaboração e protagonismo. Mais do que uma ação solidária, este momento constitui uma oportunidade de reflexão sobre o papel da juventude na construção de trajetórias de vida
Público Alvo
Comunidade atendida pelo Centro POP de Maracanaú.
Objetivo Geral
Realizar o evento de culminância do projeto de intervenção social e cultural da disciplina Projeto de Vida, promovendo a entrega das doações arrecadadas e a realização de oficinas e apresentações artísticas, como forma de integração, solidariedade e reflexão sobre cidadania e protagonismo juvenil.
Objetivo Específico
Consolidar o aprendizado da disciplina Projeto de Vida, vivenciando a prática da empatia, da solidariedade e do compromisso social. Entregar alimentos, roupas e calçados arrecadados às famílias atendidas pela instituição parceira. Valorizar o protagonismo estudantil por meio de apresentações artísticas e oficinas. Estimular a reflexão sobre escolhas de vida, responsabilidade social e papel do jovem na comunidade. Fortalecer a integração entre o IFCE e a comunidade externa.
Metodologia
A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto foi estruturada em etapas articuladas, de modo a garantir a participação ativa dos estudantes e a efetividade da ação junto à comunidade. Na primeira fase, os alunos do Curso Técnico Integrado em Mecânica II do IFCE – Campus Maracanaú, sob a orientação da disciplina Projeto de Vida, organizaram-se em equipes responsáveis pela mobilização para arrecadação de materiais de higiene, roupas e calçados. Essa etapa de coleta já está em andamento, envolvendo campanhas internas no campus e articulação com a comunidade escolar. Paralelamente, foi estabelecido o contato com a instituição parceira, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro-POP) de Maracanaú, garantindo o alinhamento da proposta com as demandas locais e fortalecendo a parceria com a rede de assistência social do município. A segunda fase corresponde à este evento de culminância do projeto, momento em que será realizado o evento no espaço do Centro-POP, contemplando: 1. Entrega das doações arrecadadas (materiais de higiene, roupas e calçados). 2. Apresentações artísticas organizadas e ensaiadas pelos estudantes, como música, poesia ou teatro. 3. Oficinas formativas de desenho e fotografia, ministradas de forma acessível e interativa, buscando estimular a criatividade e o protagonismo dos participantes. 4. Roda de conversa final, promovendo um espaço de troca de experiências, reflexões sobre solidariedade, cidadania e aprendizados construídos ao longo do processo. A terceira fase consiste no momento de avaliação e sistematização dos resultados obtidos com o evento de culminância. Após a realização das atividades no Centro-POP de Maracanaú, os estudantes participarão de uma roda de conversa reflexiva sobre a experiência vivida, destacando aprendizagens, desafios e contribuições para sua formação pessoal e acadêmica no âmbito da disciplina Projeto de Vida. Além disso, será produzido um registro fotográfico e/ou audiovisual da culminância, que será utilizado para a divulgação da ação no ambiente escolar e nas mídias institucionais do IFCE, fortalecendo a visibilidade do projeto e valorizando o protagonismo dos estudantes. Essa fase final tem como objetivo consolidar os aprendizados, garantir a devolutiva à comunidade escolar e reafirmar a importância da integração entre a formação técnica, cidadã e solidária.