Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Formação para o Trabalho e Empreendedorismo: Capacitação de Beneficiários do Programa Ceará Sem Fome inscritos no CadÚnico - Fase 2
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
16/09/2025
Previsão de Fim:
16/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Livia Maria Duarte de Castro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Iracema da Silva Gonçalves Movimento Ceará Integrante Sem vínculo Não 1 16/09/2025 16/03/2026
Gessileudo Henrique Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/09/2025 16/03/2026
Hyngrid Rannielle de Oliveira Gonsalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/09/2025 16/12/2025
Livia Maria Duarte de Castro IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Sim 3 16/09/2025 15/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 6.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 10.6
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 2.907
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) atua no combate à exclusão social, apoiando a qualificação profissional e o empreendedorismo. Ao investir em capacitação de alta qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade, o MDS oferece as ferramentas necessárias para que elas melhorem sua qualidade de vida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição focada em ensino, pesquisa e extensão. Sua missão é formar cidadãos, promovendo a sua inserção social, política, cultural e ética, por meio da aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Nesse contexto, o IFCE promoverá a capacitação profissional de beneficiários do programa Ceará Sem Fome, por meio do Convênio MDS e Governo do Estado do Ceará através da TED 01/2024. Para apoiar a formação profissional desses trabalhadores, o IFCE oferecerá o curso de Panificação Básica.
Justificativa
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) trabalham em conjunto para combater a exclusão social, promovendo ações que incluem a qualificação profissional e o apoio ao empreendedorismo. O projeto busca apoiar as políticas de formação profissional para a inserção dos trabalhadores no mundo do trabalho, oferecendo educação profissional. A educação técnica e profissional tem uma contribuição relevante para o desenvolvimento social e econômico das regiões. As competências técnicas e profissionais são essenciais para uma entrada qualificada no mercado de trabalho. A oferta do curso de Panificação Básica na Associação Jaguaribana de Apoio à LGBTQIAP+ em Limoeiro do Norte é uma ação estratégica. Enquanto o curso de panificação atende à demanda local por produtos artesanais e fortalece a economia da região do Vale do Jaguaribe, contribuindo para o progresso social e econômico de sua comunidade. O curso visa atender às demandas locais e promover a inclusão social e o fortalecimento econômico.
Público Alvo
-Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); -Ser atendidos pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação a suas cozinhas; -Ter 16 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental Incompleto.
Objetivo Geral
Fomentar o empreendedorismo e o ingresso no mundo do trabalho de participantes do projeto por meio da qualificação profissional e do incentivo à criação de pequenos negócios.
Objetivo Específico
Oferecer o curso de Panificação Básica, com 80 horas/aula, para 30 beneficiários do programa Ceará Sem Fome; Capacitar os participantes a conhecer e aplicar conhecimentos técnicos para a produção de produtos panificáveis; Promover a inserção dos participantes no mercado de trabalho ou a criação de pequenos empreendimentos.
Metodologia
A metodologia será baseada no modelo de cursos livres de extensão, divididos em módulos de 39 horas de atividades disciplinares e 1hora de atividade complementar. Serão realizadas reuniões com a coordenação do Programa Ceará Sem Fome para a divulgação do curso. A seleção dos participantes será feita por meio de uma ficha de inscrição nas cozinhas solidárias. Os critérios de seleção incluem ser inscrito no CadÚnico, ser atendido pelo programa Ceará Sem Fome e ter 16 anos ou mais, com Ensino Fundamental Incompleto.O curso será ministrado por formadora selecionada via edital público. As aulas de Panificação Básica serão realizadas na cozinha solidária parceira da Associação Jaguaribana de Apoio à LGBTQIAP+. O curso abordará módulos sobre higiene e segurança alimentar, técnicas de panificação e produção de produtos panificáveis. O curso terá aulas expositivas, práticas e visita técnica, com a realização de palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo e empoderamento social. O acompanhamento será contínuo, com a observação do progresso dos participantes por meio de feedbacks dos formadores. A avaliação priorizará aspectos qualitativos, como frequência, participação, atividades práticas e trabalhos em grupo. Com o fim das capacitações, a meta é que os participantes se sintam confiantes e prontos para ingressar no mercado de trabalho, percebendo suas próprias capacidades. Além disso, a intenção é incentivá-los a continuar buscando conhecimento e aprimorando suas habilidades, o que resultará no aumento da renda pessoal e familiar.