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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM/NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO PARTIUIF – CAMPUS HORIZONTE 2025
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/09/2025
Previsão de Fim:
09/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Horizonte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Julio Cesar Lima Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Horacio Leonel dos Santos Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/09/2025 09/03/2026
José Gabriel Pereira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 06/09/2025 09/03/2026
Julio Cesar Lima Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/09/2025 09/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto consiste em estratégia complementar de recomposição de aprendizagem de matemática voltado aos estudantes do Programa Partiu IF. Propiciaremos o atendimento especializado de um estudante previamente selecionado do Curso de Licenciatura em Física a partir do 3º semestre quem devidamente capacitado e orientado pelo professor-supervisor atuará como monitor na disciplina Matemática, no âmbito do PartiuIF.
Justificativa
O presente projeto possui relevância e se justifica por dois motivos objetivos, listados a seguir. O primeiro, de caráter mais emergente, recuperar a aprendizagem de conteúdos de matemática do ensino fundamental de modo a propiciar o êxito e opermanência dos estudantes tanto no 9º do ensino regular no qual estão matriculados; bem como no programa PartiuIF, em nosso campus. O segundo, de caráter estratégico para o campus a médio prazo, objetivamos com isso propiciar o êxito dos estudanmtes em nosso seletivo bem como que estes estrudamntes possam chegar ao nosso Ensino Médio sem defasagemd e apredizagem do componente matempatica e com isso possa ser exitoso nas disciplinas que envolvem cálculos. Já está provado e de senso comum que parcela considerável para o fracasso escolar, e da motivação para a retenção e/ou evasão consiste na defasagem de aprendizagem na átrea de matemática.
Público Alvo
Alunos de 9º ano das seguintes escolas da rede municipal de Horizonte: EEF José Aldemir e EEF Jorge Pereira atuantes ou não no Programa Partiu IF, com preferência sos primeiros.
Objetivo Geral
Propiciar aos estudantes do Programa Partiu IF o reforço e recuperação da aprendizagem de conceitos e operações matemáticas relativos à disciplina Matemática do Ensino Fundamental.
Objetivo Específico
Ofertar acompanhamento individualizado para reforço e recuperação de aprendizagem na abordagem do Programa da Unidade Didática (PUD) da disciplina – Matemática no âmbito do PartiuIF; Propiciar período de diagnóstico e nivelamento sob a supervisão do professor relacionado a conceitos e operações matemáticas básicas previstas na matriz de referência do Ensino Fundamental; Subsidiar e orientar a organização, planejamento e qualificação do monitor enquanto futuros profissionais docentes propiciando, assim, seu amadurecimento.
Metodologia
Metodologia (Etapas de Execução, Métodos, Procedimentos e Técnicas) A atividade de monitoria se baseará fundamentalmente através da seleção de tópicos mais relevantes pelo professor-supervisor, que é o professor titular de matemática no âmbito do Programa Partiu IF, quem a partir destes tópicos orientará e planejará com o monitor para a realização do atendimento nas monitorias. Quanto a dimensão da gestão, o monitor manterá metade da carga horária semanal de 8 horas para receber a orientação sobre conteúdo, indicação de estudantes específicos para orientação e discussões de estratégias didático-pedagógicas para a execução de atividades de recuperação de aprendizagem relativas às disciplinas-alvo. O restante será destinado à efetiva execução da atividade de monitoria junto aos estudantes, sendo 2h semanais nas duas escolas já mencionadas. As atividades de planejamento e de monitoria ocorrerão ordinariamente em sala do bloco didático a ser viabilizada pela coordenação do projeto junto à direção de ensino do campus. A previsão para planejamento e discussão entre professor-orientador e monitor é de encontros quinzenais. O planejamento, via de regra, será sempre acerca dos conteúdos