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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Empoderamento social aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome em Sobral - Ceará 2025.2
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Grupos em situação de vulnerabilidade social
Data de Início:
15/09/2025
Previsão de Fim:
15/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
70
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
90
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jessica Silva do Carmo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Elaine Frutuoso Lima IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Francilino Carneiro de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Francisco Amilcar Moreira Junior IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Francisco Pinto Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 15/09/2025 15/03/2026
Giovanna Randal Pompeu Silveira Veras Hospital Regional Norte - Sobral Integrante Sem vínculo Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Glawther Lima Maia IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Jessica Silva do Carmo IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Sim 7 15/09/2025 15/03/2026
Jose Igor Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/09/2025 15/03/2026
Katiane Arrais Jales IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Leonardo Tabosa Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Leticia Lacerda Freire IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 15/09/2025 15/03/2026
Maria Micheline Teixeira Lopes IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Mayara Carantino Costa IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 15/09/2025 15/03/2026
Miguel Hallax Teixeira Teófilo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/09/2025 15/03/2026
Paulo Vitor da Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/09/2025 15/03/2026
Rhuan da Silva Nunes Sem instituição Integrante Sem vínculo Sim 4 15/09/2025 15/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome - MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Sociedade de Apoio A Família Sobralense (SAFS) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 27000.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 31800.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 8822.33
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A presente proposta tem como finalidade a realização de encontros, eventos e formações direcionados a grupos em situação de vulnerabilidade social, devidamente cadastrados no CadÚnico e beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. O público-alvo contempla tanto aqueles atendidos pelas Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR) quanto os que recebem auxílio financeiro por meio do Cartão Ceará Sem Fome, no município de Sobral. As ações serão desenvolvidas no âmbito do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 01/2024, firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), reafirmando o compromisso institucional com a promoção da inclusão social e da cidadania.
Justificativa
O combate à fome é um objetivo global e integra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), firmada em 2015 (ONU, 2015). No Brasil, a questão da insegurança alimentar ainda se apresenta como um grande desafio social. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2022, cerca de 33,1 milhões de pessoas viviam em situação de insegurança alimentar grave. Em 2023, esse número foi reduzido para 8,7 milhões, resultado de um conjunto de políticas públicas e programas sociais (BRASIL, 2023). No estado do Ceará, destaca-se a criação do Programa Ceará Sem Fome e da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), instituídos pela Lei Estadual nº 18.312/2023 (CEARÁ, 2023), como instrumentos estratégicos de enfrentamento à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Entretanto, para que tais programas tenham efeitos duradouros, é necessário associar o combate à fome ao empoderamento social e econômico. A emancipação das comunidades em situação de vulnerabilidade exige não apenas o acesso imediato a alimentos, mas também a criação de oportunidades de formação, capacitação profissional e inserção produtiva. A oferta de eventos, formações teóricas, técnicas e práticas possibilita à população vulnerável romper com o ciclo da pobreza, superando barreiras estruturais que a mantêm à margem do acesso a serviços básicos e à inclusão social. Nesse sentido, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em consonância com sua missão institucional — ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, contribuindo para a transformação social e o desenvolvimento regional — reconhece nos projetos de extensão uma ferramenta estratégica para a promoção da cidadania, da inclusão social e do fortalecimento comunitário. As ações propostas neste projeto foram planejadas de forma estratégica, com potencial para gerar resultados positivos concretos ao término de sua execução, ampliando os impactos sociais e reafirmando o papel do IFCE como agente de transformação e desenvolvimento regional.
Público Alvo
O projeto se destina a pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome. A quantidade de público alvo foi determinada a partir do número de vagas dos eventos e formações previstas dentro do projeto. Dessa forma, havendo eventos e formações ofertadas para 30 pessoas a cada turma, e considerando que haverá 3 formações com uma turma cada, totaliza-se 90 pessoas a serem beneficiadas diretamente. Indiretamente, serão beneficiados os familiares dos beneficiários atendidos pelo projeto e o próprio Programa Ceará Sem Fome que será fortalecido com as formações.
Objetivo Geral
Promover o empoderamento social de grupos em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Ceará Sem Fome, a partir de encontros, eventos e formações extensionistas em comum atendimento do TED no 01/2024 entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
Objetivo Específico
Oferecer formações teóricas, técnicas e práticas voltadas às necessidades da comunidade beneficiária e alinhadas às demandas do mercado local. Estimular a inclusão produtiva e a geração de renda por meio do desenvolvimento de competências profissionais e sociais. Promover encontros e eventos que fortaleçam a integração comunitária e o exercício da cidadania. Contribuir para a superação da vulnerabilidade social, articulando formação educacional e oportunidades de desenvolvimento humano. Consolidar o papel extensionista do IFCE como agente de transformação social e de apoio às políticas públicas de combate à fome.
