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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Podcast Café com Física: Saberes em Diálogo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
26/09/2025
Previsão de Fim:
26/09/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco de Assis Chaves de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abraão Abreu da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Ana Adrielly da Almeida Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Antonia Maria Clara de Moura Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Antonio Douglas da Silva Lira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Fabio Eduardo Franco Rodrigues Ferreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Francisco de Assis Chaves de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/09/2025 26/09/2026
João Gabriel Marques de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Lívia dos Santos Ramos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Nicolas José Victor de Souza Porto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Rafael Guimarães de Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/09/2025 26/09/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O podcast temático de Física e Educação surgiu como pauta nas reuniões do Centro Acadêmico de Física (CALIF), do IFCE – Campus Maranguape, sendo concebido como uma estratégia de divulgação tanto do curso quanto do próprio campus. Ao longo das discussões, foi reconhecido o potencial da iniciativa, que passou a ser estruturada como um projeto de extensão. Com o apoio, orientação e acompanhamento do professor responsável, os estudantes assumiram a incumbência de coordenar todas as etapas do projeto, desde sua concepção até a produção e divulgação do conteúdo. Ao oferecer serviços à comunidade por meio da disponibilização dos episódios em plataformas de podcast e de streaming, o projeto busca ampliar seu alcance e garantir o acesso a um público mais diversificado. Adicionalmente, o podcast contará com a participação de convidados externos de destaque em suas áreas de atuação, enriquecendo as discussões e proporcionando diferentes perspectivas sobre os temas abordados. Ao final dos eventos realizados no campus, ocorrerá um bate-papo com os palestrantes, com o intuito de aprofundar o debate acerca do tema da palestra, bem como compartilhar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o evento.
Justificativa
O podcast temático de física e educação terá um impacto significativo na promoção da divulgação científica e na valorização da educação, tanto dentro quanto fora do campus. Ao disponibilizar conteúdo de qualidade em plataformas acessíveis, o projeto tornará o conhecimento científico mais acessível e relevante para o público externo, contribuindo para uma maior compreensão e apreciação da ciência e da educação. Além disso, ao valorizar e reconhecer o trabalho de educadores e cientistas, o podcast inspirará novas gerações a seguir seus passos e contribuir para o avanço do conhecimento científico e educacional.
Público Alvo
O podcast temático de Física e Educação constitui uma relevante iniciativa de extensão voltada à divulgação científica e ao fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade. A proposta busca aproximar o público do conhecimento científico por meio de conversas acessíveis e dinâmicas, tornando-o mais compreensível e significativo para além do ambiente universitário. Dessa forma, contribui para a valorização da ciência e da educação como pilares do desenvolvimento social. O público-alvo contempla estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio, discentes de graduação de diferentes instituições de ensino superior, bem como a comunidade em geral.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral a criação de um podcast de cunho científico com o finalidade de divulgação científica através de áudio nas principais plataformas, com a intermediação de alunos do cursos de Física e Matemática.
Objetivo Específico
Gravar podcasts em áudio e posteriormente em vídeo, com temáticas científicas que abarquem temáticas de interesse tanto para a comunidade científica quanto a externo, como meio de apresentar, divulgar e aprimorar a valorização da ciência.
Metodologia
Planejamento e Divulgação: Nesta etapa, a equipe realizará reuniões de organização para definir o cronograma de atividades, a divisão de responsabilidades entre os integrantes e a seleção dos temas prioritários a serem abordados. Serão elaboradas estratégias de mobilização e divulgação do projeto, incluindo: Campanhas em redes sociais e murais institucionais; Convites formais a professores, pesquisadores e profissionais externos para participarem como convidados. O objetivo é garantir ampla participação e visibilidade do projeto, fortalecendo sua inserção social. Execução A execução será realizada em etapas articuladas, de modo a assegurar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na primeira etapa, será realizada a capacitação técnica dos integrantes do projeto. Eles receberão formação inicial em ferramentas de gravação e edição de áudio, desenvolvendo competências técnicas aplicáveis em outros contextos acadêmicos e profissionais. Na sequência, serão promovidas orientações sobre legislação e boas práticas de uso de músicas, áudios e materiais complementares, assegurando a conformidade legal dos conteúdos. Na terceira etapa, serão elaborados roteiros com base em temáticas científicas e educacionais relevantes. A equipe produzirá roteiros que articulem pesquisa acadêmica, experiências pedagógicas e demandas sociais. A quarta etapa consiste na produção e publicação de episódios, que serão gravados, editados e disponibilizados em plataformas digitais, buscando ampliar o acesso da comunidade. No âmbito do ensino, o projeto permitirá que os integrantes ampliem seu repertório de metodologias didáticas, desenvolvendo competências como o conhecimento da legislação de direitos autorais, edição de vídeos e integração de mídias digitais, fortalecendo a formação dos licenciandos como divulgadores científicos. Na esfera da pesquisa, ao final do projeto será produzido um artigo científico. No campo da extensão, serão oferecidos serviços educativos à comunidade, contemplando a discussão de temas científicos relevantes e atuais, bem como outros assuntos de interesse geral, como concursos e olimpíadas de Física. Dessa forma, o projeto evidencia, de maneira articulada, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo simultaneamente a formação acadêmica dos estudantes, estimulando a produção de conhecimento científico e contribuindo para a difusão de saberes junto à comunidade externa. Acompanhamento e Avaliação O processo de acompanhamento ocorrerá de forma contínua, por meio de reuniões periódicas da equipe para monitorar o andamento das ações e identificar ajustes necessários. A avaliação será realizada através da análise qualitativa e quantitativa do número de episódios produzidos, alcance do público, engajamento em plataformas digitais e participação de convidados externos.