programáticos relativos ao conteúdo visto do bloco anterior cujo desempenho dos alunos tenha demonstrado maior defasagem. E também auxiliará no final do bloco vigente trabalhar questões específicas voltadas aos simulados do bloco vigente. Os monitores deverão preencher semanalmente ficha de frequência a ser entregada a seu professor-supervisor e posteriormente ao coordenador do projeto. Além disso, os monitores devem manter a lista de atendimento atualizada coma a assinatura dos estudantes que procuraram a monitoria no período e sempre socializar com o professor-supervisor a assiduidade dos alunos da disciplina à monitoria. Ao final de cada período letivo o monitor deve elaborar um relatório contemplando tanto aspectos quantitativos como qualitativos, resumindo a quantidade de atendimentos e relatar com tom valorativo as dificuldades e êxitos desenvolvidos na atividade de monitoria. Todos as fichas de acompanhamento e de frequência acima citadas e o relatório de final de período devem ser encaminhados à coordenação do projeto. Quanto à dimensão pedagógica, o professor e monitor devem planejar e elaborar estratégias de ensino que busquem focar nas dificuldades específicas dos estudantes, prestigiar atividades lúdicas e o atendimento individualizado. A aplicação e resolução de exercícios direcionados será a principal ferramenta aplicada pelo monitor, mas não a única. Além disso, o monitor poderá elaborar atividades com jogos e aplicações práticas da dos conteúdos de matemática abordados em situações do cotidiano. A atuação efetiva do monitor na escola será através de atendimento individualizado ou em pequenos grupos a partir da liberação do professor regente da escola no horário do projeto. Nas primeiras semanas, a orientação é de estabelecer contato com os estudantes para conhecer seu perfil, criar laços de afinidade e quebrar barreiras de resistência. O monitor fará, nesta primeira etapa, um diagnóstico sobre o que o estudante pensa acerca da matemática para tentar identificar afinidade ou causas de sua dificuldade com a matemática. A sistemática de acompanhamento se repete nos blocos. Revisando os conteúdos bloco anterior e ao final da etapa o monitor somará esforços no intuito de auxiliar os estudantes com o simulado a se realizar. Vale ressaltar que este projeto surge a partir das discussões da equipe pedagógica, professores e monitores do Partiu IF que com o intuito de lançar uma estratégia visando a preencher uma lacuna, porém sua plena execução encontra-se limitada pelo fator tempo e espaço. Os alunos beneficiados são alunos da rede regular de ensino municipal do tempo integral. Ou seja, estão ocupados nos períodos manhã e tarde. A participação deles nas tardes de terça, quarta e quinta-feira de 13h às 17h no Programa Partiu IF, já se deu por uma concessão acordada entre nós, campus, e Secretaria de Educação de Horizonte. A proposta deste projeto é ocupar nas escolas um tempo extra nas segundas e sextas-feiras, com a concessão e intermediação da escola ao receber nosso monitor para realizar as intervenções planejadas por nosso monitor e professor-supervisor. Portanto, há limitação de tempo e espaço, a qual buscamos vencer com a compreensão e engajamento da escola na realização desse projeto que visa mitigar a defasagem de aprendizagem do componente matemática. Por fim, destaca-se que, além da sistemática acima de acompanhamento e atuação da monitoria nas escolas, no âmbito do partiu IF os estudantes já possuem; através das Práticas Suplementares a oportunidade de vivenciarem atividades e momentos para trabalhar a aprendizagem de forma aplicada, diversificada, prazerosa e contextualizada, seja através de oficinas, experimentos, visitas guiadas no campus, mostras, palestras e ações dos núcleos do campus planejadas pela equipe pedagógica e equipe docente. Buscaremos, em diálogo com as escolas promover também a visita dos demais estudantes das escolas que não participam do PartiuIF para: palestras sobre processo seletivo; realização de tour pelo campus, no intuito de mostrar a estrutura e expor sobre as oportunidades oferecidas pelo campus; roda de conversa sobre assistência estudantil oferecida pelo campus; realização de experimentos nos laboratório de física.