Metodologia
- Reconhecimento e aproximação do público-alvo. O projeto é direcionado especificamente aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. Para oferecer os cursos propostos, foram realizadas reuniões, encontros e visitas com a equipe gestora das USPRs no território de Sobral, com o objetivo de identificar quais capacitações seriam mais adequadas ao perfil do público-alvo, considerando as potencialidades do mercado local. Além disso, a divulgação das atividades para o público-alvo será realizada principalmente por meio dessa comunicação com as USPRs do Programa Ceará Sem Fome e com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sobral. - Eventos A oferta de eventos buscará atender às seguintes questões: proporcionar o acolhimento dos alunos; compartilhamento de experiências em relação a área do curso com objetivo de valorizar o conhecimento prévio e promover a interação entre alunos e formadores e complementação de certificação de carga horária final ao discente de 40h para cada curso livre de extensão ofertado. Essa etapa atende as sugestões de atividades do ofício nº 6/2024/CCPE/DEA/PROEXT/REITORIA-IFCE: empreendedorismo, economia popular e solidária, planejamento financeiro, oficinas para elaboração de currículos, oficinas para conhecimento básico de plataformas de cadastros de currículo, treinamentos para participação de entrevistas, rodas de conversas com psicólogas sobre autoestima, com assistentes sociais ou pessoas com formação em direitos sobre direitos sociais, direitos trabalhistas e previdenciários, seminário sobre abertura de MEI ( Microempreendedor individual), dentre outras. Dessa forma, haverá uma aula inaugural no formato de evento, com os temas a serem abordados àqueles previstos nos objetivos específicos: Promover eventos com temáticas voltadas para microempreendedores individuais e empreendedorismo, ingresso no mercado de trabalho e o empoderamento social. - Formações ofertadas A presente proposta contempla três categorias de formação, nas quais o IFCE Campus Sobral foi contemplado no TED mencionado anteriormente: Auxiliar de limpeza com ênfase na coleta seletiva, Fabricação de bolos e pães caseiros e Auxiliar de eletricista. Essas formações serão divididas em 2 módulos cada. Cada módulo corresponderá a um Curso Livre de 40h, com atividades disciplinares de 39h somado a 1h de atividade complementar. As aulas serão realizadas de forma presencial, em locais adequados e acessíveis aos participantes, em salas de aulas e laboratórios no IFCE/Campus Sobral. Serão utilizadas metodologias participativas e práticas, podendo haver visitas técnicas a locais em que o aluno possa ter o conhecimento prático do curso. Durante as aulas, serão desenvolvidos trabalhos e discussões, sempre valorizando a interação e acolhida entre eles, o público alvo. Para cada formação ofertada, haverá um coordenador de turma, integrante do Projeto de Extensão. As formações, com seus respectivos módulos e coordenadores de turma, seguem descritas: 1. Auxiliar de limpeza com ênfase na coleta seletiva (módulo I) Coordenador de turma: Letícia Lacerda Freire link lattes: http://lattes.cnpq.br/3360452039853582 Conteúdo programático: Segregação, classificação, coleta e armazenamento adequado de resíduos sólidos; Responsabilidade socioambiental nos serviços gerais de limpeza. 2. Auxiliar de limpeza com ênfase na coleta seletiva (módulo II) Coordenador de turma: Letícia Lacerda Freire link lattes:http://lattes.cnpq.br/3360452039853582 Conteúdo programático: Boas práticas e técnicas de limpeza; Noções de higiene e segurança do trabalho. 3. Fabricação de bolos e pães caseiros (módulo I) Coordenador de turma: Jéssica Silva do Carmo link lattes: http://lattes.cnpq.br/1113013625763779 Conteúdo programático: Boas práticas de fabricação; Introdução a confeitaria e panificação. 4. Fabricação de bolos e pães caseiros (módulo II) Coordenador de turma: Jéssica Silva do Carmo link lattes: http://lattes.cnpq.br/1113013625763779 Conteúdo programático: Técnicas de produção de bolos e pães caseiros; Precificação e empreendedorismo. 5. Auxiliar de eletricista (módulo I) Coordenador de turma: Francisco Pinto Filho link lattes: http://lattes.cnpq.br/4219422167794044 Conteúdo programático: Introdução à eletricidade; Instalações elétricas. 6. Auxiliar de eletricista (módulo II) Coordenador de turma: Francisco Pinto Filho link lattes: http://lattes.cnpq.br/4219422167794044 Conteúdo programático: Práticas de instalações elétricas; Segurança e Empreendedorismo. - Seleção do público-alvo para as formações Haverá seleção simplificada para inscrição dos discentes. As inscrições serão realizadas de forma presencial nas USPRs, CRAS e também no IFCE/Campus Sobral. Poderão se inscrever no curso pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome. Os participantes deverão dirigir-se às USPR, CRAS ou ao IFCE/Campus Sobral para preencher a ficha de inscrição, fornecer cópia de documento oficial com foto, CPF e comprovante de inscrição no CadÚnico e no programa Ceará sem Fome. Considerando o público-alvo mencionado, será verificado o atendimento dos requisitos mínimos, havendo mais inscritos que o número de vagas, será feita a seleção por sorteio contemplando o total do público máximo definido. Ao final do Curso Livre, o aluno receberá o certificado de Curso livre de extensão com 40h, sendo 39h de atividades disciplinares e 1h de atividade complementar. - Acompanhamento e avaliação Para cada módulo ofertado em cada curso, haverá um acompanhamento e avaliação do projeto, a partir de visitas, frequências, reuniões e relatórios. Serão priorizadas estratégias de avaliação que valorizem os aspectos qualitativos, como: a participação, engajamento e interação; a realização de trabalhos em grupos, dinâmicas, avaliação de experiências a partir da percepção dos alunos e autoavaliações. O IFCE/Campus Sobral compreende a avaliação como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos, permitindo intervenção educativa para ajustar os rumos. A avaliação não apenas classifica, mas propõe uma reflexão técnica e ética. Considerando o desenvolvimento de competências, é essencial avaliar se a metodologia promove um ensino ativo que valorize a apreensão e o desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanistas, preparando os alunos para serem profissionais atuantes e cidadãos responsáveis. Isso implica ajustes no conteúdo e nas formas de avaliação, permitindo aos alunos expressarem sua compreensão, análise e julgamento de problemas práticos relacionados à profissão. Ao final das capacitações, espera-se que os participantes reconheçam suas próprias possibilidades e potencialidades, sentindo-se preparados para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, espera-se que se sintam motivados a buscar novos conhecimentos e a desenvolver, aprimorando suas habilidades e realizando novas capacitações, o que contribuirá para o aumento de sua renda e da renda de suas famílias.